20 de junho de 2011

Segunda Saudável: Abóbora

Google Imagens
A abóbora, é um vegetal da família das curcubitáceas (plantas rasteiras ou trepadeiras), cuja sua origem é da América Central. De alto valor nutritivo, possui um mineral que reduz a sensação de fadiga e participa da absorção de proteínas e carboidratos.

A abóbora possui talo (parte que liga a fruta à planta) oco e com grandes folhas verdes. Dá flores grandes, amarelas ou alaranjadas, conhecidas pelo nome de cambuquira.Tem tamanho e formato diferente conforme a variedade, porém sua forma mais comum é redonda, um pouco achatada em cima e embaixo; quanto à cor pode ser verde, amarela, vermelha, branca, alaranjadas ou com listras coloridas. Em geral tem a superfície lisa (apenas algumas variedades tem superfície rugosa) e aparência de gomos.

A abóbora, além de ter poucas calorias, é de fácil digestão. Seu período de safra vai de janeiro a agosto. Ela só é retirada do solo quando está bem madura e graças à sua grossa casca pode ser guardada, desde que fechada, por várias semanas.

A abóbora, seus nutrientes e calorias

A abóbora é rica principalmente de vitamina A, complexo B (B1, B2) e vitamina C. Ela também é rica em minerais, como fósforo,potássio, cálcio, silício, magnésio, ferro, cloro. Cada 100 gramas de abóbora contém cerca de 40 calorias.

As principais espécies de abóbora

• Abóbora de pescoço ou menina brasileira
• Paulista
• Moranga
• Italiana
• Brasileirinha
• Japonesa ou cabotiá
• Abóbora do campo
• Espaquete

Os benefícios proporcionados pela abóbora

• Reduz os riscos de anemia
• Bom para o fígado
• Auxilia no tratamento de malária
• Auxilia na cura de verrugas, queimaduras e problemas de pele
• Ótima no combate a vermes
• Combate náuseas em geral e vômitos de gestantes
• Boa no tratamento de hemorróidas
• É indicada na recuperação de enfermidades agudas do aparelho digestivo.

Os Benefícios da semente de abóbora na dieta

As sementes, retiradas dos frutos completamente maduros, são ricas em ácidos graxos mono e poliinsaturados, elevado teor de fibras e fonte dos minerais zinco, magnésio e potássio e das vitaminas E, A e do complexo B.

Quando é torrada e salgada a semente pode ser acrescentada aos pães, sopas e saladas ou usada como aperitivo. Moída, substitui o sal para temperar. A semente traz diversos benefícios à saúde, desde atuar no controle da pressão arterial até melhorar o funcionamento do intestino,veja abaixo alguns dos principais benefícios da semente:

Coração: Seu consumo auxilia na redução do colesterol e triglicérides. A semente também é rica em potássio, mineral que auxilia no controle da pressão arterial.

Constipação intestinal : as sementes de abóbora estão entre os alimentos com maior teor de fibras, auxiliando na prevenção e tratamento da constipação intestinal.

Olhos: fonte de vitamina A, as sementes e o óleo de semente de abóbora são bons para a saúde dos olhos, prevenindo doenças como a degeneração macular.

Pele: rico em vitamina E, uma vitamina com potente ação antioxidante, o consumo diário do óleo de semente de abóbora pode ser um coadjuvante no combate ao envelhecimento precoce não só da pele, como também das células de todo o organismo.

Vermífugo natural: As sementes de abóbora têm ação vermífuga devido ao princípio ativo cucurbitacina, presente na semente. A cucurbitacina, também lhe confere propriedades antiinflamatórias,prevenindo doenças na próstata e no trato urinário.

Receitas com Abóbora no Brincando de Cozinhar e Cia:
Clique no título para conferir a receita

E para finalizar o post de hoje, encerro a "Segunda Saudável" com mais um rock light. Artista de hoje: Alanis Morrissette.
Alanis Nadine Morissette que nasceu em Ottawa, Canadá em 1 de junho de 1974,é uma cantora, compositora, produtora e atriz. Indicada à vários prêmios,dentre eles os mais importantes,Junos Awards (prêmio concedidos anualmente pela Academia Canadense de Artes e Ciências Fonográficas) teve 21 indicações e ganhou 13,e o Grammy Award (mais conhecido como o Oscar da música) foram 14 indicações onde saiu vencedora em 7. Alanis é a única artista do mundo a ganhar o Grammy de álbum do ano, de melhor performance de rock feminina e de melhor artista revelação com apenas 21 anos de idade.

Dotada de um grande talento,além de seu timbre de voz inconfundível , Alanis é multi-instrumentista,toca guitarra,piano,flauta e gaita.O bom gosto no arranjo de suas canções são evidentes,tudo soa fácil e natural nas canções de Alanis.

Hoje está com 36 anos de idade e 23 anos de carreira,com 12 discos lançados e cerca de 72 milhões de cópias em todo mundo ela continua levando suas canções aos quatro cantos do planeta,mostrando que o poder de sua obra ainda perdurará por muito...

Fiquem agora com Head over Feet, uma de minhas preferidas...aquele abraço...e até semana que vem...


“Long live rock n’roll”


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes