30 de junho de 2014

Segunda Saudável: Cagaita

Fonte: Cerratinga
O nome é bastante estranho, mas tem lá sua razão de ser.
 
Azedinhos, os frutos da cagaiteira, quando comidos em grande quantidade, especialmente se estiverem quentes do sol, têm efeito laxativo.
 
Suas folhas, no entanto, preparadas em infusão, têm efeito exatamente oposto. Mas o que mais está chamando a atenção dos pesquisadores são os elevados níveis de vitamina C e a presença de antioxidantes na composição da fruta do Cerrado.
 
Popular no Centro-Oeste brasileiro e praticamente desconhecida no restante do país, só agora a Cagaita (Eugenia dysenterica) começa a ser "redescoberta" pela ciência.
 
A vitamina C - em níveis superiores aos encontrados em muitas frutas convencionalmente cultivadas - e os antioxidantes abrem a possibilidade de usar a cagaita em bebidas funcionais e isotônicas, além de aproveitá-las em geleias.
 
O aproveitamento da cagaita também terá importantes impactos sociais e ambientais.
 
A exploração comercial da cagaiteira contribuiria para a fixação no campo dos pequenos agricultores da região região do Cerrado, um dos biomas mais devastados do país,permitindo ainda a ampliação do cultivo dessas árvores nativas, que vêm perdendo espaço para a formação de pastos.
 
A cagaita contém 90% de água; 0,25% a 0,33% de minerais; 1,85% a 2,03% de proteínas; 0,20% a 0,36% de lipídios; e 7,62% a 8,73% de carboidratos.
 
A polpa, com ou sem casca, contém bom conteúdo de açúcares e baixo valor calórico.
 
Sua boa capacidade antioxidante vem da vitamina C e dos carotenoides - substâncias que lhe conferem a coloração amarelada, como a luteína e a zeaxantina.
 
Fonte: Diário da Saúde / Revista Rolling Stones
 
 
 
As 100 Melhores Músicas Brasileiras: “Meu Mundo e Nada Mais” – Guilherme Arantes (n. 87)

 
 
Presente no primeiro disco solo de Guilherme Arantes, lançado em 1976, essa canção é uma aula de como um artista brasileiro pode se valer de influências estrangeiras tão distintas, como rock progressivo. A melodia e a letra triste mostram a grande capacidade de Guilherme como compositor. Seu registro original ainda é a melhor versão dessa belíssima canção.
 
 
 
Grande abraço e até semana que vem.


 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Visitantes