3 de dezembro de 2012

Segunda Saudável: Queijo

Google Imagens

O queijo é um produto lácteo concentrado feito a partir da coagulação do leite e é consumido como parte da dieta humana há milhares de anos. Assim como o leite, o iogurte e outros produtos lácteos, o queijo é naturalmente rico em muitos nutrientes, incluindo cálcio, fósforo, proteínas, vitaminas lipossolúveis e vitaminas B.

Vários diferentes tipos de queijos estão disponíveis no mercado e este é um dos alimentos mais versáteis, econômicos e nutritivos consumidos em nossa dieta.

Produção

Os princípios básicos envolvidos na fabricação de queijos são os mesmos há mais de 1000 anos. O leite é primeiramente tratado com calor para matar bactérias nocivas que podem estar presentes. Culturas starter de bactérias especiais são, então, adicionadas ao leite e seu crescimento "matura", e isso ajuda a desenvolver os sabores e aromas desejados.

O leite sofre, então, coagulação enzimática, levando à formação de coalhada e soro. A coalhada e o soro são aquecidos a altas temperaturas e é adicionado sal ao produto para corrigir a textura e o sabor. O queijo é, então, prensado para haver a saída do soro e para lhe dar a forma final. O queijo é, então, deixado para maturar e, quanto mais tempo for deixado em armazenamento, mais maduro será seu sabor.

Os queijos cremosos são feitos a partir de leite tratado com calor que é fermentado pelo uso de bactérias específicas. Às vezes são usados complexos enzimáticos artificiais para produzir uma textura mais firme.

Os queijos frescos estão prontos para serem consumidos assim que o processo de fabricação acaba, mas os queijos maturados precisam ficar por um período determinado em salas com temperatura e umidade controladas.

Valor nutricional

O queijo é uma fonte concentrada de muitos dos nutrientes do leite. Durante o processo normal de fabricação de queijos, os componentes insolúveis em água do leite, como a proteína caseína e a gordura, permanecem na coalhada e os constituintes solúveis em água, como os carboidratos, os sais, e as proteínas menores que a caseína permanecem no soro.

A quantidade de vários nutrientes retidos na coalhada e no soro depende do tipo de queijo fabricado, do tipo de leite usado e da forma de coagulação. As enzimas e as bactérias envolvidas no processo de maturação de cada tipo específico de queijo também podem alterar o teor de nutrientes do produto final.

Energia

O queijo é um alimento naturalmente denso em nutrientes e fornece uma excelente fonte de energia e nutrientes dentro de quantidades relativamente pequenas. O teor de energia do queijo depende em grande parte do teor de gordura, que é altamente variável entre os diferentes tipos.

Carboidratos

A forma de carboidratos presente no queijo e em todos os produtos lácteos é o açúcar lactose. Entretanto, a maior parte da lactose do leite original usado para fabricar queijos é removida durante o processamento. A pequena quantidade de lactose que está presente é geralmente transformada em ácido lático e outros produtos por bactérias, leveduras e enzimas, que produzem o sabor característico de queijos específicos.

Após aproximadamente 3-4 semanas de maturação, o nível de lactose normalmente cai à zero. Devido ao fato de a maioria dos queijos conter baixos níveis de lactose, este produto é bem tolerado por pessoas que sofrem de má-digestão de lactose ou intolerância à lactose.

Proteínas

A principal proteína do queijo é a caseína, com pequenas quantidades de outras proteínas chamadas alfa e beta lactoglobulina. O método de coagulação do leite, bem como a quantidade de maturação que ocorre influencia no teor de proteína do queijo.

A proteína do queijo é classificada como proteína de alta qualidade, à medida que fornece uma fonte rica em todos os aminoácidos requeridos pelo corpo, pela dieta.

Gordura

O teor de gordura do queijo é em grande parte responsável por seu sabor específico e textura, associados com as muitas variedades disponíveis. Durante a maturação, a gordura passa por mudanças químicas levando à produção de diferentes ácidos graxos que contribuem para o sabor.

O teor de gordura do queijo é muito variável, podendo ser de 35% para queijos comuns a 4,3% para o queijo cottage. Também estão disponíveis produtos com o teor muito reduzido de gordura.

Uma variedade de queijos, incluindo o cheddar, também é uma fonte rica do ácido graxo benéfico para a saúde chamado de ácido linoléico conjugado (CLA), que exerce várias funções de proteção contra doenças, como câncer e doenças cardíacas.

Vitaminas

O teor de vitaminas do queijo é altamente variável entre os diferentes tipos e dentro de amostras da mesma variedade de queijo devido às variações nos processos de fabricação, na bactéria usada para maturação e nas condições e tempo de maturação.

O queijo é uma boa fonte de vitaminas lipossolúveis fornecidas pelo leite originalmente usado na fabricação do produto. Queijos como o cheddar são boas fontes de vitamina A, que é necessária para a saúde dos olhos e da pele. Uma porção (30g) de queijo cheddar fornece para um adulto médio (19-50 anos) 16% e 18% do requerimento diário de recomendado de vitamina A para homens e mulheres, respectivamente.

As vitaminas hidrossolúveis como as vitaminas B tendem a permanecer na fração do soro do queijo e muitas são forçadas a sair durante o processamento. Entretanto, quanto mais soro permanece no produto final, maior o teor dessas vitaminas.
Apesar disso, queijos como o cheddar são excelentes fontes de vitaminas como a vitamina B12, a vitamina B2 e o folato. Por exemplo, uma porção (30g) de queijo cheddar fornece para um adulto médio 46% do requerimento diário recomendado de vitamina B12.

Minerais

O queijo é uma excelente fonte de minerais apesar de os níveis variarem nos diferentes tipos e mesmo dentro da mesma variedade por razões similares ao teor de vitamina.

Cálcio:
O cálcio é essencial para a saúde dos ossos e dentes, entre outras funções, e o queijo - assim como outros produtos lácteos - é uma excelente fonte de cálcio biodisponível (facilmente absorvido). O teor de cálcio de diferentes queijos depende dos processos de maturação e da variedade específica de queijo.

Os queijos feitos com enzima de coagulação, como o cheddar, tendem a manter a maioria do cálcio na coalhada, que permanecem no produto após a extração do soro. Por exemplo, uma porção de queijo cheddar (30g) fornece 32% do requerimento diário recomendado de cálcio para um adulto médio.

Queijos coagulados somente por ácido lático - sem uma enzima de coagulação, como é o caso do queijo cottage ou de queijos cremosos - tendem a ter menos cálcio. Por exemplo, uma porção (40g) de queijo cottage fornece a um adulto médio aproximadamente 7% do requerimento diário recomendado de cálcio.

Fósforo:
O fósforo também é necessário para ossos e dentes saudáveis, para a produção de energia e para o crescimento normal dos tecidos. O queijo é uma excelente fonte de fósforo e, apesar de o teor variar entre os diferentes tipos de queijos - pelas mesmas razões do cálcio -, Uma porção (30g) de queijo cheddar fornece 28% do requerimento diário recomendado de fósforo para um adulto médio.

Outros:
O queijo também fornece pequenas, mas consideráveis, quantidades de outros minerais, incluindo magnésio e zinco.

Sódio

O sódio na forma de cloreto de sódio (ou sal) é adicionado aos queijos para preservá-los e lhes fornecer sabor. O teor de sódio do queijo varia entre os diferentes tipos, dependendo da quantidade de sal adicionada pelos processadores.

Devido às preocupações com relação ao alto consumo de sal e sua relação com alta pressão sangüínea e doenças cardiovasculares, a recomendação atual é de redução no consumo de sal. Por essa razão, existem atualmente no mercado vários queijos com teor reduzido de sal.

Também é importante notar que os queijos são excelentes fontes de vários outros nutrientes essenciais à saúde e se consumidos nas quantidades corretas, são mais benéficos à saúde do que prejudiciais.

Benefícios para a saúde

Dentes

Todos os produtos lácteos são excelentes fontes de cálcio e fósforo, que são essenciais para o desenvolvimento e manutenção da saúde dental. Entretanto, o queijo e o leite são conhecidos por conter fatores específicos que protegem contra cáries dentais e são conhecidos como anti-cariogênicos. O queijo é considerado como um dos alimentos mais anti-cariogênicos de todos.

As propriedades anti-cariogênicas dos queijos foram bem estudadas e vários mecanismos foram sugeridos para explicar como os queijos ajudam a proteger os dentes:

- Estudos mostraram que o consumo de queijos pode ajudar a reduzir os aumentos prejudiciais de acidez na placa que envolve o dente;
- Os queijos fornecem grandes quantidades de cálcio e fósforo à boca, o que ajuda a repor os minerais perdidos pela desmineralização;
- O consumo de queijos ajuda a promover a deposição de minerais como cálcio e fósforo no dente (remineralização) e aumenta a resistência do esmalte dentário;
- Estudos mostraram que o consumo de queijos seja sozinho, seja como parte de uma refeição, aumenta a concentração de cálcio na placa ao redor do dente. Isso ajuda a reduzir e repor o cálcio perdido quando o dente é atacado pelos ácidos produzidos na boca. Foi mostrado que o consumo de queijos após consumo repetido de bebidas ácidas pode retornar os níveis de cálcio na placa aos níveis de antes da bebida;
- Os queijos nos levam a produzir mais saliva na boca, o que ajuda a limpar os alimentos e reduzir a quantidade de açúcar presente pela fermentação e produção de ácido pelas bactérias da boca. A saliva também ajuda a neutralizar o ácido que é formado e pode ajudar a inibir a ação da placa bacteriana, ajudando a reduzir a produção de ácidos e os danos;
- Assim como no caso do leite, a caseína presente no queijo ajuda a proteger o esmalte dentário formando um filme fino na superfície do dente, que previne contra danos.

Desta forma, estimular as pessoas a consumirem queijos nas refeições, entre elas ou depois delas, bem como depois do consumo de bebidas com açúcar/lanches pode ajudar a prevenir a ocorrência de cárie dental.

Intolerância à lactose

A má-digestão ou intolerância à lactose descreve a capacidade reduzida de digerir o açúcar do leite, a lactose, devido a baixos níveis da enzima responsável por isso, a lactase, presente no intestino.

Em pessoas com essas condições, o consumo de certas quantidades de lactose tende a produzir sintomas como inchaço, produção de gases, espasmos no estômago e diarréia. Por essa razão, os produtos lácteos são freqüentemente evitados por essas pessoas e isso pode comprometer os requerimentos por nutrientes, como cálcio e fósforo.

Evidências têm mostrado que o consumo regular de pequenas quantidades de alimentos lácteos, como o leite, como parte de uma refeição, podem ser bem toleradas e podem até melhorar os sintomas. Entretanto, como mencionado anteriormente, o queijo tem particularmente um teor baixo de lactose comparado com os outros produtos lácteos. Sendo assim, esse produto é bem tolerado por aqueles que sofrem de má-digestão ou intolerância à lactose e fornece a eles uma excelente fonte de nutrientes ricos nos alimentos lácteos. 

Fonte: MilkPoint / Wikipédia 

Banda da semana...Queensrÿche


O Queensrÿche é uma banda de metal progressivo que nasceu em 1981. Chris DeGarmo, Michael Wilton se conheceram no colégio e juntaram-se a Scott Rockenfield e Eddie Jackson formando uma banda chamada The Mob. 

Conheceram Geoff Tate (que era do Babylon) durante o festival Metalfest '81. Chris e os outros integrantes não tinham um vocalista e não tiveram a menor vergonha de chamarem Geoff para cantar nesse festival. Apesar do resultado positivo, Geoff não permaneceu na banda após o evento. 

No ano seguinte, a banda passou a se chamar Queensrÿche, nome tirado da canção "Queen of the Reiche" da própria banda. O empresário da banda levou uma demo à revista Kerrang! que rendeu a gravação do EP Queensryche (206 Records) que traz, entre outras a canções "Queen of the Reich" e a voz de Geoff. Vendo isso, Geoff deixou do Myth (banda da qual fazia parte nessa época) e juntou-se ao Queensrÿche. 

Em 1983, depois de uma rádio local de Washington tocar algumas canções do Queensryche, a banda assina um contrato com a EMI, que regrava seu primeiro EP (o EP original da 206 Records é atualmente um item de colecionador.) Ainda no final desse ano, Chris DeGarmo e seus colegas fazem concerto ao lado de bandas renomadas como o Quiet Riot, Dio, e Twisted Sister. 

Em 1984 sai o primeiro álbum da banda, The Warning, gravado em Londres. O heavy metal inteligente que marcaria o som da banda apenas começava a se demonstrar neste disco que se tornaria um dos clássicos do rock em pouco tempo. Seguem-se turnês pelo Japão, Europa e Estados Unidos. Rage For Order sai no ano seguinte, consolidando o estilo da banda. 

Em 1986 a banda sai em turnê novamente, desta vez com AC/DC e Ozzy Osbourne. Em Outubro desse ano, despedem o empresário mas não cancelam os concertos, seguindo para a Europa com o Bon Jovi. Nessa época, o Queensrÿche já havia conquistado milhares de fãs por todo o mundo. 

Os fãs ficaram ainda mais fanáticos com o lançamento de Operation: Mindcrime (1988), produzido por Peter Collins, um álbum conceptual, parecido com a ideia de King Diamond em seus álbuns. Considerado o melhor por muitos fãs, trata-se de uma ópera rock com uma forte componente de crítica social, sendo bastante aclamada, tanto pela crítica como pelo público em geral, tendo marcado o ponto de assentamento do estilo próprio do grupo. O álbum conta-nos a história de Nikki, um jovem com o vício e dependência das drogas que quer fazer alguma coisa para mudar a sociedade, mas que acaba por se ver envolvido num plano criminoso, elaborado pelo maléfico Dr. X, que se aproveita da sua toxicodependência para o controlar. 

Mas é em 1990, com o álbum Empire (também produzido por Collins), que o Queensrÿche atinge a grande mídia. É desse álbum a famosa "Silent Lucidity" que conquistou outros milhares de fãs e rendeu um vídeo musical na MTV. O álbum lançou também outros singles e vídeos musicais, já que suas canções eram mais acessíveis e comerciais, porém não menos brilhantes. Com este disco a banda ganhou um dos prémios do MTV Video Music Awards, o de escolha da audiência. Nesta turnê, a banda visita o Brasil pela primeira vez, se apresentando no Rock In Rio II. 

A turnê Building Empires durou dois anos e rendeu um álbum ao vivo e um vídeo reunidos em uma caixa, Operation: Livecrime. Em 1993 o Queensryche gravou a faixa "Real World" para a trilha sonora do filme Last Action Hero (O Último Grande Herói). Depois disso a banda tirou férias que duraram seis meses. Em 1994 sai Promised Land, que vira um jogo em CD-ROM dois anos mais tarde. Hear in the Now Frontier chega em 1997. 

Em 1998, Chris DeGarmo resolveu deixar a banda, para a tristeza de muitos fãs. Mas esse não é o fim do Queensrÿche, que lança Q2K no ano seguinte, com o guitarrista Kelly Grey. 

Após seguidos trabalhos de estúdio e preocupados com a forte pirataria que era feita durante as turnês, o grupo decide que está na hora de presentear o público com material ao vivo de qualidade e gravam dois concertos em Seattle, cidade natal da banda. Em 2001 foi lançado então o álbum duplo Live Evolution, trazendo todos os sucessos da banda desde a década de 1980. 

No início de 2003 a banda anuncia a volta de DeGarmo, mas não definitivamente, e sim, apenas para gravar o novo disco e sair em turnê, como se fosse um músico contratado. A data de lançamento de Tribe foi adiada para 1 de Julho. Em Abril, Chris DeGarmo anuncia que não iria mais sair em turnê com a banda e que eles teriam que achar uma outra pessoa para a vaga dele durante os concertos, pois a sua agenda estava muito cheia e ele tinha seu projeto, Spy4Darwin, o qual não queria abandonar. 

Scott Rockenfield foi à imprensa e disse que com ele ou não o Queensrÿche sairia em turnê, e agradeceu a ajuda do amigo durante esse período da banda no estúdio. Mais uma vez a data de lançamento do novo álbum foi adiada, desta vez para 22 de Julho. É lançado, então, Tribe, com a banda em turnê junto com o Dream Theater e o Fates Warning. 

Com o guitarrista Mike Stone (que compôs e gravou a faixa "Losing Myself" do álbum Tribe) no lugar de DeGarmo, a banda lança o álbum e o vídeo The Art of Live, documentando a turnê que fizeram junto ao Dream Theater e Fates Warning para divulgar Tribe. 

No formato de vídeo de Art Of Live, a banda recebe no palco o Dream Theater para tocar dois covers, "Comfortably Numb" do Pink Floyd e "Won't Get Fooled Again" do The Who. O novo lançamento ao vivo também chama a atenção pelo fato da lista de faixas ser totalmente diferente da apresentada no lançamento Live Evolution, tendo em comum apenas a faixa "Roads To Madness" do álbum Warning (1984). 

Em 2006 anunciam a sequência do álbum conceptual Operation:Mindcrime II,sendo este o primeiro álbum inteiro com material inédito tendo Mike Stone como guitarrista efectivo da banda. Sendo todas as músicas creditadas ao vocalista Geoff Tate;o álbum revela um Queensryche muito mais "metal" e progressivo do que os anteriores. Na sequência lançam o DVD duplo Mindcrime at the Moore.Contendo os álbuns Operation:Mindcrime I e II na integra. No final de 2007 lançam o CD de covers chamado Take Cover(2007).Mostrando as várias influências que construíram o som único do Queensryche. Covers como Innuendo(Queen),Red Rain(Peter Gabriel)e tantos outros, o álbum reflete as influências da década de 70 e 80 da banda. 2009 é seguido de outro álbum conceitual - American Soldier - que conta com diversas histórias de soldados americanos por inúmeras guerras. Assim com Mindcrime II, a banda está mais coesa e mostrando seu lado progressivo de maneira mais fluida que em projetos passados. Em alguns momentos a banda resgata seu som único da década de 80, com referências desde Rage for Order até o mega-sucesso Empire.Com boa aceitação entre os fãs o álbum parece mostrar um Queensryche renovado,agora um quarteto sem Mike Stone nas guitarras. Em 2011 é lançado o álbum semi-conceitual Dedicated To Chaos, algum que teve grande divulgação mas pouca aceitação entre os fãs.Muito da característica da banda não se mostra presente em suas 16 músicas. Ainda em 2011 segue a turné em comemoração aos 30 anos da banda. No set list somente clássicos da banda entre as décadas de 80 e 90 com sua formação clássica. Esta turnê deve passar pelo Brasil em abril de 2012, com apresentação única em São Paulo, e abertura da banda Fates Warning, numa noite que deve reunir muitos fãs do estilo Heavy Metal Progressivo. 

Após o show em São Paulo, boatos se espalharam que Geoff flagrou os outros membros da banda planejando despedir ele da banda e colocar outro vocalista no lugar, logo depois Geoff surpreendeu os membros da banda no soundcheck, empurrando Michael Wilton e ameaçando o Scott com uma faca, isso foi o que alguns fãs que acompanhavam o soundcheck disseram ter presenciado. 

No dia 20 de junho de 2012, foi anúnciado que Geoff Tate não mais fazia parte da banda e que quem seguirá nos vocais da banda será o vocalista Todd La Torre, que já substituia o falecido vocalista da banda Crimson Glory, conhecido como Midnight. 

Curtam agora “Silent Lucidity”,umas das minhas favoritas. 

Grande abraço e até semana que vem. 



Long Live, Rock’n Roll \o/ 


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes