3 de outubro de 2012

A deusa da juventude

Homenagem de Maurício de Sousa

Hebe, na mitologia grega, era filha do deus supremo Zeus e sua ciumenta esposa Hera. Hebe era a deusa da juventude e imortalidade, a quem os homens e deuses recorriam para não envelhecerem. Aqui no Brasil, Hebe era a primeira dama da televisão, ela esteve presente desde o inicio das transmissões e conheceu todos os grandes, médio e até os mais inexpressivos artistas. Seu sofá era sinônimo de sucesso, e assim como a deusa, a Hebe brasileira era um símbolo de jovialidade.

No último final de semana o brilho da estrela se apagou, vencida por um câncer Hebe encantou-se como diria o poeta. Confesso que nunca fui uma fã ardorosa, mas às vezes assistia seu programa, e o que mais eu gostava era de ouvi-la quando ficava indignada com alguma situação. Ela não temia ninguém, falava o que queria sem pedir licença. Por isso foi perseguida, teve um momento que foi obrigada a gravar seu programa como forma de censura.

Nesse final de semana, todos os programas de televisão prestaram homenagens, vários artistas de várias idades deram depoimentos sobre Hebe. Diziam que ela era uma pessoa feliz, que possuía uma enorme alegria de viver, falaram muito de seu sorriso largo, de sua generosidade com os amigos e convidados de seu programa e de sua humildade.

Foi tocante ver como pessoas de todas as classes sociais estavam muito tristes por sua partida, eram falas e lágrimas sinceras, é maravilhoso ver como uma pessoa pode nos legar bons exemplos, amizade sincera e ternura. Nos tempos em que vivemos hoje, isso é uma raridade.

Não estou dizendo que ela foi perfeita, deve ter tido seus desafetos e seus erros. Mas a imagem que ficou foi da mulher guerreira, que enfrentou uma sociedade preconceituosa no inicio de sua carreira, quando ser artista e trabalhar na televisão não era coisa de moça de família. Alguém que conquistou todas as glórias de sua profissão a abriu caminho para a juventude que hoje faz de tudo por 15 minutos de fama. Hebe se foi, mas seu legado há de permanecer por muito tempo entre nós.



0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes