23 de junho de 2014

Segunda Saudável: Erva Mate

Fonte: Benefícios das Plantas
Principal matéria-prima no preparo do chimarrão, a erva mate, atende pelo nome científico de Ilex paraguariensis e possui substâncias capazes de dar um basta nos radicais livres assim como nas moléculas danosas por trás de males como as placas de gordura que se formam nas artérias, provocando infartos.
 
Análises e estudos a respeito da erva-mate têm revelado uma composição que sinaliza diversas propriedades nutritivas, fisiológicas e medicinais no produto.Entre as propriedades da erva mate, destacam-se as substâncias encontradas nessa planta, a erva possui quantidades consideráveis de vitamina C, D e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, manganês, potássio, fósforo e ferro. A erva mate ainda contém taninos, responsáveis por combater os radicais livres do organismo. Ela também possui cafeína, que atua como excitante, e saponina, que melhora a libido.
 
De acordo com o mestre em botânica, Renato Kaspary: “A erva-mate é considerada um alimento quase completo, pois contém quase todos os nutrientes necessários ao nosso organismo“. É extensa também a relação de propriedades terapêuticas da erva-mate, de modo especial em razão da presença de alcalóides, como a cafeína, na sua composição.
 
Pesquisadores da UFSC, investigaram a atuação da erva mate em nosso organismo. A pesquisa contou com 200 pessoas, que consumiram o chá de mate após as principais refeições. Os resultados mostraram que a bebida ajuda a reduzir, e muito, os níveis de colesterol no sangue. Os voluntários que já tomavam remédio para o colesterol tiveram um resultado ainda maior, nesses casos, o chá potencializou os efeitos da medicação.
 
A pesquisa constatou que o chimarrão também reduz as taxas de açúcar no sangue. Assim, a bebida colabora para reduzir os sintomas do diabetes e outros problemas relacionados à doença. Alguns voluntários também perceberam que após algum tempo de consumo do chimarrão haviam perdido peso. A explicação para o emagrecimento está na redução dos níveis de açúcar e gordura. A erva mate dificulta a absorção dessas substâncias pelo organismo, durante o processo digestivo. Por isso, além de melhorar o colesterol alto e o diabetes, a erva também é interessante para quem precisa emagrecer.
 
Depois de todas essas informações a respeito da erva mate e do nosso famoso chimarrão, o melhor a fazer é preparar a erva, esquentar a água, reunir os familiares e desfrutar dessa que além de ser uma das nossas principais tradições, ainda traz inúmeros benefícios para a saúde.
 
 
Fonte: Sustentabilidade e Saúde
 
 
Essa erva é tão cultuada lá no sul, que a banda de rock Engenheiros do Hawaii,de Porto Alegre,até fez uma música em sua homenagem:  Ilex Paraguarienses – Engenheiros do Hawaii


Legal né?! Um grande abraço e até semana que vem.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Receber Receitas

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Visitantes