11 de abril de 2013

À Maria Helena

Google Imagens
O conhecimento é a base de tudo, e dizem os sábios que este é uma das únicas coisas que não podemos perder ou que não podem nos tirar. Há duas formas práticas de conseguir conhecimento: estudando e vivendo. 

Os estudos nos fornece o conhecimento formal, que vai das operações básicas da matemática às mais modernas e variadas invenções tecnológicas. A vida por sua vez nos dá experiências que nos torna dia a dia mais sábios. 

Isso tudo é uma grande divagação para introduzir o assunto dessa semana, na verdade uma homenagem póstuma. Faleceu em São Paulo, na última semana, a professora aposentada Maria Helena T. C. Barros, uma das grandes pioneiras da Biblioteconomia no Brasil. Ela lecionou por anos aqui em Marília, na UNESP e aposentou-se no ano de 2006. Fui sua aluna e orientanda, aliás, a última antes de sua aposentadoria. 

A professora Maria Helena era uma grande entusiasta das bibliotecas públicas e da ação cultural, e transmitia isso com maestria a todos seus alunos. Suas aulas eram momentos especiais, em que ela nos bombardeava de conhecimento. Tanto o acadêmico como o conhecimento cotidiano. A cada aula eu aprendia um pouco mais sobre o prazer, as dores e as delícias de ser bibliotecária. 

Um colega comentou comigo, após recebermos a notícia da morte de nossa mestra, que o mundo da biblioteconomia estava mais pobre, pois havíamos perdido Maria Helena. Eu não encaro assim, sem dúvida alguma a sua morte nos deixará para sempre um enorme vazio, mas não creio que tenhamos ficado mais pobres, pois cada um de seus alunos – e foram tantos – carregam em si seus ensinamentos e com certeza os coloca em prática no seu dia a dia profissional. 

A professora Maria Helena foi um grande exemplo para todos nós, ela adquiriu muitos conhecimentos ao longo de sua jornada e como poucos soube como transmiti-los, por isso não ficamos mais pobres e não a perdemos, somos os multiplicadores de seu legado, de seu grande e inconteste amor e sua ímpar dedicação à biblioteconomia.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes