18 de outubro de 2012

Saudades da Professorinha

Maurício Sousa
A qualidade da educação pública no Brasil é indiscutivelmente ruim, os devidos investimentos não são realizados. A estrutura física em grande parte é decadente e seus recursos humanos são cada vez mais desvalorizados. 

Houve um tempo que isso foi diferente, as escolas eram tratadas e consideradas como verdadeiros templos, nada lhes faltava. Os professores eram bem preparados, motivados e valorizados por toda sociedade. Os alunos tinham interesse em aprender e acima de tudo respeitavam seus mestres. 

Respeito aos mestres é algo que não existe mais, infelizmente, hoje em dia ser professor não possui mais nenhum glamour, ao contrário, quem segue essa profissão constantemente ouve piadas e observações de mau gosto sobre sua escolha. Sofre com os baixos salários, com o desgaste da correria entre uma escola e outra, com o desrespeito e falta de interesse de seus alunos. 

Sinto saudades do tempo em que a escola era um lugar seguro para as crianças, onde elas recebiam o complemento da educação familiar. Em que os professores recebiam o devido reconhecimento de sua importância na sociedade e eram remunerados com mais justiça. 

Segunda-feira foi o dia do professor, quando criança lembro-me que essa data tinha o objetivo de homenagear o profissional que garantia a formação dos cidadãos brasileiros, hoje é mais um feriado, mais um dia sem aula ou trabalho. 

Por isso quero usar esse espaço para homenagear todos os professores, aos mestres que dedicam e dedicaram suas vidas à partilhar seu conhecimento, a contribuir para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária. Saudades de todos os meus mestres. Agradeço a cada professor que tive por seus ensinamentos, dedicação e paciência, por terem acreditado que a educação é um veículo muito importante de crescimento pessoal e desenvolvimento social. Agradeço ainda a todos aqueles que ainda acreditam que a educação é possível, e lutam por ela com amor e dedicação, enfrentando as dificuldades cotidianas com determinação e abnegação!


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes