21 de novembro de 2011

Segunda Saudável: Coco

As origens desta planta são passíveis de discussão. Enquanto algumas autoridades reclamam o Sudeste Asiático (região peninsular) como o seu local de origem, outros colocam a sua origem no nordeste da América do Sul. Registros fósseis da Nova Zelândia indicam aí a existência de pequenas plantas similares ao coqueiro de mais de 15 milhões de anos.

Fósseis ainda mais antigos foram também descobertos no Rajastão, na Índia.

Qualquer que fosse a sua origem, os cocos espalharam-se através dos trópicos, em particular ao longo da linha costeira tropical.

Nestes dias quentes de Verão muitas pessoas optam pela água de coco para se refrescar. Mas você sabia que a água de coco além de refrescar e matar a sede, tem minerais e vitaminas que fazem bem à sua saúde?

A água do coco é encontrada em maior abundância no coco ainda verde e as quantidades dos nutrientes variam de acordo com o estágio de maturação da fruta.

Quanto mais amadurecido maior a quantidade de gordura e quanto mais verde, maior a quantidade de vitamina C.

Por ser fonte de minerais como sódio e potássio é excelente para o verão, pois repõe rapidamente as perdas desses minerais através da urina e pele, e ainda evita a desidratação. Mas outros minerais são encontrados na água de coco, tais como: cálcio, manganês, magnésio, cobre e ferro.

Entre as vitaminas, em maior quantidade encontramos as do complexo B (B1, B2 e B5), A e C. As duas últimas são consideradas poderosos antioxidantes que atuam na proteção das células contra a ação dos radicais livres.

E não é só isso, a vitamina C atua no sistema imunológico aumentando a resistência contra infecções, colabora com a absorção de ferro no organismo e auxilia na prevenção de câncer de estômago e pulmão.

Apesar dos diversos benefícios em beber água de coco, convém não exagerar na quantidade consumida, pois ao contrário da água natural, a água de coco contém calorias, em média 40kcal por 200ml, o que corresponde a 1 copo.

Mas não é só a água do coco que pode ser aproveitada, a polpa do coco também traz benefícios, devido ao seu alto teor de fibras, auxilia no bom funcionamento do intestino. Mas diferentemente da água de coco, a polpa é extremamente calórica, cada 100g tem aproximadamente 370kcal.

Muito tem se falado também sobre o óleo de coco e seus benefícios para a saúde. Alguns estudos sugerem que o produto passou de vilão para mocinho.

Acredita-se que o óleo de coco tem efeito positivo no aumento dos níveis do considerado "bom colesterol" (HDL) e redução do "mau colesterol (LDL), auxiliando assim na prevenção de doenças cardiovasculares.

Devido a sua alta concentração de vitamina E, também exerce função antioxidante prevenindo contra a ação dos radicais livres.

O óleo de coco extra virgem é o único óleo vegetal que contém alta concentração de ácido láurico, o mesmo presente no leite materno e que fortalece o sistema imunológico. O consumo regular desse ácido protege o organismo contra vírus, bactérias, fungos, etc e ainda ajuda na regularização intestinal, tanto em casos de diarréia quanto prisão de ventre.

Para melhor usufruir dos benefícios do óleo é necessário saber escolher. Os mais indicados são o de origem orgânica e extraídos a frio, os conhecidos como "virgens" ou "extra virgens".

Mas é importante que fique atento também à quantidade utilizada, pois 1 colher de sopa de óleo tem aproximadamente 120kcal.

Fonte: Wikipédia

Banda da semana...Creed!


Creed é uma banda grunge norte-americana formada em 1995 na cidade Tallahassee. Depois de tanto tocar em bares locais, a banda decidiu que estava na hora de gravar um disco. "My Own Prison" foi lançado no ano de 1997 e teve sua produção custeada pelos próprios membros da banda e seus parentes.

Graças a essa ousadia do Creed, eles conseguiram um contrato com uma gravadora. Já que em menos de uma semana o álbum independente vendeu cerca de 5000 cópias. A gravadora Wind-Up Records ficou impressionada e relançou o CD, agora reconstruído digitalmente. Em uma turnê norte-americana a banda emplacou em primeiro lugar as músicas "Torn", "My Own Prison", "What's This Life For" e "One".

As músicas do Creed continham uma temática dramática, chegando até mesmo a ser depressiva em alguns momentos, talvez por isso chamasse a atenção de tantos jovens. Com o sucesso, "Human Clay", o segundo álbum saiu no ano de 1999, dois anos depois do primeiro.

Mais um sucesso comercial do Creed, "Human Clay" ganhou diversos prêmios e é considerado por boa parte dos fãs o melhor álbum da banda. Várias músicas emplacaram em vários países do mundo, porém foi o single "With Arms Wide Open" que conseguiu conquistar o Grammy de "Melhor Canção de Rock".

Depois de um álbum de sucesso, é sempre difícil lançar o próximo. Em 2001, o Creed mostrou que seu sucesso não era repentino e trouxe o maravilhoso "Weathered". A banda considera este, o seu melhor álbum. Não é difícil entender o porquê, já que ele contém o maior clássico da banda. "My Sacrifice", seu principal hit, ainda hoje é tocada nas rádios de todo o mundo.

O grupo anunciou um hiato em 2004. Mas em Abril de 2009, no entanto, o site oficial do Creed foi re-lançado, e um vídeo com nome "coming soon 2009" foi colocada na página inicial, o que confirma agora que a banda está de volta. O grupo já vendeu mais de 50 milhões de copias no mundo e 35 milhões só nos E.U.A., recebendo quatorze discos de platina. Com o 9º lugar alcançado pela banda na lista da Billboard dos artistas que mais venderam discos nas ultimas décadas, o Creed está entre as maiores bandas de rock das últimas décadas.

Em 27 de abril de 2009 o Creed anunciou que os quatro membros originais da banda original estão juntos de volta para uma turnê e lançaram um álbum no final de 2009, com o nome de Full Circle.

Curtam agora uma das minhas favoritas... “With Arms Wide Open”...um grande abraço e até semana que vem.

Long Live, Rock´n Roll \o/

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Receber Receitas

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes