22 de novembro de 2012

Feriadão

Google Imagens

Novembro é um mês muito aguardado para os amantes dos feriados. Temos logo no inicio o dia de Finados, dia de prestarmos homenagens àqueles que já partiram. Dia em que os cemitérios ficam cheios de pessoas que em sua grande maioria e por vários motivos, vão visitar seus mortos apenas nesse dia. Nesse dia também precisamos ter cuidados com ladrões infiltrados em meio a multidão e com o mosquito da dengue, que poderá se procriar nos vasos de flores deixados nos túmulos. Infelizmente ainda há pessoas inconscientes o suficiente para não tomarem os devidos cuidados. 

Em seguida temos 15 de novembro, dia da Proclamação da República. Esse dia deveria simbolizar o ingresso de nossa nação no sistema político democrático. Sim a tão alardeada democracia deveria ser nossa condutora política. Mas sabemos que ao longo de nossa história as coisas não ocorreram exatamente assim. Passamos por vários momentos delicados de golpe de estado e ditaduras. 

Dia 19 de novembro, não é feriado, por isso muito menos lembrado. É o dia da Bandeira Nacional, símbolo de nossa Nação que deveria ser amado e muito respeitado, o que nem sempre acontece, infelizmente. 

Para encerrar o mês, temos 20 de novembro – não é feriado nacional – que marca o dia da Consciência Negra. Finalmente depois de anos de luta, o movimento negro brasileiro está conseguindo ganhar espaço, ser ouvido. Apesar de muitos ainda insistirem que não há preconceito no Brasil. Esse feriado marca a Semana da Consciência Negra, quando muitos debates e eventos são realizados visando elevar a autoestima e a conscientização da população negra brasileira. 

Por que esse tema essa semana? Por que temos muitos feriados ao longo do ano, mas infelizmente, poucos sabem seus significados e importância. Para muitos, feriado é apenas um dia de folga e se for “emendado” então, melhor ainda. 

Datas especiais precisam ser lembradas e comemoradas de acordo com seus significados, e não apenas como mais um jeitinho brasileiro de matar o trampo! 


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes