15 de novembro de 2012

Bebadosamba

A arte brasileira este ano está em festa, o mestre Gonzagão e o escritor baiano Jorge Amado comemorariam 100 anos, a Semana de Arte Moderna de 22, completou 90 anos. Caetano Veloso, Gilberto Gil e Milton Nascimento completaram 70 anos, isso só para citar alguns dos mais importantes nomes de nossa arte. 

Todos esses artistas merecem homenagens, e as estão recebendo pelos quatro cantos do país, mas hoje, farei homenagem a um nome pouco citado, mas tão talentoso quanto qualquer um dos que já citei. 

Refiro-me ao senhor Paulo César Batista de Faria, ou melhor, Paulinho da Viola, um dos maiores nomes de nossa MPB. Nasceu no Rio de Janeiro, em 12 de novembro de 1942, filho de músico, seu destino não poderia ser outro. Na sua infância e juventude, pode assistir de perto e depois tornou-se parceiro de músicos como Cartola e Candeia. Com seu jeito tímido e muito talento, foi conquistando seu espaço nas grandes rodas de samba carioca e depois conquistou o Brasil. 


Portelense de coração, por ironia do destino teve um samba em homenagem à Mangueira classificado em um grande festival, para se redimir, compôs Foi um rio que passou em minha, que se tornou um de seus maiores sucessos. 


Seu repertório é tido pela crítica como sofisticado, que varia entre o samba e o chorinho com igual competência. Já teve muitas músicas em trilha de novela, quem não se lembra de “dinheiro na mão é vendaval...”, outras composições importantes como 14 anos, Bebadosamba, Dança da solidão e Pra jogar no oceano fazem parte do seu repertório impecável. Nossa música tem orgulho em ter um fiel e digno representante, que prima pela qualidade do som de seu instrumento, pela qualidade de suas letras e também pela qualidade única de suas interpretações. Parabéns Paulinho da Viola, que seus 70 anos se convertam em 1000 anos de qualidade para nossa música! 


Um comentário:

  1. Gostei do artigo!
    É importante valorizarmos nossa cultura e principalmente, com ótimos nomes como Paulinho da Viola.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Receber Receitas

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes