27 de junho de 2011

Segunda Saudável: Açaí

A Lenda do Açaí

Conta a história que no lugar onde surgiria a cidade de Belém vivia uma tribo que passava por grandes dificuldades e falta de alimentos. Prevendo que a situação iria ficar cada vez pior se a população da tribo continuasse a crescer o cacique itaki reuniu sua gente e resolveu de comum acordo com todos sacrificar toda criança que nascesse a partir daquele dia.

Muito tempo se passou sem nenhum nascimento até que um dia a filha do cacique deu a luz a uma linda criança. A lei valia para todos e Itaki teve que sacrificar o neto. Iaçá ficou muito triste e durante dois dias se fechou em sua tenda rogando a tupã que mostrasse a seu pai uma maneira pela qual não fosse preciso sacrificar mais nenhuma criança.

Uma certa hora da noite iaçá ouviu o choro assim que se aproximou da porta da tenda viu sua filha sorridente ao pé de uma linda palmeira correu e para abraçá-la mas assim que se aproximou a imagem desapareceu, a tristeza de iaçá só aumentou e abraçada a palmeira chorou até morrer.

Quando o cacique Itaki encontrou a filha percebeu que seus olhos inertes fitavam o alto da palmeira onde se via um cacho de frutinha pretas. O fruto foi apanhado e amassado em um grande vaso de madeira obtendo assim um vinho avermelhado.

Itaki agradeceu a tupã e invertendo o nome de sua filha iaçá batizou o estranho vinho de açaí. As índias passaram conceber seus filhos e o açaí veio para fortalecer gerações de guerreiros e caboclos.

Sobre o Açaí

Google Imagens
Natural da região norte do Brasil o fruto Açaí é encontrado em toda floresta da Amazônia, muito energético e nutritivo é consumido há anos pelos povos que habitam toda esta região.

Este pequeno fruto é uma rica fonte de Antocianinas, antioxidantes derivados da cor roxa e muito importantes para o corpo humano por trazer efeitos já comprovadamente fitoterapêuticos. Contém Ferro, Potássio, Proteínas, Vitaminas B1, B2, A, E, Cálcio, Carboidratos, Lipídios e Fibras. Além de Ômega 6 e Ômega 9 contidas nas gorduras saudáveis não saturadas com uma relação do ácido gordo similar ao óleo verde-oliva, que é considerado como um fator de contribuição a baixa incidência da doença cardíacas.

Um complexo bem equilibrado do ácido aminado essencial conjuntamente com os minerais valiosos do traço, vitais à contração e à regeneração apropriadas do músculo.

Por ser um alimento rico em diversas substâncias saudáveis o Açaí em suco, como Mix com guaraná e outras frutas é consumido por pessoas que praticam esportes de todo o tipo em todo o mundo como também pessoas idosas por auxiliar no combate ao colesterol e anemia.

Considerado um excelente energético natural, é a fruta mais completa da natureza,com capacidade para reforçar a saúde física e mental. Não é por acaso que a cor do Açaí é semelhante à do vinho tinto, contém 33 vezes mais antocianinas que a uva.

Sua Exploração através do extrativismo proporciona o manuseio sustentável que garante a preservação desta que é a maior floresta do mundo, proporcionando também a geração de renda para as pessoas que habitam a região.

Pesquisa: Açaí pode combater células de câncer

O açaí pode se tornar um aliado no combate ao câncer. Pesquisadores americanos constataram que os antioxidantes contidos na fruta originária da Amazônia conseguiram destruir células cancerosas de leucemia.

De acordo com a pesquisa, os extratos do açaí foram capazes de estimular a destruição de até 86% das células de leucemia testadas. O professor do Instituto de Ciências Alimentícias e Agrícolas da Universidade da Flórida, Stephen Talcott, acredita que a fruta é considerada uma das mais ricas fontes de antioxidantes.

O estudo foi publicado no "Journal of Agricultural and Food Chemistry". A constatação seria passo importante para entender os possíveis ganhos com o uso de bebidas, suplementos dietéticos e outros produtos feitos com o açaí.

Açaí: coma e beba sem medo

Você sabia que o açaí é um poderoso antioxidante e pode auxiliar até na perda de peso? Além de ser delicioso, o açaí é também é uma fruta muito nutritiva!

O açaí na tigela é uma tradição que começou na praia, depois foi para as academias e para as ruas. No início era mais consumido por esportistas, principalmente os surfistas, que depois de horas no mar, saiam cansados e famintos. Mais tarde, o açaí acabou virando moda e hoje é consumido por milhares de pessoas preocupadas com a saúde, sendo indicado na prevenção de inúmeras doenças e podendo até auxiliar na perda de peso.

Informação Nutricional

Cada 100g de polpa de açaí contém, aproximadamente,:
Calorias: 349 Kcal
Proteínas: 13g
Carboidratos: 36g
Lipídios: 17g
Fibras: 34g
Sódio: 56,4mg
Cálcio: 286mg
Ferro: 26mg
Fósforo: 227mg
Potássio: 932mg
Magnésio: 174mg
Vitamina C: 17mg
Vitamina E: 45mg

Receita de Açaí na Tigela

Google Imagens
Você precisará de:
400g de açaí (polpa congelada)
2 bananas
60g de granola
5 colheres (sopa) de mel ou xarope de guaraná

Bata no liquidificador o açaí com mel ou xarope de guaraná. Distribua esse creme numa tigela e acrescente as bananas em rodas e a granola. Se preferir, acrescente outras frutas de sua preferência (morango, papaya, abacate, etc).

Agora, para finalizar a Segunda Saudável dessa semana tem Alice Cooper.
Vincent Damon Furnier nasceu em Detroit, EUA,em 4 de fevereiro de 1948, mais conhecido como Alice Cooper. Originalmente Alice Cooper era o nome da banda de que Vincent Furnier fazia parte como vocalista; porém, após iniciar a carreira solo, Furnier trocou seu nome para Alice Cooper. Cooper é bastante conhecido por suas apresentações ao vivo, que frequentemente têm como recurso cenas teatrais violentas e cheias de efeitos de horror e humor, com a finalidade de chocar e provocar o público. Já atuou em filmes, compôs trilha e atualmente apresenta o Nights With Alice (Programa de rádio, onde ele entrevista estrelas do rock).

Lançou até hoje 25 álbuns de estúdio e mais 7 álbuns ao vivo...totalizando assim mais de 50 milhões de cópias vendidas em todo mundo.

E hoje em dia aos 63 anos de idade e com mais de 45 de carreira, o veterano rockeiro teve seu nome incluído no Rock and Roll Hall of Fame. A 26ª cerimônia do evento foi realizada no dia 14 de março de 2011, no Waldorf-Astoria, em Nova York.Condecoração concedida à poucos...

Curtam agora um de seus maiores sucessos...Poison!


Long live, rock n´roll!!! Um forte abraço e até semana que vem!

Um comentário:

  1. Olá!
    Adorei passar por aqui e conhecer o blog. Tem coisas muito legais e ótimas receitas. Estou seguindo! Fica o convite para visitar o meu!
    http://picadinhodebacana.blogspot.com

    Um abraço
    João Mario

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes