1 de março de 2014

A primavera dos povos

Eugène Delacroix:
A Liberdade Guiando o Povo
Estamos em ebulição, em vários países a população está nas ruas em claras manifestações de descontentamento com seus governos. E vemos esses mesmos governos reprimindo com uma violência absurda tais manifestações populares. Será que realmente estamos revivendo a “Primavera dos povos”?
 
Historicamente, esse foi o nome dado a uma série de revoluções que ocorreram na Europa à partir de 1848. Resumidamente, povos de vários países europeus saíram às ruas em protesto por causa de uma grande crise econômica e de grande falta de alimentos. Em 24 de fevereiro daquele ano, os franceses – a massa que mais sofreu com a crise, com o apoio de parte da burguesia – destituíram mais uma vez a monarquia.
 
Atualmente, temos recebido notícias de várias partes do mundo em que o povo vai às ruas, reivindicando o fim de ditaduras, das crises econômicas e de governos inaptos que não conseguem dar fim às crises.
 
Na Ucrânia, por exemplo, o presidente acaba de ser deposto e está sendo acusado de ser responsável por inúmeras mortes de civis durante os protestos que aconteceram desde o inicio do ano.
 
Outro exemplo é a Venezuela, que tem sido governada por um presidente ainda mais delirante que seu antecessor, e que promove a opressão violenta da oposição e dos cidadãos que ousam protestar.
 
Aqui, em nossa casa, temos visto desde o ano passado, muitas manifestações nas ruas. Finalmente o gigante acordou, disseram então! Tudo começou pelo protesto contra o aumento das passagens de ônibus, e o que se seguiu foi uma sequência de atos contraditórios.
 
Hoje, já não vejo mais essas manifestações como um ato democrático. Elas estão sendo, ao meu ver, manipuladas por grupos que pretende manter ou implantar seus interesses. Basta observar as propagandas políticas, todos citam as manifestações, defendem os direitos de protestos pacíficos nas ruas, mas continuam como sempre fazendo o mesmo, pois continuamos sem qualidade na educação, na saúde, na economia, na segurança, no transporte, no congresso...
 
Continuamos vendo os oportunistas se apropriando de nossa luta, a isso não chamo de Primavera e sim de Inferno dos Povos!
 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Visitantes