25 de fevereiro de 2013

Segunda Saudável: Taioba

Fonte: InfoEscola

É uma raiz utilizada como digestivo, pois tem a propriedade de regularizar as funções intestinais.

É originária de regiões tropicais e se adapta bem à maior parte do clima encontrado no Brasil. É utilizada como digestivo, pois tem a propriedade de regularizar as funções intestinais.

Em sua composição, encontramos cálcio, fósforo, ferro, proteínas e uma grande quantidade de vitaminas: vitamina A, vitaminas B1, B2 e vitamina C. Tanto o talo quanto as folhas apresentam os mesmos elementos, apenas em proporções diferentes. Nas folhas, encontramos mais ferro e mais vitamina A. O valor energético para cada 100g de talo é de 24 calorias, enquanto que, nas folhas, temos 31 calorias para as mesmas 100g.

Cultivar a taioba não é muito difícil, pois as folhas se reproduzem rapidamente, podendo serem cortadas sempre que atingirem o tamanho desejado. As melhores épocas para o cultivo são o verão, outono e a primavera. A colheita é feita quando as plantas estão maduras, o que ocorre cerca de sessenta a oitenta dias após o plantio.

Existe uma crendice popular que fala sobre a existência de uma espécie venenosa de taioba, que não poderia ser ingerida pois causaria até a morte. Mas isso não tem qualquer base científica. A taioba é totalmente comestível, sem oferecer qualquer risco à saúde humana. Assim como o seu parente, o inhame, podemos aproveitar o tubérculo, as folhas e as hastes da taioba. 

Fonte: Tudo sobre plantas / Wikipédia 



Banda da semana...Thin Lizzy


Thin Lizzy é uma banda de hard rock da Irlanda, formanda em Dublin no ano de 1969. A banda foi liderada, ao longo de sua carreira, pelo cantor e compositor Phil Lynott, e são conhecidos por hits como "Whiskey in the Jar", "Jailbreak" e "The Boys Are Back in Town", todos sucessos internacionais tocados regularmente em estações de rádio especializadas em hard rock e rock clássico. Após a morte de Lynott, diversas encarnações da banda surgiram ao longo dos anos, que culminaram numa formação mais estável baseada em torno dos guitarristas Scott Gorham e John Sykes. Sykes abandonou a banda em junho de 2009. 

Como líder do Thin Lizzy, Lynott compôs ou co-compôs a maior parte das canções da banda. Também foi um dos poucos negros a conseguir algum sucesso significativo no hard rock. Além de ser multirracial, a banda também se notabilizou por recrutar membros em ambos os lados da fronteira irlandesa (com membros nascidos na Escócia, Irlanda do Norte, Inglaterra e, ainda, Estados Unidos), e das comunidades católica e protestante da ilha.Sua música reflete uma ampla gama de influências, incluindo a country music, o rock psicodélico, a música irlandesa e a música tradicional folclórica daquele país; porém é classificada geralmente como hard rock ou, por vezes, heavy metal.A revista Rolling Stone descreveu a banda como "distintamente hard rock", "muito distante da matilha zurrante de meados da década de 70". 

John Dougan, crítico do site Allmusic, escreveu que "como a força criativa da banda, Lynott era um compositor mais inteligente e perspicaz que muitos de sua classe, preferindo os dramas de amor e ódio cotidianos da classe operária, influenciado por Bob Dylan, Van Morrison, Bruce Springsteen e virtualmente quase toda a tradição literária irlandesa."Van Morrison, Jeff Beck e Jimi Hendrix foram grandes influências durante o início da banda,e entre as influências posteriores estão os artistas americanos Little Feat e Bob Seger. Em maio de 2010 foi anunciado pelos remanescentes do Thin Lizzy um retorno com uma nova formação para 2011. 

Em outubro de 2012, o THIN LIZZY anunciou que não iria mais gravar nenhum material novo sob o nome Thin Lizzy. A última encarnação da banda - Scott Gorham, Brian Downey, Darren Wharton, Ricky Warwick, Damon Johnson e Marco Mendoza - estariam pensando em formar um novo projeto. 

Hoje surge uma nova banda formada por ex-alunos do Thin Lizzy Ricky Warwick (vocal), Scott Gorham (guitarra), Damon Johnson (guitarra), Marco Mendoza (baixo) com a nova adição de Jimmy DeGrasso (ALICE COOPER, MEGADETH, DAVID LEE ROTH, SUICIDAL TENDENCIES) na bateria. A mudança surgiu quando Brian Downey não queria mais se comprometer com turnês e um novo álbum e Darren Wharton queria se concentrar no DARE e outras músicas, além de projetos cinematográficos. 

O Black Star Riders está programado para entrar em estúdio em Los Angeles em janeiro de 2013, para começar a gravar seu primeiro álbum com o lendário Kevin Shirley (LED ZEPPELIN, IRON MAIDEN, AEROSMITH, RUSH). O álbum contará com material que a banda escreveu enquanto estava em turnê como Thin Lizzy, mantendo o som e a pegada clássica, com muito mais. Um álbum do Black Star Riders é o próximo passo na evolução da história do Thin Lizzy. 

Fiquem agora com “Whiskey in the Jar”, um grande clássico do rock e uma das minha favoritas. Grande abraço e até semana que vem. 



Long Live, Rock’n Roll \o/ 







Um comentário:

  1. Nossa,esta postagem lembrou-me da minha infância,morava em sítio, as taiobas cresciam perto do rio.Minha mãe costumava fazer refogada como a couve,era uma delícia,eu adorava ir coletar taioba todos os dias...Achava engraçado seu formato de coração! Pena que não consigo encontrar onde venda! Amei a postagem!

    Ana Carolina

    http://ishitaraenluarada.blogspot.com.br/2013/01/poserpara-que-te-quero.html

    http://antesqueordinarias.blogspot.com.br/2013/02/dicas-de-leitura-da-carol-5-sangue.html

    http://cinefilosunivos.blogspot.com.br/2013/02/gordos.html

    Beijocas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Visitantes