17 de outubro de 2011

Segunda Saudável: Castanhas

Google Imagens
As castanhas são frutos oleaginosos que incluem as nozes, amêndoas, avelãs, pistaches, as típicas portuguesas, de caju, do Pará e diversas outras. Nós costumamos encontrá-las agora na época que antecede as festas de final de ano, mas a verdade é que essas frutas são carregadas de nutrientes que trazem vários benefícios à saúde o ano todo como gorduras mono insaturadas e polinsaturadas, vitaminas e minerais. E já que estamos em época, aposte firme nas castanhas, pois isso será um belo presente de Natal para o seu organismo.

História

Estudos dão conta de que os principais tipos de castanhas teriam surgido na Ásia, na região européia dos Bálcãs e do Cáucaso, primeiro com as civilizações orientais e depois com as ocidentais há cerca de 4 mil anos. Gregos e romanos foram grandes apreciadores de castanhas, assim como os árabes e diversos povos da Idade Média.

Durante esse período, aliás, mosteiros e abadias eram os lugares onde os religiosos utilizavam muito as castanhas, inteiras e moídas, para criar receitas. Com o Renascimento, a culinária ganhou notoriedade e foi aí que diversas castanhas ganharam ares de alimento requintado. Na França, por exemplo, surgiu o marrom glacê, doce feito com castanhas portuguesas assadas e adoçadas.

Características

A maioria das castanhas são bastante ricas em vitamina C e as do complexo B ¿ e contêm ainda boa quantidade de potássio, cálcio, fósforo e ácido fólico. Consideradas hoje em dia tanto um componente saudável e saboroso para diversas receitas doces e salgadas quanto um lanche rápido e prático, as castanhas constituem um complemento alimentar muito nutritivo. Cozidas, assadas ou na forma de farinha, elas são mais populares no inverno do Hemisfério Norte ou nas festas natalinas do Hemisfério Sul.

Nutrição

As nozes, por exemplo, são famosas por conter uma grande quantidade de calorias, mas também é daí que vem sua fama de ótima fonte de energia. Além disso, as nozes contêm muita vitamina E, potássio e proteína vegetal. Já a castanha-do-Pará fornece o selênio, que é antioxidante, além de magnésio e ácido graxo ômega 3, benéficos para a saúde de várias formas. Avelãs e amêndoas também são ricas em potássio e vitamina E, e contêm boas quantidades de cálcio.

As castanhas só precisam ser consumidas com moderação por causa das calorias. Dez unidades de castanha-do-Pará, por exemplo, têm 273 calorias.

Veja outras quantidades:
10 unidades de amêndoas: 129 calorias
10 unidades de castanha-de-caju: 166 calorias
10 unidades de nozes: 184 calorias
10 unidades de pistache: 40 calorias
10 unidades de castanha portuguesa crua: 194 calorias

Como comprar

A data de validade para castanhas compradas em supermercados é essencial (e mesmo naquelas vendidas a granel, o vendedor tem que fornecer a data de validade). No momento da compra, deve-se observar o estado da pele, que deve ser brilhante e intacta (sem cortes ou furos) e com cheiro fresco.

Armazenamento

Para conservar em casa, as castanhas de todo tipo devem ser guardadas em local bem arejado e seco. É importante que não sejam comprimidas, amassadas, devendo estar bem soltas entre si, para que não fiquem rançosas logo.

Fonte: Wikipédia

Artista da semana...Cindy Lauper!
Google Imagens

Cyndi Lauper, nome artístico de Cynthia Ann Stephanie Lauper Thornton (Nova Iorque, 22 de junho de 1953), é uma cantora, compositora e atriz estadunidense vencedora do Grammy e Emmy. Estreou no cenário da música pop em meados da década de 1980 e obteve sucesso com o lançamento do LP She's So Unusual, que ganhou 6 discos de platina nos Estados Unidos por vendas de seis milhões de cópias no país.O álbum também entrou para a lista dos "500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos" da revista Rolling Stone e está em exposição no Rock And Roll Hall of Fame. O disco fez de Cyndi a primeira mulher a ter quatro singles de um mesmo álbum no Top 10 da parada de sucessos da revista americana Billboard.

Em 2009, a cantora recebeu o prêmio BMI Millionaire Award por "Time After Time", sua primeira canção a conquistar o primeiro lugar no Billboard Hot 100, em 1984, e que foi certificada com dois discos de ouro e um de platina nos EUA.A canção "Girls Just Want to Have Fun" conquistou três discos de ouro e dois discos de platina, com vendas físicas superiores a dois milhões de cópias,e se encontra na 120ª posição na lista das "500 Músicas que Moldaram o Rock and Roll", realizada pelo Rock And Roll Hall of Fame.

Seu videoclipe é considerado pela MTV o "39ª Melhor Videoclipe de Todos os Tempos".Ela se tornou um ícone na música e na moda, influenciando cantoras como Lady Gaga, Nicki Minaj, Christina Aguilera, Gwen Stefani, Pink e Katy Perry.É também vencedora de prêmios muito importantes, como: Grammy Awards, Billboard Music Awards, Rolling Stone Awards, BMI Awards, American Music Awards, Emmy Awards e MTV Europe Music Awards. Ao longo de sua carreira emplacou vários hits, entre eles "True Colors", "She Bop", "Change of Heart", "All Through the Night", "I Drove All Night" e "Into The Nightlife".

Neste ano, além de ser uma das principais homenageadas na exposição Womens Who Rock, pelo Rock and Roll Hall of Fame, ela recebeu o prêmio de Personalidade do Ano pela Out Music Awards por seu grande desempenho comercial entre os anos 2010 e 2011 e foi eleita por uma enquete da revista NME o quinto maior pop star de todos os tempos no modo geral, na frente de nomes como, Elton John, ABBA e Prince.Em 2008 foi eleita pelo tablóide inglês The Sun a quarta cantora que jamais será esquecida em todos os tempos, de acordo com uma pesquisa feita no mesmo ano.

Recentemente lançou seu décimo primeiro álbum de estúdio, chamado Memphis Blues, lançado nos Estados Unidos em 22 de junho. Memphis Blues foi eleito o 7° melhor álbum de 2010 pelo tabloide New York Post e foi nomeado ao Grammy Awards na categoria Best Traditional Blues Album. Lauper já lançou 11 álbuns de estúdio e cerca de 40 singles, tendo vendido 45 milhões de álbuns e 20 milhões de singles no mundo.

Curtam agora “All Through the Night”,uma das minhas favoritas...grande abraço e até semana que vem!


Long Live, Rock´n Roll \o/

Um comentário:

  1. Meninas adoro o Blog, fazia algum tempinho que não visitava e estava com saudades.....Beijos.....Mônica Maia........

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Receber Receitas

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes