12 de maio de 2014

Segunda Saudável: Pimenta Rosa

Fonte: Google Imagens
A pimenta rosa é ativadora da produção de sangue na medula óssea, portanto é anti-raquítica, atua também na depuração e purificação do organismo, é anti-vermífuga e anti-inflamatória. O óleo essencial da pimenta rosa é muito utilizado na medicina popular, sendo eficiente no tratamento de febres, tumores, doenças da córnea e das vias respiratórias e urinárias. 
 
Aromática e suave, da família da Anacardiaceae, a pimenta rosa é encontrada na América do Sul e Central. É um fruto da Aroeira, de cor vermelho-coral que não tem nada a ver com a pimenta conhecida.
 
Servem para preparar vinagres e por alguns povos é ingrediente de uma bebida fortemente inebriante.O óleo contido nas folhas assim com o suco leitoso extraído das cascas era usado com fins medicinais.
 
A Aroeira é uma árvore tropical que pode atingir até 20 m de altura; folhas de cheiro aromático com cachos de flores branco-amareladas atingindo até 20cm de comprimento, seguidas por bagas vermelhas.
 
A pimenta rosa tem propriedades estimulantes e anti-sépticas, sabor adocicado, aromático, parecido com o zimbro.
 
Ela é processada da mesma forma que os outros tipos de pimenta, com um sabor ligeiramente picante.
 
Recomenda-se o aroma suave da pimenta rosa com peixe ou legumes. Porém uma das melhores combinações é com o chocolate, um chocolate quente temperado com ela é uma bebida extremamente deliciosa.
 
Sob o ponto de vista botânico, a pimenta rosa (Schinus terebinthifolius Raddi), uma espécie pioneira e nativa do Brasil, não tem qualquer parentesco com a família das pimentas. Na verdade, ela é um parente do caju, da manga e do cajá-mirim, dentre outras conhecidas anacardiáceas frutíferas. O que lhe confere esse nome são seus pequenos frutos (bagos), que durante a maturação apresentam coloração brilhante e lustrosa, que vai do rosa claro até o vermelho escarlate, tornando-os assim, semelhantes a uma pequena pimenta. Em Santa Catarina a planta é conhecida como aroeira ou aroeira-vermelha. Em outras regiões do Brasil é conhecida por aroeira-pimenteira, pimenta do Brasil, aroeirinha, pimenta brasileira, entre outros, já que ocorre desde o Rio Grande do Sul até Pernambuco, nas restingas do litoral e em terrenos profundamente alterados pela ação do homem. No exterior foi introduzida na cozinha européia, pelo seu sabor suave, adocicado e levemente apimentado, com o nome de “poivre rose”. 
 
Fonte: Casa Naturalista / Revista Rolling Stone
 
 
 
As 100 Maiores Músicas Brasileiras: “Casa no Campo” – Elis Regina (n. 93)

 
A sensível canção nasceu em 1971 durante uma viagem de ônibus entre Brasília e Goiânia, numa turnê em que o grupo Som Imaginário acompanhava Gal Costa. Ao observar a paisagem, Zé Rodrix teve a inspiração e escreveu a letra. Mostrou os versos a Tavito, que os musicou assim que chegaram ao hotel. Em 1972, foi gravada por Elis Regina e se transformou em clássico.
 
 
Grande abraço e até semana que vem.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Visitantes