4 de julho de 2011

Segunda Saudável: Acerola

Google Imagens
A acerola , também conhecida como cereja-das-antilhas ou cereja-de-bárbaros é uma fruta nativa da América Central e norte da América do Sul; é cultivada comercialmente em Porto Rico, Havaí, Jamaica e em algumas partes do Brasil. As aceroleiras medem até 3 metros de altura, possuem uma copa densa, além de folhas verde-escuras e brilhantes.

Essas árvores se desenvolvem em regiões de clima tropical e subtropical. Por serem plantas muito resistentes, se espalharam até mesmo por regiões semi-áridas, como no Nordeste do Brasil. A aceroleira frutifica em todo o ano, especialmente na primavera e no verão.

A acerola é muito conhecida pelo seu sabor meio ácido, no entanto, isso pode variar conforme a espécie da fruta e seu amadurecimento. Quando maduras, essas frutas se tornam frágeis, permanecendo no pé apenas dois dias após sua maturação.

O benefício maior da acerola para a saúde é a sua grande quantidade de ácido ascórbico, isto é, vitamina C,pode-se encontrar até 80 vezes mais vitamina C que na mesma quantidade de limão ou laranja. Além disso, a fruta também é uma boa fonte de vitamina A, ferro, cálcio e complexo B.

A acerola pode ser consumida in natura ou usada na fabricação de sucos, sorvetes, geléias, xaropes, licores, doces em caldas, etc. No Brasil, a fruta é grandemente cultivada na região Nordeste, principalmente na Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco, sendo assim, uma importante cultura para a economia da região.

Curiosidades da Acerola

A Alemanha consome, anualmente, 40 litros per capita de sucos de acerola.

É possível intercalar plantações de uvas com pés de acerolas.

No Pará, na Bahia, em Pernambuco e São Paulo, já existem muitas plantações de acerola, intencionalmente, visando o mercado externo.

A fruta era guardada a "chaves" em Porto Rico, até ser trazida às escondidas para o Brasil, em 1956, por uma professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

A acerola é uma fruta que se encaixa perfeitamente na tendência mundial de consumir o que é natural e saudável.

A descoberta das potencialidades medicinais da polpa da fruta mostrou que concentra aproximadamente 100 vezes mais vitamina C do que a laranja e o limão, 20 vezes mais que a goiaba e 10 vezes mais que o caju e a amora.

Os pesquisadores confirmam: 4 unidades desta fruta por dia são o bastante para suprir as necessidades de vitamina C de um adulto saudável.

Já se encontram à venda comprimidos de acerola.

Um copo de 240ml possui somente 36 calorias.


Suco Refrescante de Acerola

Esse suco eu sempre preparo, pois é refrescante e cura qualquer "ressaca" (rs)

Ingredientes:
um polpa congelada de acerola
1 lata de soda antarctica
gelo a gosto
Bata no liquidificador a polpa e o refrigerante. Acrescente o gelo e dê mais algumas batidinhas. Pronto.


E para encerrar o post de hoje, aquele rockinho light, saudável de toda segunda.. da banda Asia!

Asia é uma banda de rock progressivo formada em 1981 como um supergrupo de ex-integrantes de Yes, King Crimson, Emerson, Lake & Palmer e The Buggles.

Alguns sucessos da banda são Heat Of the Moment, Only Time Will Tell e Wildest Dreams, músicas do primeiro álbum da banda, lançado em 1982,que vendeu mais de 4 milhões de cópias.

Posteriormente, as formações foram mudando ao longo dos anos,até que em 2006 ,para comemorar 25 anos de carreira,a formação original foi reunida na Inglaterra, antecipando uma volta oficial no mesmo ano e permanecem juntos até hoje, inclusive estiveram no Brasil esse ano.

Ao todo foram lançados 15 álbuns de estúdio, 6 ao vivo e mais algumas coletâneas...Curtam agora Heat Of the Moment, minha preferida...vale a pena conferir também, Only Time Will Tell, ótima...grande abraço e até semana que vem.


Long live, rock´n roll!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes