8 de outubro de 2012

Segunda Saudável: Palmito

Google Imagens

O produto era usado pelos índios que viviam na área de Domínio da Floresta Tropical Atlântica, sendo um dos primeiros alimentos oferecidos aos portugueses, na época do descobrimento. 

O palmito é um caule, da família das hortaliças. É um alimento muito saboroso, retirado do miolo de algumas espécies de palmeiras e está presente em diversos tipos de alimento. Desde o pastel de feira, até a pizza ou a salada, é possível encontrar o palmito e quem não abra mão desse alimento, que é comercializado, normalmente, conservado em salmoura e industrializado, podendo ser encontrado em qualquer mercado. Infelizmente, a extração do palmito acaba causando a morte de algumas das palmeiras, como a Içara ou Jussara (que fornecem o palmito Jussara), sendo necessário desenvolver uma política de cultivo para que a planta continue existindo. Mas em outros casos, como o do palmito pupunha, a planta não morre com a sua extração. 

O palmito é pouco calórico e quase não apresenta gorduras, sendo muito saboroso, uma excelente opção para dar aquele toque diferente para a sua salada. Ele também fornece cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, vitamina A, vitamina B e vitamina C, sendo também uma fonte de fibras. Uma porção de 100g de palmito, geralmente, apresenta os seguintes valores nutricionais: 23Kcal, 4,3g de carboidratos, 1,8g de proteínas, 3,2g de fibra alimentar e 514mg de sódio. É um excelente alimento para a manutenção da saúde óssea e para auxiliar no processo de crescimento das crianças, além de atuar no sistema imunológico e diminuir a retenção de líquidos. O potássio presente no palmito ajuda a controlar a pressão arterial. Mas é preciso ficar atento ao seu consumo: não podemos esquecer que o palmito é conservado em salmoura, se transformando em uma fonte de sódio! Portanto, nada de exagerar, principalmente se você tem pressão alta. Mas, se for possível comprar o palmito in natura, não há restrições. 

Para garantir a qualidade do palmito que você vai consumir, lançaram o selo Palmito Seguro, que garante a procedência e a conservação do palmito que você vai comprar, além de garantir que a extração daquele palmito respeitou as normas ambientais. Na hora de comprar, prefira o palmito em vidro, pois é mais fácil ver se o produto está bom. Um conselho é observar a cor do líquido da salmoura, que deverá estar claro e límpido. Não pode estar nem mesmo esbranquiçado para não haver riscos de contaminação. Se o palmito estiver enlatado, a lata não pode estar estufada, amassada e nem apresentar sinais de ferrugem. Uma medida interessante, impressa nos rótulos por determinação do Ministério da Saúde apesar do palmito em conserva estar pronto para o consumo, é ferver esse palmito por 15 minutos, seja na própria água da conserva ou em água limpa, para evitar a possibilidade de contaminação por botulismo já que há a chances de existirem toxinas no palmito. Já o palmito in natura deve ser higienizado como qualquer outra verdura, mas tome muito cuidado no local onde você realiza a compra dele nessa situação: em muitos mercados do interior, em regiões próximas à floresta amazônica, o palmito é extraído e comercializado ilegalmente e sem os devidos cuidados em relação a sua conservação. 

Aproveite todos os benefícios do palmito acrescentando esse alimento em suas saladas, carnes e até mesmo fazendo pratos inteiros com ele, como tortas! 

Fonte: Mundo das Tribos / Wikipédia

Artista da semana...Peter Frampton


Peter Frampton (Beckenham, Kent, 22 de abril de 1950) é um músico britânico mais conhecido por seu trabalho solo nos anos 70 como roqueiro de arena (Album-oriented rock). Ele tornou-se famoso, entretanto, como integrante do The Herd quando se transformou num ídolo das adolescentes na Grã-Bretanha. Frampton ficou famoso por ser o primeiro guitarrista a utilizar do recurso da guitarra falada, que seria anos depois imitado por Slash (Guns n' Roses), Richie Sambora (Bon Jovi) e Dave Grohl (Foo Fighters). Ele então passou a trabalhar com Steve Marriott (dos The Small Faces) na banda Humble Pie, assim como em álbuns de Harry Nilsson, Jerry Lee Lewis e George Harrison. Sua estreia solo foi em 1972 com Wind of Change. 

A explosão solo de Frampton veio com Frampton Comes Alive, seis vezes platina e que incluía os sucessos "Do You Feel Like We Do", "Baby, I Love Your Way" e "Show Me the Way". 

Foi o álbum "ao vivo" mais vendido de todos os tempos. Depois que o álbum seguinte I'm in You foi lançado, Frampton envolveu-se em um sério acidente de carro nas Bahamas. Enquanto se recuperava, ele atuou em 1978, com os Bee Gees, no filme Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, um fracasso retumbante. Nos anos 80, Frampton voltou a gravar, mas nunca mais retornou às paradas de sucesso. Seu último álbum foi em 2010,Thank You Mr. Churchill. 

Depois do atentado ao World Trade Center em Nova Iorque, Frampton decidiu tornar-se um cidadão americano. Ele teve papel ativo na campanha eleitoral de 2004 do candidato John Kerry. Recentemente Peter Frampton ganhou o seu primeiro Grammy pelo seu álbum totalmente instrumental "Fingerprints", lançado no fim de 2007 que conta com integrantes do Pearl Jam, Rolling Stones, Allman Brothers Band e outros. 

Curtam agora “Baby I Love Your Way”,um dos seus maiores sucessos. Grande abraço e até semana que vem. 



Long Live, Rock’n Roll \o/ 


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes