25 de agosto de 2011

Nós Também Somos Responsáveis

Dengue, Leishmaniose e Gripe Suína, três doenças que ainda causam temor em pleno século XXI, tal qual a peste negra causou na Idade Média. Muito se fala do parco sistema público de saúde: da demora do primeiro atendimento ao paciente suspeito de contaminação, da lentidão da entrega dos resultados dos exames com diagnóstico definitivo e do péssimo atendimento dos hospitais e postos de saúde.

Mas há outro fator que sempre deve ser lembrado e combatido: o foco de transmissão dessas doenças nasce em ambientes tomados pela falta de cuidados com a higiene.

Os pequenos hábitos de higiene deveriam ser rigorosamente cumpridos, como não jogar lixo nas ruas e em terrenos baldios, lavar sempre as mãos e os alimentos antes de prepará-los e antes das refeições, não cuspir no chão, ter muita cautela ao usar banheiros públicos para que fiquem sempre limpos, não fazer xixi nas ruas (sim, ainda existem pessoas que fazem isso!) etc.

A higiene é o principal meio de prevenção a essas doenças que há muito deveriam estar erradicadas do nosso mundo, e a ainda é a grande prova de que somos um povo civilizado.

Em breve o verão chegará e mais uma vez ouviremos sobre epidemias aqui, ali e acolá, mas precisamos nos preparar desde já para evitar que os criadouros se proliferem. As políticas públicas são essenciais, mas não podemos deixar de cumprir nossa parte. Nós também somos responsáveis!


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes