26 de setembro de 2012

Essa tal liberdade

Google Imagens
Nos últimos dias temos acompanhado uma verdadeira guerra instaurada por conseqüência de um filme. Refiro-me ao tal filme que ridiculariza o profeta Maomé. Se o seu conteúdo já considero de péssimo gosto por desrespeitar uma religião, suas conseqüências então considero indignas do ser humano. 

Para começar, acredito que o seu produtor foi infeliz em seu tema. Defendo a liberdade de expressão, desde que ela não desrespeite uma cultura, religião ou opinião alheias. Liberdade de expressão para ser verdadeira, tem que ter responsabilidade. E incitar um grupo fundamentalista, de radicais e até mesmo fanáticos, não significa direito de expressar suas idéias livremente. 

Mas o tema além de polêmico e delicado tem uma conotação política muito forte. As disputas dos povos seguidores do profeta Maomé contra os infiéis, no caso específico os Estados Unidos, são sangrentas. E dessa vez não foi diferente. Aproveitando-se da oportunidade, alguns membros de grupos radicais, promoveram atos de terrorismo contra embaixadas americanas. Violentos protestos explodiram em várias partes do mundo. 

Para nós, criados em uma cultura diferente, tudo isso é um tremendo exagero. Uma desculpa para guerrear e provocar uma matança entre inimigos históricos. Nossa cultura, dita democrática e livre, não nos permite entender como um filme, que até poderia ser considerado uma comédia, pode provocar um alvoroço desse tipo. Essas notícias nos parecem estranhas. Estamos acostumados à cordialidade, à mistura de raças, a receber os estrangeiros com carinho e dedicação. 

Ouvi isso em uma roda de bate papo, de pessoas ditas intelectuais. Tão presas às teorias do povo gentil, que nunca se deram conta da guerrilha diária que acontece em nosso solo quando um time de futebol perde para seu maior rival, quando um grupo dito religioso invade terreiros de religiões de matrizes africanas por exemplo. Essa tal liberdade de expressão tornou-se justificativa para a barbárie e a injustiça.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes