8 de abril de 2013

Segunda Saudável: Uvaia

Fonte: Lucia Passos

Em um mundo de morangos, laranjas, uvas e maçãs, você já provou a pitoresca uvaia? Não; a frutinha não veio da Europa nem foi trazida pelos talentosos agricultores vindos do Japão no início do século passado.

A uvaia é uma fruta típica da Mata Atlântica. Ou seja, é “fruta do mato”, como se diz no interior paulista. O que, porém, não é desdém algum: seu sabor intenso, o perfume marcante, a polpa delicada e a aparência convidativa fazem da uvaia um verdadeiro deleite com seu gosto tropical. Mas não é fruta que agrada a todos os paladares se consumida in natura: seu sabor é azedo, embora muito agradável. Aliás, é de sua acidez que vem seu nome, em tupi: ubaia ou ybá-ia, que quer dizer “fruto azedo”.

É portanto em sucos e compotas que a uvaia se sai muito bem. Mousses, doces, flans e sorvetes conquistam pelo sabor delicado, refrescante e silvestre; um misto que faz lembrar o sabor da uva e da lichia, mas tem uma personalidade bem própria e bastante marcante.

O fruto tem cor amarela-ouro, com casca fina e levemente aveludada. Amassa com facilidade, sendo necessário cuidado na colheita e transporte – sendo por isso difícil de ser encontrada à venda no varejo (é mais fácil encontrar doces ou compotas).

Dependendo da variedade, a árvore de uvaia pode ter de 6 a 13 metros de altura, mas há as espécies de campo aberto, que produzem pequenos arbustos com cerca de apenas um metro de altura. Também é possível fazer podas de controle, limitando o tamanho da árvore (que é também muito ornamental) a até 2 metros, o que facilita a colheita.

Como é típica da Mata Atlântica, a uvaia é usada em projetos de reflorestamento, no qual desempenha o papel de trazer animais, com seus frutos servindo de alimento a aves e pequenos animais.

Relativamente comum em pomares no Sul e no Sudeste, pode ser também encontrada no cerrado, onde é chamada de “perinha do campo”.

A frutinha é rica em vitamina C: possui cerca de quatro vezes mais do que a laranja.

Em um mundo de morangos e maçãs – que, aliás, evidentemente também são muito saudáveis, como toda fruta, mas são mais comuns –, se puder não deixe de saborear o diferente sabor da uvaia. Se tiver a chance, escolha a fruta ao natural e faça sucos ou doces, sem exagerar no açúcar para não torná-lo muito calórico.

Você terá um delicioso encontro com um gosto que o fará se sentir em meio à Mata Atlântica e, de quebra, estará consumindo muita vitamina C, com seus benefícios como o combate aos radicais livres (o que diminui o envelhecimento) e a prevenção de enfermidades como doenças cardiovasculares, câncer e doenças do envelhecimento. 

Fonte: Clube Sangue Bom / Wikipédia 

Banda da semana...Ultraje a Rigor


Ultraje a Rigor é uma banda brasileira de rock, criada no início dos anos 80 em São Paulo. Idealizada por Roger Rocha Moreira (voz e guitarra base), obteve sucesso em 1983 no Brasil devido aos hits "Inútil" e "Mim Quer Tocar". Em 1985 a banda ficou nacionalmente conhecida pelo álbum Nós Vamos Invadir Sua Praia que trouxe o primeiro disco de ouro e platina para o rock nacional. O mesmo álbum, mais tarde, acabou sendo consagrado como o "melhor álbum de rock nacional" pela Revista MTV, em dezembro de 2008. A banda é um grande marco no cenário do rock nacional. Sua formação inicial era Roger, Leonardo Galasso (bateria, mais conhecido como Leôspa), Sílvio (baixo) e Edgard Scandurra (guitarra solo). Mal o nome foi adotado, Sílvio saiu para dar lugar a Maurício Defendi. Hoje, apenas Roger, idealizador da banda, continua desde a formação original. 

Em 2010, houve o anúncio do lançamento da biografia Nós Vamos Invadir sua Praia, que mostra a história da banda. O livro, escrito pela jovem jornalista Andréa Ascenção, autora do agente literário Andrey do Amaral, vem recheado com histórias, fotos, letras de músicas, depoimentos, etc. O livro foi lançado em abril de 2011 pela Editora Belas Letras. Roger disse que pretende gravar ainda este ano um CD e DVD ao vivo, comemorando os 30 anos de carreira. 

Desde junho de 2011, a banda faz parte do elenco do talk show Agora é Tarde, como banda fixa. Com isso, a banda voltou a ter um maior destaque na grande mídia, se apresentando em grandes festivais, como o SWU, e no Reveillon na Paulista. Recentemente, a banda lançou pela Deckdisc um álbum em parceria com os Raimundos, intitulado O Embate do Século: Ultraje a Rigor vs. Raimundos. A ideia do projeto é de que uma banda regrave da outra, e vice-versa. 

Curtam agora uma das minhas favoritas,”Inútil”. Grande abraço e até semana que vem. 



Long Live, Rock’n Roll \o/ 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes