25 de outubro de 2012

Leão do Norte

Oh, Belo Litoral Nordestino (Google Imagens)
1987, a escola de samba Nenê da Vila Matilde homenageou o estado de Pernambuco com um belo samba de exaltação, citando heróis de nossa história – infelizmente hoje esquecidos – nascidos naquela terra. Por acaso, se é que isso existe, encontrei essa letra entre meus guardados. Fiz uma viagem imaginária às terras nordestinas, onde temos belas praias, cidades belíssimas, uma cultura ímpar e grandes personagens de nossa história. 

Lembrei-me também de seu povo tão festeiro, culto, talentoso e ao mesmo tempo sofrido e miserável. Essas terras que foram exploradas até a última gota e que hoje é quase um deserto abandonado por aqueles que juram que cuidarão dela. Terra de gente forte e guerreira, que em busca de novas oportunidades migraram para o sul, onde ergueram grande parte dos arranhas céus de nossas grandes cidades e ainda assim sofreram muito com o preconceito contra eles. 

Terra fecunda em que brotaram talentos como Gonzaga, Caetano, Suassuna, Amado, Gal, Bethânia e tantos outros nomes de nossa cultura. Mãe Menininha do Gantois, Mestre Vitalino, Carybé, Teotônio Vilela, Miguel Arraes, Rachel de Queiróz e Clarice Lispector (que não nasceu brasileira, mas viveu no nordeste desde criança). 

Na história da nossa Independência e Abolição os nordestinos tiveram grande participação, lutaram com bravura em movimentos como a Sabinada, na então província da Bahia e a Balaiada, no interior do que era na época a província do Maranhão. 

Como em todos os cantos de nosso país, a região nordeste produz muitas riquezas, das quais devemos nos orgulhar, bater no peito e dizer esse pedaço de chão também é nosso! Precisamos aprender a reconhecer quando encontramos em nosso caminho um verdadeiro Leão do Norte, que vem desbravando caminhos, erguendo bandeiras, dando voz e vez a quem precisa. Pessoas assim são cada vez mais raras, mas de vez em quando acontece, a gente se esbarra em alguém capaz de produzir luz e sabedoria a quem estiver por perto.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes