3 de agosto de 2013

O Papa quer ser Pop?

Fonte: Google Imagens
Estava vendo algumas coberturas pela televisão sobre a visita do Papa Francisco aqui em nosso país. Devo confessar, antes de tudo, que não sou católico, nem tão religioso quanto eu gostaria. Mas cresci sobre crenças fortes e demonstrações presenciais de alguns “milagres”, o que reforça meu respeito por tudo e todos.

Tenho, por mim mesmo, um pé atrás com muitas coisas. E, quando foi anunciado o novo Papa, com todo aquele carisma e benevolência, também fiquei desconfiado. Bem apropriado para a Igreja reconquistar fieis a essa altura do campeonato.

Porém, o tempo foi passando (nem tanto assim), e percebi o quanto do que eu pensava se revelou concreto e o quanto foi desfeito. As reformas propostas, suas falas firmes, sua postura ante a Igreja são, no mínimo, corajosas. 

Ao assistir sua entrevista ontem no “Fantástico” me peguei pensando nisso o tempo todo: estava ali um homem que, em nenhum momento falou em Deus ou Jesus; não falou em religião ou da Igreja em si; não fez pregações, não impôs nada, simplesmente falou de união, de força, de humildade, de fraternidade. Muito do que eu acredito estava naquelas palavras não direcionadas para um grupo ou outro, mas, para todos.

Suas palavras sobre a juventude e os idosos foram as mais tocantes: se não damos base aos jovens e, se não respeitamos os mais velhos (que passam a sabedoria aos mais novos), então, tudo se desfaz, não há construção, não há crescimento.

Reforço: não mudei convicções, nem passei a aceitar toda uma história de tragédias, abusos, roubos e tudo o que sabemos (ou ainda descobriremos). Mas, se o início de uma reforma, não da Igreja, mas da humanidade precisa de um começo, que seja o da união então, do diálogo, da compreensão e da humildade.

Pedir para que a Igreja abrace seu povo e pedir menos riqueza e ambição foi corajoso. Se ao menos alguns poucos ouvirem e acatarem seus preceitos, terão enfim, começado a tal reforma.

Não mudou minha vida, mas ganhou meu respeito.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes