10 de novembro de 2011

Brasil Sem Educação

Google Imagens
Mais um ano se passou, mais uma vez estudantes de todo país prepararam-se para realizarem as provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que tem como proposta básica realizar uma seleção de maneira unificada para vagas oferecidas pelas universidades públicas federais e estaduais.

Mais um ano se passou, mais uma vez as provas do ENEM apresentaram problemas. Problemas esses que não deveriam ter acontecido nem na fase de teste (se é que houve essa fase). Algumas questões “vazaram”, como é possível isso? Alunos de uma escola de Fortaleza – Ceará receberam um caderno com algumas questões da prova oficial.

No ano passado, provas foram roubadas e uma pessoa querendo tirar proveito disso tentou vender uma cópia para um jornalista. Confusão geral, grande prejuízo além do enorme transtorno que os candidatos tiveram que enfrentar com a mudança das datas das provas.

Há que se esperar que o Ministério da Educação tenha se preparado para eventuais problemas na realização das provas, mas além desses problemas não se apresentarem mais como eventuais, podemos perceber que não há um plano eficaz para combater essa falta de segurança durante o processo de elaboração das provas, durante o período de testes e tão pouco durante a sua aplicação.

Agora estamos vivendo, mais uma vez, uma guerra de liminares. De um lado, pedem a anulação das questões que “vazaram” para os alunos do colégio que receberam os cadernos. De outro, querem anular o exame no Brasil inteiro.

Em nenhum momento dessa discussão, vi alguém preocupando-se com os milhares de estudantes que prestaram a prova por todo país. Pessoas que passaram o ano se preparando, que criaram expectativas e sonham em continuar seus estudos em uma boa Universidade.

Ao que parece, mais uma vez a Educação e os estudantes do Brasil estão sendo legados ao segundo plano. A falta de competência para organizar e aplicar as provas e depois a disputa de liminares é o destaque do ENEM. E o Brasil, infelizmente, continua sendo um país sem educação.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes