17 de agosto de 2012

Mãe Menininha do Gantois

Google Imagens
Em 14 de agosto de 1986, falecia aos 92 anos, na bela cidade de Salvador, Maria Escolástica da Conceição Nazaré, Mãe Menininha do Gantois, a Yalorixá mais famosa e respeitada que o Brasil já teve.

A posição no Candomblé herdou aos 8 anos de idade de sua avó, por isso talvez tenha sido chamada de Mãe Menininha, mas obviamente, ela teve que ser preparada para assumir tamanha responsabilidade, o que só acorreu aos 28 anos, após a confirmação de sua escolha pelos Orixás.

Mulher franzina e de poucas letras, teve grande importância na luta contra a intolerância religiosa. As religiões de origem africana sempre foram perseguidas, chegando mesmo a existir leis que a proibissem. Mãe menininha dialogou com autoridades policiais e religiosas pela liberdade de sua crença. Chegou a conseguir permissão das autoridades católicas para que ela e todas as mulheres que quisessem, pudessem assistir as missas vestidas em trajes tradicionais das religiões de matrizes africana.

Atendia a todos sem distinção, mas sempre foi público que muitas pessoas famosas frequentavam seu terreiro, como políticos, artistas e personalidades da sociedade. Essa sua atuação, sempre discreta e sem nenhum tipo de preconceito, ajudou muito na superação das barreiras contra a cultura negra. O preconceito ainda existe, ainda vemos muitas barbaridades sendo ditas e realizadas, mas estamos aqui para continuar o legado dessa brava guerreira filha de Oxum, enviada por Olorum para uma missão tão forte quanto bela: defender um povo que muito sofreu sob a chibata de seus senhores, defender o direito que é exercido por todos os povos de cultuar seus ancestrais e louvar seus deuses.

Por isso ela foi respeitada, amada e muito admirada. Em uma bela homenagem a ela, Dorival Caymmi escreveu uma canção singela, que foi imortalizada pelas vozes maravilhosas de Gal e Bethania. Todos nós, filhos pretos dessa terra tão amada, temos muito a lhe agradecer e acima de tudo, de seguir seu belo exemplo. Asé Mãe Menininha, Ora yê yê ô!



0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes