22 de novembro de 2012

Lagarto Gelado


Olá, meninos e meninas. Só posso dizer uma coisa dessa receita: ela é MARAVILHOSA. Se você gosta desse tipo de carne gelada e bem temperada para comer com pão e/ou torradas, vale a pena experimentar. Aproveite o final de semana e prepare essa delícia toda colorida =)


Ingredientes:
1 peça de lagarto (de 1,5 a 2kg)
2 folhas de louro
1 cubo de caldo de carne
1 copo (requeijão) da água da azeitona em conserva
1 copo (requeijão) de vinagre branco
1  copo (requeijão) de azeite
1/2 copo (requeijão) de água
3 limões médios (ou a gosto)
3 cebolas grandes em rodelas
1 pimentão vermelho em rodelas
1 pimentão amarelo em rodelas
1 pimentão verde em rodelas
3 tomates grandes em rodelas
100g de azeitonas verdes em rodelas
2 colheres (sopa) de orégano
azeite


Modo de Preparo:

Aqueça bem a panela de pressão. Coloque um fio de azeite e doure a peça inteira de lagarto até selar bem (quando a carne estiver bem dourada e o "fundinho" da panela escuro). Coloque água filtrada (temperatura ambiente) até cobrir metade da carne e acrescente o cubo de caldo de carne e as folhas de louro. Deixe na pressão por 45 minutos após o apito (fogo baixo).

Aguarde sair toda a pressão e abra a panela. Com a peça de lagarto ainda quente, embrulhe-a com papel alumínio e deixe-a bem lacrada (se preciso, faça 3 "voltas" com o papel). Em seguida, leve à geladeira e deixe descansar de um dia para o outro.

Passado o tempo de espera, corte o lagarto em rodelas finas (utilizei uma faca elétrica, mas pode usar a manual, porém bem afiada). Reserve.

Em um refratário grande de vidro, faça camadas alternando fatias de lagarto, pimentões, tomates, cebolas e azeitonas. Misture os temperos (azeite, vinagre, água, água de azeitona, orégano) e espalhe por cima das camadas (não precisa de sal por conta da água da azeitona ser bem salgada).

Tampe o refratário e deixe marinar na geladeira por, no mínimo, 12 horas antes de servir.

Bom Apetite!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes