28 de julho de 2014

Segunda Saudável: Ginseng

Fonte: Google Imagens
O Ginseng é um fitoterápico originário da China e amplamente utilizado na milenar medicina chinesa.
 
De acordo com alguns estudiosos, ele é recomendado nos tratamentos que visam melhorar a qualidade de vida, além de prolongar a longevidade, esses são os principais benefícios da planta. A modalidade mais utilizada comercialmente em todo o mundo é o Panax Ginseng, sendo que essa também é a espécie mais estudada.
 
Outra variação da planta é o ginseng americano, muito popular no meio-oeste dos Estados Unidos, sendo que essa categoria da planta também é muito consumida na China.
 
Várias são as histórias que cercam a planta, de acordo com alguns historiadores, o ginseng como conhecemos hoje em dia não é a mesma planta que os chineses costumavam usar há milhares de anos, segundo eles, a erva passou por algumas transformações. Outra curiosidade é com relação ao significado da palavra, na cultura chinesa Ginseng significa “raiz-homem”, esse nome foi escolhido devido o formato da raiz da planta que se assemelha às pernas humanas.
 
Vale ressaltar que diversos produtos que estão a venda no mercado sob a denominação de ginseng nem sempre são autênticos, desconfie dos produtos que prometem curas milagrosas, antes de comprar qualquer artigo que tenham a planta na sua base. É preciso ficar atento às especificações e às suas propriedades.
 
Benefícios Do Ginseng
 
Os produtos autênticos possuem diversos benefícios. A raiz da planta é a parte usada nas fórmulas dos medicamentos. Antes da raiz ser retirada do solo, os produtores costumam esperar até que o ginsenosídeo, princípio ativo do ginseng, alcance uma espécie de maturidade, o tempo médio para esse amadurecimento é de seis anos, podendo haver algumas variações dependendo do tipo de solo.
 
Vários são os benefícios relatados pelas pessoas que costumam usar produtos da planta, entre os mais recorrentes está a melhora da circulação sanguínea, por esse motivo é comum os usuários apresentarem um bom desempenho com relação à disposição mental e física. Alguns pesquisadores vêm realizando testes bem-sucedidos ao associar o ginseng às vacinas que previnem a gripe, de acordo com esses cientistas, foram apresentados resultados positivos com relação à imunidade contra o vírus da gripe.
 
Existem também os benefícios confirmados pela crença popular, algumas pessoas acreditam que seja uma ótima solução para os problemas relacionados ao desempenho sexual, sendo muito utilizado por homens no combate a impotência, porém esses benefícios ainda não foram comprovados cientificamente, não tendo provas fundamentas em pesquisas.
 
O Panax Ginseng (chinês ou coreano) é procurado por pessoas que buscam os benefícios referentes à circulação, ele também é usado para ajudar na recuperação de doenças consideradas leves.
 
Já o americano costuma ser usado para fins calmantes, sendo muitas vezes consumidos por pessoas mais idosas para ajudar a evitar o resfriado.
 
Existem outras espécies da planta, como o ginseng vermelho muito usado como estimulante sexual, na verdade essa modalidade é derivada no Panax que foi submetido ao calor excessivo. Ele também é usado no tratamento contra o câncer, segundo alguns cientistas, pesquisas comprovam os seus benefícios relacionados ao câncer no estômago. Outro tipo muito conhecido é o silvestre, esses são considerados raros, pois nascem espontaneamente, ou seja, não são cultivados pelo homem. Alguns estudiosos acreditam que o ginseng silvestre possui mais qualidade do que os cultivados em fazendas ou sítios, uma das razões para essa conclusão é o grande volume de ginsenosídeos encontrado em sua composição.
 
Como consumir
 
Atualmente o ginseng pode ser encontrado em formas variadas, como raiz, como xarope, como chá, comprimido e até em pó, a melhor maneira de consumir vai depender de cada um, sendo que as dosagens também variam. Caso seja consumido como xarope, por exemplo, o recomendado é sempre consultar a bula.
 
O Panax ou ginseng coreano, industrializado e disponível em drogarias e farmácias, costumam sempre ser acompanhados por uma bula contendo as principais informações referente ao produto, alguns usuários costumam adicionar o xarope em sopas ou caldos. A mesma recomendação vale para o planta brasileira.
 
A planta em pó pode ser adicionado ao suco ou água, duas colheres de chá são suficientes para se conseguir um bom resultado. Já o chá deve ser preparado como os demais chás, esquenta-se a água até a temperatura desejada e faz-se a infusão.
 
Contraindicações
 
Assim como outros medicamentos, o ginseng também deve ser consumido moderadamente, é preciso conhecer todas as contraindicações antes de iniciar qualquer tipo de tratamento. Pessoas que tenham qualquer problema renal, ou que tenham apresentado alguma infecção aguda nos últimos tempos devem evitar consumir do ginseng.
 
A erva também não é recomenda para mulheres grávidas. É importante ressaltar também que o ginseng poderá interferir diretamente nos resultados de alguns medicamentos, como aqueles usados para controlar a pressão, isso ocorre devido as suas propriedades. Outros medicamentos que poderão ter os seus efeitos modificados são os anti-inflamatórios, aspirinas, qualquer remédio a base de cafeína, entre outros.
 
Apesar de uso prolongado do ginseng não engordar, como algumas pessoas pensam, outros sintomas foram apresentados, como aumento da pressão, diarreia, insônia, dor na mama, nervosismo, e em alguns casos até lesões na pele, por esse motivo é muito importante consultar o médico antes de começar qualquer tipo de tratamento.
 
Fonte: Bem Estar / Revista Rolling Stones
 
 
As 100 Maiores Músicas Brasileiras: “Ideologia” – Cazuza (nº 83)

 
Cazuza já se encontra-va doente quando escreveu sua grande ode ao inconformismo. Carro-chefe do álbum homônimo, a faixa se tornou um dos hinos compostos pelo poeta em seus últimos dois anos de vida, uma fase prolífica e das mais criativas. Com traços autobiográficos, a letra soa como um lamento – “O meu prazer agora é risco de vida/Meu sex and drugs não tem nenhum rock’n’ roll” –, porém sem jamais esboçar arrependimento.


Grande abraço e até semana que vem.

Um comentário:

  1. muito Bom parabéns excelente trabalho ótimas dicas vi nesse site aqui também ótimas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Visitantes