29 de março de 2014

Quem matou Cláudia?

thinkolga.com
Na última semana, mais uma vez ficamos chocados, escandalizados, revoltados e atônitos com a morte brutal da auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira, que após ser atingida por uma bala perdida foi arrastada pelo carro da PM que lhe “prestava socorro”. Ela seria mais um número estatístico se a cena dantesca de seu corpo sendo arrastado no asfalto em plena luz do dia, não tivesse sido filmada.
 
Assim como ela, milhares de pessoas já perderam suas vidas no confronto da polícia com a bandidagem que parece não ter fim. Milhares de pessoas já perderam suas vidas pelo mal atendimento – ou nenhum – durante um socorro médico. Milhares de pessoas já perderam suas vidas por serem pobres, negros e assim já qualificados como bandidos, já desprezados pela falta de recursos financeiros para pagarem pelo bom atendimento médico.
 
Estamos longe de ser aquele “país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza”, como Benjor imortalizou em sua composição clássica, que até hoje é cantada aos quatro ventos. Estamos muito longe de ser um país cordial, pois os filhos desta Nação continuam sendo massacrados pela hipócrita falácia de que não há racismo no Brasil. Sim há racismo no Brasil, a morte de Cláudia vem nos mostrar isso, afinal, porque ela foi jogada como um saco de lixo no porta malas do carro da PM? Assim é que se presta socorro a alguém que foi mortalmente ferido? E agora, quem responderá por isso. A culpa não é apenas dos PMs que realizaram o ato, mas de todo um sistema que classifica as pessoas pela cor da sua pele e por sua classe social. Será que se o fato tivesse ocorrido em um bairro classe média os PMs teriam agido da mesma forma? As máscaras caem todos os dias, e todos os dias elas são renovadas, fingir que o problema não existe não o resolve, e falo de todos os problemas: racismo, corrupção, desemprego, educação e saúde de baixa qualidade, violência, drogas, nepotismo, homofobia, apatia política, mania de levar vantagem e tudo e muito mais. Fica mais uma vez a pergunta, quem matou Cláudia e tantas outras pessoas vítimas da violência e da falta de estrutura básica para que todos tenham direito a viver com dignidade?
 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Visitantes