28 de dezembro de 2012

Rocambole de Bacalhau



Estava no trabalho quando fui colocar algumas notícias no mural da empresa. Nesse trecho, tem uma televisão que fica ligada. No exato momento em que passo, a Ana Maria (Mais Você) está preparando um Rocambole de Bacalhau. Sabe quando você fica hipnotizada? Então, assim fiquei por essa receita. E adivinha? Fiz para o Natal de casa. Massa super leve, recheio maravilhoso e visual lindo. Não preciso recomendar, né?!



Ingredientes da Massa:

½ xícara (chá) de farinha de trigo (70 g)
1 xícara (chá) de leite (250 ml)
2 colheres (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de queijo prato ralado no ralo fino (100 g)
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado (50 g)
3 gemas
½ colher (chá) de fermento em pó
3 claras batidas em neve


Modo de Preparo da Massa:

Em uma panela, coloque ½ xícara (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de leite e 50 g de manteiga e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar bem (10 minutos).

Transfira para uma batedeira e acrescente 1 xícara (chá) de queijo prato ralado no ralo fino e ½ xícara (chá) de parmesão ralado e bata bem até formar uma mistura homogênea e a massa esfriar (15 minutos).

Quando a massa estiver fria, adicione 3 gemas, uma a uma e continue batendo por mais 8 minutos. Desligue a batedeira e incorpore ½ colher (chá) de fermento em pó e depois, delicadamente, 3 claras batidas em neve.

Coloque a massa (feita acima) em uma assadeira retangular de pão de ló (37 cm X 26 cm) forrada com papel manteiga e untada com manteiga e leve ao forno médio pré-aquecido a 180 °C por +/- 20 minutos.

Depois de assada retire a massa do forno, desenforme sobre um pano e deixe amornar.



*****************

Ingredientes do Recheio:

3 colheres (sopa) de azeite
4 dentes de alho laminados
1 xícara (chá) de cebola picadinha
½ pimentão vermelho picadinho bem miúdo
400 g de bacalhau dessalgado, cozido e em lascas 
1 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de amido de milho dissolvido em ¼ xícara (chá) de água
50 g de azeitona preta picadinha
salsinha picadinha a gosto


Modo de Preparo do Recheio:

Em uma frigideira aqueça 3 colheres (sopa) de azeite e doure 4 dentes de alho laminados, 1 xícara (chá) de cebola picadinha e ½ pimentão vermelho picadinho bem miúdo. Junte 400 g de bacalhau dessalgado, cozido e em lascas e refogue por 1 minuto. Despeje 1 xícara (chá) de leite e 1 colher (chá) de amido de milho dissolvido em ¼ xícara (chá) de água do cozimento do bacalhau e deixe cozinhando por 20 minutos, mexendo sempre. Adicione 50 g de azeitona preta picadinha, salsinha picadinha a gosto, mexa rapidamente e deixe esfriar.


*****************

Ingredientes da Cobertura:

½ xícara (chá) de maionese (125 g)
¼ xícara (chá) de creme de leite sem soro (50 g)
80 g de batata palha
salsinha picadinha a gosto


Modo de Preparo da Cobertura e Montagem:

Retire o papel manteiga da massa já fria, espalhe o recheio de bacalhau por toda superfície da massa. No sentido do comprimento enrole cuidadosamente, com o auxílio do pano, no sentido do comprimento, formando um rocambole. Pincele ½ xícara (chá) de maionese (125 g) misturada com ¼ xícara (chá) de creme de leite sem soro, cubra com 80 g de batata palha por toda superfície e salpique salsinha picadinha a gosto. Sirva em seguida.

Bom Apetite!




0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes