15 de julho de 2014

Erwtensoep ou Sopa Holandesa de Ervilhas Secas


Meu irmão e eu moramos em cidades diferentes (eu, interior de São Paulo / ele, Rio Grande do Sul). Assim, quando há possibilidade de nos vermos, preparamos receitas mais elaboradoras, preferindo um sabor que não estamos acostumados no dia a dia. Na semana passada, recebi o recado e a intimação do meu irmão para preparar a Erwtensoep, pois ele chegaria dentro de alguns dias. Topei o desafio e, é claro, sem conhecer nada, peguei a receita desse site (Anonymus Gourmet -  na realidade, é um programa de tv lá do RS e segundo meu irmão é ÓTIMO)  e já adianto: foi aprovadíssima. Simplesmente de-li-ci-o-sa!  
 

Ingredientes:
500g de ervilha seca hidratada com água por um dia
4 tiras de linguiça defumada
300g de creme de ricota

Para o caldo:
½ costela suína defumada
½ aipo limpo cortado em pedaços
1 alho-poró limpo cortado em pedaços
2 cebolas sem casca cortada em quatro
3 cenouras cortadas em quatro
1 dente de alho amassado
1 folha de louro
½ maço de tomilho
½ maço de manjerona
Sal e pimenta do reino para ajustar o sabor

Modo de preparo:
1 - Comece preparando o caldo. Em uma panela de pressão, coloque os legumes e a costelinha, cubra com água, feche e leve ao fogo. Cozinhe por 40 minutos.

2 - Após o cozimento, deixe sair a pressão e abra com cuidado. Acrescente as ervas e deixe ferver por 2 minutos. Coe o caldo, reserve a costelinha e aproveite os legumes para um refogado. Desfie a costela desprendendo a carne do osso.

3 - Em outra panela, coloque os grãos de ervilha e acrescente o caldo. Leve ao fogo e deixe cozinhar até os grãos desmancharem, por cerca de 1 hora. Após, bata tudo no liquidificador até formar um creme liso.

4 - Em uma frigideira refogue a linguiça com a costelinha.

5 - Sirva a sopa bem quente, com a costelinha por cima e uma colher de creme de ricota, pode decorar com salsa. Bom apetite!

 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Visitantes