25 de julho de 2012

Lagarto de Panela com Legumes




Para mim, essa é uma das melhores receitas de carne de panela que já fiz. Antes de prepará-la, busquei na net algumas dicas e encontrei o blog Cozinhando para relaxar, que ensinou o passo a passo da melhor carne de panela mineira. Fiz algumas adaptações (acrescentei legumes e optei pelo Lagarto), testei, aprovei e amei. Que delícia!!! Se eu fosse você, separaria essa receita para fazer hoje mesmo.  

Ingredientes:
500g de lagarto em cubos médios
2 cebolas médias em rodelas
½ pimentão verde em cubinhos pequenos
4 batatas médias em cubos médios
1 cenoura grande em rodelas grossas
1 colher (café) de sal
2 dentes de alho espremidos
1 colher (café) de orégano
2 colheres (sopa) de óleo
2 a 3 xícaras (chá) de água quente
Pimenta do reino
Pimenta dedo de moça


Modo de Preparo:

Em uma panela de pressão, coloque o óleo, a carne e os temperos por cima (sal, pimenta, orégano e alho). Não misture. Leve ao fogo baixo com a panela semitampada. Nos primeiros minutos, a carne vai soltar um líquido. Não mexa. Continue com a panela no fogo baixo por, aproximadamente, 30 minutos ou até quando formar uma “borra” na panela (a carne estará bem dourada e o fundo “queimadinho”). Nessa etapa, você não deverá mexer a carne.

Transcorrido o tempo e a borra ter aparecido, mexa levemente e acrescente as cebolas em rodelas e o pimentão. Tampe parcialmente a panela e deixe até dourar a cebola. Cubra toda carne com água fervente, mexa bem até a borra incorporar à água e deixe na pressão (após o apito) por, aproximadamente, 30 minutos.

Desligue o fogo e aguarde sair toda a pressão. Abra a panela e acrescente as batatas e a cenoura. Misture bem e acerte o sal se necessário. Tampe e leve a pressão por mais 5 minutos para o cozimento dos legumes.
Abra a panela após o fim da pressão, verifique o cozimento dos legumes e deixe no fogo por mais 10 minutos para que o caldo fique bem encorpado.

Finalize com cheiro-verde (opcional) e sirva com arroz e saladas.

Bom Apetite!

Um comentário:

  1. Não é necessário temperar essa carne com antecedência e como fazer para que ela não fique seca quando pronta?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Receber Receitas

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes