23 de janeiro de 2012

Segunda Saudável: Goiaba

O fruto é constituído de uma baga, carnoso, casca verde, amarelada ou roxa, com superfície irregular, de cerca de oito centímetros de diâmetro. Em seu interior, há uma polpa rosada, branca ou dourada, contendo dezenas de pequenas sementes duras, mas que podem ser ingeridas sem problemas. Somente as variedades de polpas brancas e vermelhas são comercializadas. As quatro sépalas da flor estão normalmente presentes em uma das extremidades da goiabada.

Existem duas variedades: a branca, de casca esverdeada e interior amarelo-esverdeado pálido e a vermelha, de casca amarelada e interior rosado. Algumas moscas utilizam a goiaba para depósito de seus ovos. As larvas dessas moscas são popularmente chamadas de bicho-da-goiaba. As goiabas são consumidas principalmente in natura ou em forma de doce, chamado goiabada. Compotas, geleias e sucos também são comuns. São muito ricas em vitamina C, com de 180 a trezentas miligramas de vitamina por cem gramas de fruta (mais do que a laranja ou o limão).

A goiaba não é ácida e, assim, pode substituir o tomate na confecção de molhos salgados e agridoces, sobretudo no caso de pessoas com restrições à acidez deste último. De um modo geral, não tem muito açúcar e possui quase nenhuma gordura, sendo indicada para qualquer tipo de dieta. De preferência, deve ser comida crua. É contra-indicada apenas para pessoas que tenham o aparelho digestivo delicado ou com problemas intestinais.

A goiaba, seus nutriente e as calorias

A goiaba é uma fruta de grande valor nutritivo e de alto benefício ao organismo, pois contém grandes quantidades de vitamina A, B1, B2, C, além de sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. Também é rica em licopeno, uma substância que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer como o da próstata. Em geral não possui muito açúcar e quase nenhuma gordura, sendo assim indicada em qualquer tipo de dieta, principalmente aquelas para perder peso com saúde.

Cada 100 gramas de goiaba contém cerca de 69 kcal.

Os benefícios proporcionados pela goiaba:

• Tratamento de diarréias;

• Ajuda a prevenir a acidez do estômago;

• Cicratizante de feridas;

• Retenção de líquidos;

• Fortifica os ossos e os dentes;

• Melhora o aspecto da pele, retardando o envelhecimento;

• Regula o aparelho digestivo;

• Benéfica na redução do colesterol;

• Auxilia no emagrecimento;

• Dá maior resistência física;

• Reduz os níveis de pressão arterial e de triglicérides;

• Auxilia na prevenção de doenças cardíacas;

• Eficiente em gargarejos, e no tratamento de infecções de boca e garganta;

• Ajuda na cura de irritações vaginais;

• Ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Utilização na culinária

A goiaba pode ser consumida tanto ao natural, como também no preparo de excelentes pratos:

• Em saladas;

• Molhos salgados e agridoce;

• Sucos;

• Doces em pastas;

• Geléias;

• Sorvetes;

• Coquetéis;

• Compotas;

• Goiabada;

• Recheios etc.

Curiosidades da goiaba

• O consumo em excesso de goiaba pode não ser muito bem recomendado para pessoas que tenham o aparelho digestivo delicado ou com problemas de intestino preso;

• Para não perder o sabor e seu valor nutritivo, ela nao deve ser consumida muito verde ou muito madura;

• Existe aproximadamente 2.800 espécies de goiaba;

• Para fazer com que o doce de goiaba branca em compota não escureça, descasque as frutas sob água corrente ou dentro de uma bacia com água;

• A indigestão de um pedaço de goiaba vermelha por dia pode reduzir consideravelmente os níveis de pressão arterial, do colesterol e triglicérides.

Seu período de safra vai de janeiro a maio, porém pode ser encontrada durante o ano todo.

Fonte: Google Imagens / Wikipédia / Nutrição Em Foco

Banda da semana...Guns n’ Roses!


Guns N' Roses (às vezes abreviado como G N' R ou GnR) é uma banda americana de hard rock, formada em Hollywood, Los Angeles, Califórnia, em 1985. A banda já lançou seis álbuns de estúdio, três EPs e um álbum ao vivo. A formação clássica original, que assinou contrato com a Geffen Records, consistia no vocalista Axl Rose, o guitarrista solo Slash, o guitarrista rítmico Izzy Stradlin, o baixista Duff McKagan e o baterista Steven Adler. O co-fundador Axl Rose é o único membro original do atual Guns N 'Roses.

A banda já vendeu mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo, sendo cerca de 43 milhões somente nos Estados Unidos. O seu álbum de estréia em 1987, Appetite for Destruction vendeu cerca de 28 milhões de cópias no mundo todo, sendo certificado 17 vezes platina pela RIAA (Associação da Indústria de Gravação da América).

A formação atual inclui o vocalista e pianista Axl Rose, guitarristas solo Ron "Bumblefoot" Thal e DJ Ashba, guitarrista rímico Richard Fortus, o baixista Tommy Stinson, tecladistas e backing vocals Dizzy Reed e Chris Pitman, e o baterista Frank Ferrer.

O estilo musical, a presença em palco e a imagem de bad boy da banda contribuíram para o sucesso do grupo durante uma nova era de dominação do hard rock no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Enquanto o glam metal liderava nas vendas de discos, tabelas de vídeos e rádio, os Guns N' Roses ofereciam um som mais tradicional do rock, e conquistaram muitos fãs, impressionados pela autenticidade entusiasmante.

Seu novo trabalho, Chinese Democracy foi lançado no dia 23 de Novembro (EUA) e 25 de novembro 2008 no Brasil e já vendeu (10 de junho de 2010) cerca de 7 milhões de cópias em todo o mundo, atingindo a certificado de platina nos EUA por chegar a marca de 1 milhão de cópias.

Em 27 de setembro de 2011 a banda foi nomeada finalista para introdução no Rock and Roll Hall of Fame. Os cinco homenageados serão anunciados no fim de 2011. A banda se apresentou no Rock in Rio no dia 2 de Outubro.

Depois de ser finalista para introdução no Hall, foi especulado sobre um possível reunião do grupo. Duff McKagan disse a Associated Press: "Claro que há uma chance. Eu não sei o quão real é essa chance." Slash também falou sobre a reunião a Billboard: "Claro que há especulações sobre como será caso sejamos premiados, mas no caso do Guns N' Roses realmente não há como adivinhar o que pode acontecer. Eu suponho que, se acontecer, todos irão tentar se entender de alguma forma. Mas acho que o primeiro a se fazer é esperar e ver se se seremos incluídos no 'Hall', já que sabemos o quão imprevisível isso pode ser".

Já Axl deu a entender que talvez exista a possibilidade de um reencontro com Slash. "Eu não sei o que isto significa em relação a mim e à velha banda - eu não sei - tudo ainda está indefinido. É uma honra estar na nominação e eu sei que existe definitivamente uma parcela dos fãs que realmente gostarão disto".

No dia 07 de dezembro de 2011, a banda foi confirmada a introdução ao Rock and Roll Hall of Fame, com a cerimônia para o dia 14 de abril de 2012. Enquanto o guitarrista Slash simplesmente postou em seu twitter: "É uma honra", e o baixista Duff McKagan apenas re-twittou o anúncio original, os ex-bateristas do Guns, Steven Adler e Matt Sorum, recentemente opinaram sobre uma reunião na cerimônia do Hall of Fame. "Significaria muito para mim", Steven Adler disse a revista Rolling Stone sobre a possibilidade de Axl Rose aparecer para uma performance com a formação original. "Eu, pessoalmente, quero terminar o que comecei. Se nós começamos isso, vamos encerrar a carreira tocando juntos, pelo menos uma vez".

Indicar uma música só dos caras é difícil,pois são muitos clássicos e grandes sucessos.

Vou indicar uma das minhas favoritas “Patience”.

Grande abraço e até semana que vem. Long Live,Rock n’ Roll \o/


Um comentário:

  1. oi tata tb esse blog esta maravilhoso parabens beijos branco e edilene

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes