2 de julho de 2012

Segunda Saudável: Mandioca

Google Imagens
A origem da mandioca ainda é controversa, alguns acreditam que a mandioca teria sua origem nas Américas Central e do Sul e outros crêem que sua origem estaria no cerrado brasileiro e posteriormente alcançado a Amazônia.

A teoria mais aceita está embasada em uma lenda que conta sobre um passado muito distante onde a linda filha de um chefe indígena, chamada Mani, morrera ao completar apenas um ano. A criança de aparência muito branca foi enterrada dentro de sua oca, onde sua sepultura teria sido regada diariamente, conforme o costume da tribo. Algum tempo depois nasceu uma planta desconhecida sobre seu túmulo. Com o tempo as raízes foram aparecendo e chamaram atenção dos índios que as comeram. Teriam então, os indígenas, aprendido a cultivar a planta e passaram a chamá-la de Mani-oca que significava casa de Mani, onde a junção dessas palavras acabou tornando-se “mandioca”. Quem registrou essa lenda foi o escritor e folclorista mineiro, especialista em cultura indígena, Couto de Magalhães (1837 – 1898).

Muitos pesquisadores acreditam que a mandioca teve sua origem nas tribos Tupis, mas essa pode não ser a versão mais correta. Como a palavra Mani é de origem Aruak (povos originários do alto amazonas, litoral equatoriano e planícies venezuelanas), e esses eram exímios agricultores, principalmente no cultivo da mandioca, é possível presumir que os Tupis tenham aprendido com eles como cultivar essa planta.

Por sua provável origem, a mandioca caracteriza-se por ser um produto brasileiro e tem relevante importância na cultura e alimentação brasileira. Ela é produzida em 1,7 milhão de hectares em todo Brasil e juntamente com milho, arroz e cana de açúcar constituem como principais fontes de alimento e cerca de um bilhão de pessoas em todo mundo utilizam-na como fonte alimentar.

Para quem não tem o hábito de comer a mandioca aqui vão algumas vantagens de acrescentá-la ao cardápio:
• É rica em vitamina C e sais minerais;
• Favorece a absorção de ferro;
• Atua no metabolismo dos aminoácidos, gorduras e carboidratos;
• É excelente para visão, pele e mucosas;
• É rica em cálcio.

Porém quem está acima do peso é bom não abusar, pois a mandioca é rica em calorias.

Beleza

As indústrias de cosméticos também apostaram em todos os benefícios que essa raiz possui. Podemos encontrar no mercado várias linhas para cabelos com shampoo, condicionador e máscara que prometem brilho, maciez e auxílio no crescimento.

Propriedades

Mantém ossos saudáveis e ajuda a controlar impulsos nervosos

A mandioca é boa fonte de carboidratos, de calorias e contém grande quantidade de vitaminas B.

A mandioca é uma boa fonte de carboidratos e fonte de vitaminas do complexo B. Possui cálcio, fósforo e potássio.

Com certeza você deve ter um pé atrás com a mandioca, pela sua fama de ser calórica. Por isso, quando está de regime se mantém a metros de distância desse alimento. Saiba que mesmo com sua alta taxa calórica de 125 calorias a cada 100 gramas devido a sua alta quantidade de carboidratos, a mandioca pode ser uma das maiores aliadas na sua luta contra a balança. Isso mesmo, apesar de parecer uma contradição a mandioca pode te ajudar a emagrecer pelo seguinte aspecto, já que possui muita fibra, os carboidratos são transformados em energia bem devagar. Isso sacia a fome e ajuda a regular o intestino, diminuindo de maneira drástica o inchaço abdominal.

Outro benefício que a mandioca oferece é a sensação de bem estar, proporcionada por algumas substâncias existentes no alimento. Além de ser excelente no combate ao envelhecimento da pele, pois estudos descobriram que a raiz é fonte de licopeno e betacaroteno, que são antioxidantes que atuam no combate ao envelhecimento da pele. Mas, para quem quer usar a mandioca como aliada na perda de peso deve usar alguns truques, como utilizar a mandioca como substituta de algum alimento do mesmo grupo, como arroz, batata, pão ou macarrão. A maneira de prepará-la também faz a diferença quando o assunto é perda de quilos. Consuma a raiz cozida com um leve tempero, pois é muito mais saudável do que frita e ainda fica gostoso e muito mais leve.

Fonte: Companheiros do Verde / Para Mulher / Uol Educação


Artista da semana...Michael Jackson!


Michael Joseph Jackson foi cantor, compositor e bailarino, tendo se dedicado aos estilos hard rock, rhythm & blues, disco e dance. Ainda criança, formou com seus irmãos, na década de 1960, o grupo Jackson Five, de grande êxito, no qual atuava como vocalista.

A seguir, nos anos 80, partiu para a carreira solo, tornando-se uma superestrela do rock, de fama mundial, devido principalmente ao álbum Thriller, de 1982, o disco mais vendido da história da música até a data de morte de Jackson.

Aclamado como "King of pop, rock and soul" ("Rei do pop, rock e soul") pela atriz Elizabeth Taylor, também foi chamado de "Rei do entretenimento" pela apresentadora de tevê Oprah Winfrey. Até mesmo a tradicional Enciclopédia Britânica concedeu espaço a Michael Jackson, no verbete "rock music", tratando-o como estrela do rock, ao lado de Madonna e Prince.

A arte de Michael Jackson evoluiu e se modernizou ao longo do tempo, especificamente no que se refere às fusões de estilos musicais que ele realizou, criando sucessos como "Billie Jean", "Thriller", "Bad", "Smooth criminal", "Remember the time" e "Jam", quando chega, então, ao estilo new jack swing.

Mas Jackson também produziu rock and roll do melhor tipo - e também hard rock -, como nas canções "Beat it", "Dirty Diana", "Black or White", "Give in to me", "D.S.", "Morphine" e "Privacy".

Personagem midiático

Grande parte da crítica musical sempre considerou Michael Jackson um gênio musical e artístico, descobridor de novas linguagens - sonoras e corporais. Mas ele também foi uma figura polêmica, com defensores e detratores, o que alimentou, muitas vezes com seu apoio, uma série de lendas a seu respeito. Entre elas, a da suposta doença - vitiligo - que alterou a cor de sua pele, sem esquecer as inúmeras plásticas a que se submeteu, e que modificaram radicalmente sua aparência.

Nos últimos anos, Michael Jackson envolveu-se num tumultuado caso de pedofilia. Por falta de provas, a ação não progrediu - e ele foi absolvido de dez acusações -, mas acabou por comprometer seriamente sua popularidade e sua vida financeira.

Personagem midiático, ganhador de 13 prêmios Grammy, Michael Jackson preparava, em 2009, sua volta aos palcos para uma série de 50 shows em Londres, a partir do dia 13 de julho, com ingressos esgotados desde o anúncio da turnê.

No dia 25 de junho, contudo, o cantor faleceu, aos 50 anos, após sofrer uma parada cardíaca em sua casa, em Los Angeles (EUA).

Confiram agora uma das minha favoritas... “Beat it”.


E gostaria de destacar também, “We Are The World”,que foi uma canção composta por Michael Jackson e Lionel Richie, gravada em janeiro de 1985 por 45 dos maiores nomes da música norte-americana, no projeto conhecido como USA for Africa. A música tinha como objetivo arrecadar fundos para o combate à fome no continente africano. Inspirados pelo Band Aid, festival organizado pelo músico irlandês Bob Geldof, que reuniu dezenas de astros da música mundial, Michael e Lionel convocaram 45 dos maiores nomes da música norte americana em torno do projeto. O single, o LP e o clipe renderam cerca de 55 milhões de dólares. We Are the World apresentava 44 vocalistas diferentes, incluindo Michael Jackson, Lionel Richie, Harry Belafonte, Tina Turner, Bruce Springsteen, Billy Joel, Kenny Rogers, Bob Dylan, Cyndi Lauper, Diana Ross, Ray Charles e Stevie Wonder. Foi produzido pelo maestro Quincy Jones, que também fez a regência do grupo vocal. A vendagem atingiu 7 milhões de cópias só nos Estados Unidos, tornando-se um dos singles mais vendidos de todos os tempos.

A iniciativa desencadeou no Brasil a campanha Nordeste já, que seguiu a idéia original. Em 1987 a Rede Globo, no programa Fantástico, lançou o clipe da música "Viver outra Vez" em benefício da campanha em combate à AIDS, onde participaram vários cantores como Adriana, Jerry Adriani, Márcio Greyck, Erasmo Carlos, Marcelo, Elza Soares, Dalto, Guilherme Arantes, Neguinho da Beija Flor, Rosana, Sylvinho, 14 Bis e a modelo Monique Evans. Este clipe foi feito aos moldes da campanha americana.

Demais né?! Grande abraço e até semana que vem. Long Live, Rock’n Roll \o/

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes