23 de maio de 2013

Virada Cultural

Fonte: G1
A Virada Cultural foi criada para oferecer de forma democrática – ou de forma mais democrática possível – o acesso a eventos culturais de qualidade e gratuitamente. 

Seu sucesso foi tamanho que se expandiu para interior do estado e até mesmo copiada por outros estados. Vejo nesse evento, uma oportunidade de apreciarmos as mais variadas manifestações culturais. Do clássico ao rap, da tragédia à comédia e assim por diante. Nem sempre a programação me agrada de forma geral, mas repito, é uma proposta democrática, que visa oferecer uma programação que atenda aos mais variados gostos. 

Para nossa tristeza, o que deveria ser entretenimento cultural, também tem seus momentos ruins, também sofre com a violência e a intolerância. Se não gosto de pagode, não vou ao show de pagode. Devo ir ao teatro, ver uma exposição ou ao show do estilo musical de minha preferência. 

Algumas pessoas, entretanto, gostam de “causar”, gostam mesmo de tumultuar para se fingirem de importantes. Vão em busca de confusões. Se não gostam da programação, começam a vaiar, falar mal e até mesmo jogar objetos nos palcos. Procuram briga com outras pessoas ou saem quebrando tudo que encontram pela frente. 

Voltamos então à velha questão: por que algumas pessoas fazem esse tipo de coisa? Será que não entendem que isso prejudica a realização do evento, que muitas vezes já é precária, pois, neste país o acesso à cultura é legado ao quarto ou quinto planos? Que ao invés de nos unirmos para exigir mais eventos como esse com mais suporte e qualidade, esse tipo de atitude só prejudica? 

Hoje pela manhã ouvi um comentarista dizendo que devido aos resultados da Virada Cultural deste ano – duas mortes, arrastões e muita depredação – talvez fosse o caso de repensarem o evento, talvez diminuí-lo ou quem sabe mesmo cancelá-lo. 

Quem perderia com isso? Todos nós, por isso precisamos rever nossa postura e urgentemente aprendermos a nos comportar em eventos de pequeno, médio e grande porte. Senão, continuaremos sempre perdendo.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes