13 de junho de 2011

Segunda Saudável: Abacate

Olá, parceiros.

Hoje falaremos sobre o Abacate e sua importância na nossa alimentação.

Vamos conhecê-lo melhor?

Google Imagens

O abacateiro, planta da família da canela e do louro, é originário do México e só foi conhecido no resto do mundo depois da descoberta da América.

Como escolher, conservar e usar

Deve-se comprar o abacate ainda verde e deixá-lo amadurecer em casa. Isto porque, ao amadurecer, qualquer pressão pode fazê-lo estragar.

O abacate deve ser guardado em lugar fresco e arejado. Quando ainda verde, não deve ser colocado na geladeira, pois o frio interrompe o processo de amadurecimento. Depois de descascado, deve ser imediatamente consumido, pois em contato com o ar a polpa escurece.

O abacate combina muito bem com leite, creme de leite e leite condensado e pode ser usado na preparação de sorvetes, cremes, mousses e bebidas. É bom acompanhamento para o camarão e a lagosta e fica delicioso quando usado em saladas, temperado com vinagre ou limão.

Propriedades e benefícios à saúde

Fruta muito nutritiva e saudável, o abacate é benéfico para o sistema digestivo e para o fígado.

Em relação a outras frutas, o abacate contém pouca água e, por esse motivo, apresenta uma maior concentração de nutrientes. Entretanto, por ser muito calórico, recomenda-se consumo moderado em regimes de emagrecimento (cerca de 100 gramas,contém 162 calorias).

É riquíssimo em gordura monoinsaturada, como o ácido oléico (presente também no azeite de oliva), que previne o acúmulo do colesterol ruim (que causa obstrução das artérias) e mantém os níveis do colesterol bom.

O abacate é rico nas vitaminas A, B1, B2 e nos minerais cálcio, fósforo e ferro. Além disso, contém bastante potássio, mineral que regula a atividade dos músculos e protege o organismo de problemas cardiovasculares. Possui também quantidades generosas de vitamina E, nutriente conhecido por suas propriedades antienvelhecimento. E é uma das maiores fontes de glutationa, um poderoso antioxidante que barra compostos cancerígenos.

Receita com Abacate

O Brincando de Cozinhar e Cia testou e aprovou o Bolo de Abacate. Mas, existem diversas receitas com essa fruta, como Abacatada, Guacamole, Vitamina de Abacate e muito mais.

Bolo de Abacate

Para conhecer a receita do Bolo de Abacate, clique aqui.

Finalizando o nosso post de hoje, deixo com vocês um "rock light" da incrível banda Aerosmith do vocalista Steven Tyler. Até a próxima Segunda!


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes