19 de dezembro de 2013

Obrigada Madiba!

O mundo ficou mais pobre, Nelson Mandela já não vive mais entre nós. Fiquei muito admirada com a reação do povo sul africano, não prantearam a morte de seu Tata, como o chamavam, e sim celebraram sua vida, isso foi lindo! E mais uma vez recebemos uma bela lição desse grande homem, costumamos chorar e lamentar muito a perda de um ente querido, mas a nação sul-africana nos deu uma aula de como homenagear alguém importante que partiu.
 
Choramos, lamentamos e muitas vezes até praguejamos contra Deus pela nossa perda. Há pessoas que entram em um luto tão profundo que passam meses fechadas em sua dor. Isso porque não suportamos a idéia de continuar vivendo sem a presença de quem amamos. Seu sorriso, sua parceria, sua proteção, e sua constante presença. Choramos por nós que ficamos aqui um pouco mais sozinhos, choramos porque continuaremos nessa luta diária sem uma parte importante de nós. 
 
Os filhos de Mandela no entanto, cantaram e dançaram. Sorriram e comemoraram como se fosse uma festa. Isto porque o legado desse grande homem foi muito maior que ele. Ele conseguiu o fim da segregação racial em seu país, evitou que a segregação se invertesse e conseguiu o que parecei ser impossível: uniu os negros e os brancos em uma só nação. Com certeza ainda há problemas, mas ele mostrou que eles podem ser superados com a união e o trabalho de todos.
 
Mandela foi um grande exemplo para o mundo inteiro, principalmente para aqueles que se posicionaram contra o feriado do dia da consciência negra, divulgando que “não precisamos de um dia da consciência negra e sim 365 de consciência humana”. Ele demonstrou que a consciência humana é muito importante, que através dela o mundo se tornará cada vez melhor. Mas isso só foi possível porque ele tinha consciência de que ser negro não o fazia menor que os outros. Ele lutou contra a consciência dominante de superioridade entre os homens e ele venceu essa luta, agora cabe a todos nós seus admiradores seguirmos seus passos. Por ora digo: obrigada Madiba!
 

 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes