20 de novembro de 2013

Justiça ou vingança pessoal

Fonte: Google Imagens
Quando alguém nos prejudica, nos faz mal ou o faz a alguém muito próximo e amado, somos tomados por um sentimento de revolta, desejando fervorosamente que tal pessoa pague pelo que fez. Quem tem fé reza clamando por justiça, quem tem voz reclama da injustiça sofrida, porque sempre temos a forte tendência de nos vitimizarmos diante das dificuldades da vida.
 
Até que um dia, passe o tempo que passar, descobrimos que a tal pessoa causadora de nossos ais está passando por dificuldades, que enfrenta problemas terríveis e aí pensamos: “ A justiça está sendo feita! Bem feito, ele ou ela, merece!”.
 
Mas o que será isso? Que tipo de sentimento é esse? Chamamos de justiça, mas não seria uma vingancinha pessoal? O pensamento correto não seria: “um dia você me fez muito mal, agora é a sua vez de sofrer, bem feito!” Os sentimentos humanos são tão contraditórios, por mais que tentemos ser politicamente corretos, ter sentimentos nobres e superiores, por mais que tentamos ser pessoas esclarecidas e evoluídas, esse sentimento sempre nos acomete nessas circunstâncias.
 
Pensamos que nossos clamores por justiça finalmente foram atendidos. Que finalmente a tal pessoa está passando por um processo de aprendizagem para reconhecer seus erros e mudar suas atitudes e assim subir mais um degrau na escala da evolução espiritual. Mas lá no fundo, bem no fundo mesmo, naquele cantinho obscuro do nosso ser, em que nem nós mesmos gostamos de tocar, sentimos o imenso prazer do gosto da vingança, de sabermos que quem nos fez mal está nesse instante sofrendo tanto ou mais do que nós sofremos.
 
Essas questões têm me acompanhado há alguns dias: qual é o limite entre o sentimento de justiça e o prazeroso sentimento de vingança? Qual é a diferença entre um e outro? Como assumir essa diferença se a justiça me enobrece e a vingança me iguala ao meu desafeto? Não tenho as respostas, será que alguém conseguiria tê-las?
 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes