7 de janeiro de 2013

Segunda Saudável: Repolho

Google Imagens
É um dos alimentos mais antigos utilizados pelo homem, pois há referências ao seu uso desde o período neolítico, que vai desde 5000 a 2500 a.C. Faz parte da mesma família da couve, mas se diferencia desta pelo formato redondo e compacto. 

Pode ser encontrado nas seguintes variedades e tipos: - Branco, mais comum; - Verde ou repolho-crespo; - Roxo. Podem ser redondos, achatados ou pontudos, e variam também na consistência, que vai da mais macia até a mais dura. 

É facilmente encontrado em feiras-livres, quitandas e supermercados, vendido por peça ou por peso, sendo preferível escolher os mais pesados e firmes. Quanto às folhas, escolha as viçosas, rijas, sem rasgos ou sem marcas de insetos. Quanto ao talo, deve ser compacto e claro, porque, se estiver mole e com cor mais escura, é uma peça mais velha. 

Uma peça pequena, em torno de 300 gramas, dá para duas pessoas, em média, lembrando que cerca de 100 gramas do repolho não são podem ser aproveitados. 

O repolho pode ser guardado na gaveta da geladeira por 8 a 10 dias, pois tem uma boa resistência. Mas é preciso ter o cuidado de, antes, retirar as folhas de fora se observar que estão murchas ou rasgadas. Uma boa tática é cortar o repolho em fatias, ao invés de cortar no meio, caso não vá usá-lo de uma vez só. Em seguida, coloque num saco plástico e guarde na gaveta inferior da geladeira, pois resiste bem, pelo menos, por mais três dias, em média, mas pode ser congelado, caso conclua ser vantajoso, pois, como é facilmente adquirido, talvez não compense usar o método do congelamento. 

O repolho pode ser usado em saladas, sopas, ensopados e refogados, além de outras opções, tais como na culinária oriental – caso do “charuto árabe” , quando é recheado com carne, cebola e outros temperos. Pode ser consumido cru ou cozido, mas o ideal é que seja cru, porque é menos indigesto e provoca menos gases e, além disso, há maior aproveitamento da Vitamina C nele contida. 

É rico em: - fibras; - sais minerais (cálcio, ferro, fósforo, potássio, enxofre); - vitaminas A, do complexo B, C. 

Valor calórico: 100 gramas de repolho cru, fornecem cerca de 25 calorias. 

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : Contém antioxidantes e substâncias que melhoram a resistência contra doenças. Diminui o risco de doenças do coração, derrame e ajuda a prevenir o câncer de cólon e os tumores malignos causados pelo estrogênio, além de ajudar na cicatrização de úlceras pépticas. Mas pode causar distensão abdominal e flatulência, desprende um odor forte e desagradável de enxofre, durante o cozimento e ao expelir gases intestinais. 

Fonte: Posto 7 / Wikipédia 

Artista da semana... Ronnie James Dio \m/ 


Ronnie James Dio, nome artístico de Ronald James Padavona (Portsmouth, 10 de julho de 1942 — Houston, 16 de maio de 2010) foi um músico e compositor de heavy metal ítalo-americano, famoso como front-man das bandas Rainbow, Black Sabbath e DIO. É considerado um vocalistas expressivo no seu gênero musical. 

Ronnie adotou o sobrenome artístico "Dio" inspirado no mafioso italiano, Johnny Dio.Ainda na escola, formara a banda de rockabilly.Vegas Kings que, após mudar de nome várias vezes (sendo chamada de Ronnie and the Rumbles, Ronnie and the Redcaps, Ronnie Dio and the Prophets, The Eletric Elves e The Elves), finalmente tornou-se conhecida como a banda ELF. 

Em meados dos anos 70 foi convidado para cantar no grupo Rainbow do guitarrista Ritchie Blackmore (ex-membro do Deep Purple), no qual participou de quatro álbuns. Após deixar o Rainbow por conta de desentendimento com Blackmore, foi convidado pelo guitarrista Tony Iommi para ocupar o posto de vocalista no Black Sabbath, permanecendo com a banda até 1982. 

No mesmo ano forma uma banda própria denminada simplesmente "DIO", para em 1983 lançar o álbum entitulado Holy Diver. Deste participaram também o baterista Vinny Appice, que tinha acompanhado Dio na saida do Black Sabbath, seu antigo companheiro do Rainbow, o baixista Jimmy Bain, e o guitarrista Vivian Campbell (posteriormente no Def Leppard). Holy Diver foi muito bem aceito e deixou clássicos como a faixa-título, "Stand Up and Shout", "Don’t Talk to Strangers" e o hit "Rainbow in the Dark". 

Embalado com o sucesso, Dio grava mais um álbum com sua banda em 1984, este entitulado The Last in Line e a banda embarca numa turnê mundial juntamente com o tecladista Claude Schenell. Em seguida Dio lança seu primeiro vídeo oficial. 

Após o lançamento de álbuns conseguintes e mudanças na formação da banda, Dio faz uma pausa em 1987. Em 1990 reforma a banda DIO e lança o disco Lock up the Wolves. A banda é composta por músicos totalmente novos. Durante a subsequente tournê Dio reencontra o ex-colega do Black Sabbath, o baixista Geezer Butler, e deicde retornar a banda para gravar o álbum Dehumanizer em 1992. O grupo se consolidara novamente, mas Dio resolve deixar o Black Sabbath na última data da tournê, após o incidente de saber que este pretendia abrir um show para Ozzy Osbourne. 

Nos anos entre 1983 e 2006 permaneceu ativo com a banda DIO e voltou a trabalhar com o companheiro Vinny Appice até 2003. 

Em 1997 fez sua primeira aparição no Brasil juntamente com Bruce Dickinson, Jason Bonham Band e Scorpions. 

Em 2007 reuniu-se com os antigos companheiros de Black Sabbath, Tony Iommi, Geezer Butler e Vinny Appice, para excursionarem na promoção do da coletânea Black Sabbath - The Dio Years. Este evento resultou na formação da banda Heaven and Hell que permaneceu ativa até o dia de sua morte. 

Ao longo de sua carreira Dio popularizou a expressão da mão chifrada. No documentário "Metal - a headbangers journey" ele faz referência à sua avó italiana, que supostamente usava o gesto para afastar "mau-olhado". 

Fique agora com com “The Last in Line”,uma das minhas favoritas. Grande abraço e até semana que vem. 



Long Live, Rock’n Roll \o/ 


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Receber Receitas

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes