14 de março de 2013

As mulheres e seu dia

Fonte: Globo

Mais um ano comemoramos em 8 de março o dia internacional da mulher. Mais um ano tivemos uma enxurrada de mensagens positivas sobre ser mulher e de como tratar a mulher. Até gosto de grande parte delas, que vão além de nos oferecer flores, bombons e elogios óbvios. 

Todos nós conhecemos a luta das mulheres para conquistarem seus direitos, seu espaço. Para serem livres e principalmente para serem ouvidas. Foram anos de lutas para que hoje tudo isso fosse possível. 

Coincidência ou não, no último dia 8 de março foi ao ar o último capítulo da novela das 18 horas Lado a lado, que abordou esse tema. Sem questionar a licença poética dos autores sobre alguns fatos de nossa história, essa novela nos mostrou como as mulheres eram tratadas há cem anos. 

Eram tidas como incapazes, da tutela do pai para o marido, senão fosse assim ficavam para tia, um destino considerado como um grande fracasso, afinal a mulher só tinha serventia para cuidar da casa e da família. 

Posição que ficou muito clara no episódio em que a vilã da história internou a própria filha em um sanatório. Ela internou a filha, mas quando quis tirá-la do local foi informada que ela não poderia fazer isso, apenas o pai ou o marido da paciente tinham autoridade para isso. 

Ainda pensando na vilã, ela passou a novela inteira cometendo maldades e até mesmo crimes e seu marido passou todo tempo fazendo vistas grossas ou até mesmo mostrando alguma indignação, mas não tomou nenhuma providencia eficaz para ceifar as ações de sua esposa. Contudo, no último capítulo, após comprovar a traição da esposa, aí sim ele mostrou pulso firme e a puniu, “em nome de tudo que ela fez”. 

A vilã merecia uma punição? Claro que sim, esse é o momento mais esperado dessas tramas dramáticas, mas a questão foi que a punição se deu pelo adultério, prática corriqueira para os homens mas imperdoável para as mulheres. O tempo passou, muito mudou, mas ainda há tanto para conquistarmos nos outros 364 dias do ano! 

Um comentário:

  1. Bom dia meninas, indiquei vocês para receber um selinho lá no meu blog
    http://solpatisserie.blogspot.fr/2013/03/mais-um-selinho-recebido.html
    espero que gostem
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes