27 de maio de 2011

Feijoada À Minha Moda




Olá, Meninos e Meninas!!! Já estou feliz de vê-los por aqui!! O post de hoje é dedicado especialmente à minha prima querida Patrícia (Paty, não é caldinho dessa vez, mas a feijoada nesse friozinho é de comer de joelhos rsrs).
Desde que me conheço por gente adoro feijoada, mas somente comia de outras pessoas, uma vez que sempre tive receio de fazer (achava extremamente dificil).
Acredito que nada seja impossível de fazer, mesmo que isso leve tempo e erros..... Contudo, um dia acertamos, vencemos o desafio... e procuramos outro para encarar.
Bom... encarei o desafio.... e sabem o resultado? A família adorou! Foi tão feliz ver meu pai deixando seu prato limpinho limpinho... sem uma gotinha se quer do caldo da feijoada!
Chega de blá blá blá por hoje, né?! Let´s go post!

Ingredientes (Usei o que eu mais gosto)
500g de linguiça calabresa
500g de linguiça de frango
1 1/2kg de costelinha de porco (não usei a defumada)
300g de bacon
500g de carne seca
1kg de feijão preto
2 cebolas
6 dentes de alho
1/2 pimenta dedo de moça
pé, pele e orelha de porco (eu não usei, mas para quem gosta deve sim colocar)

Preparando a feijoada...

Etapa "Um dia antes"
(18h) Numa bacia coloque a carne seca inteira e cubra com água. Deixe de molho por 12h, mas trocando três vezes essa água.

Etapa "O dia D"
(6h) Escolha e lave o feijão preto. Deixe de molho por 2 horas.
        Enquanto isso, numa panela ferva 4 copos de água. Quanto a água estiver borbulhando, coloque a carne seca e deixe por 15 minutos no fogo alto (isso ajuda na elimação de algumas gorduras da carne). Deixei esfriar e corte em pedaços médios.
Pique os outros ingredientes (calabresa na diagonal, linguiça de frango em rodelas, costelinhas em pedaços, bacon em cubos). Reserve.

(8h) Coloque o feijão junto com a água que ficou de molho e 2 folhas de louro na panela de pressão e deixe no fogo médio por 40 minutos após o apito (Pessoal, como foi 1kg de feijão, usei duas panelas de pressão, mas se você não tem duas, faça metade e depois metade).

(9h) Aqueça bem uma panela grande (tem que ser grande mesmo, estilo "caldeirão). Não precisa colocar óleo. Coloque os pedaços de bacon e deixe dourar bem. Acrescente a costelinha e refogue até dourar (sim... sem óleo e sem nada mesmo, pois o próprio bacon "solta" gordura).

(9h30) Espere sair todo vapor da pressão, abra e coloca no "panelão" todo feijão cozido. Misture bem. Acomode a calabresa, a linguiça e a carne seca na panela também. Deixe em fogo baixo.
Numa frigideira, refogue as cebolas e o alho num fio de óleo. Dourou? Acrescente no panelão.
Acerte o sal, coloque a pimenta e, se gostar, dê uma pitada de orégano e pimenta do reino.

Agora, até às 12h, você deixa apurando... apurando.... apurando... mexendo de vez em quando para não grudar no fundo (se você sentir que a feijoada engrossou muito rápido, acrescente 1 copo de água até sentir que todos os ingredientes estão bem cozidos e o caldo está suculento).

Ah... não precisar separar feijão e nem amássá-lo, fazendo assim a feijoada engrossa mesmo naturalmente.

Dica: Se você colocar pé, pele e orelha de porco, deixe esses pedaços em molho por 12 horas (se já estiverem salgados). Cozinhe na pressão por 30 minutos e acrescente na feijoada.

Acompanhamentos: vinagrete (tomate, cebola, cheiro verde, limão, azeite, vinagre e sal), farofa, couve refogada, arroz branco e laranjas em gomos.

Não é para comer de joelhos mesmo!!!

Meninos e meninas, essa quantidade rende para 10 pessoas.

Bjocas


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Receber Receitas

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes