1 de setembro de 2014

Segunda Saudável: Batata Yacon

Fonte: Corpo em dieta
Vegetal originário dos vales andinos, a batata yacon possui muitos benefícios para o corpo humano. Seu nome, na linguagem indígena, significa água. Com consistência macia e sabor adocicado, sua aparência lembra a da batata doce. Famosa nos países do oriente, tornou-se popular no Brasil e pode ser facilmente encontrada em feiras e mercados.
 
Vantagens da batata yacon
 
Os carboidratos deste vegetal são principalmente à base de FOS – fruto-oligossacarídeo – que são conhecidos como pro-bióticos e servem de alimento para as nossas boas bactérias presentes no intestino. O bom funcionamento do intestino, auxiliado pelo consumo dessa substância, traz benefícios para a saúde relacionados à imunidade, ao controle do colesterol e da glicose.
 
O consumo diário desta batata pode ajudar no controle do nível de açúcar no sangue. Os carboidratos presentes no vegetal são de lenta absorção, liberando o açúcar em baixas quantidades no sangue e equilibrando as taxas da glicose no organismo.
 
A batata ainda proporciona sensação de saciedade pelo mesmo motivo do controle do diabetes. Como age lentamente, a absorção da glicose será mais lenta proporcionando maior saciedade. Reduz o colesterol, ajuda a aumentar a imunidade e manter o organismo longe de doenças, ajuda na reconstrução muscular devido ao potássio, e previne dores, cansaço e fadiga muscular. Além disso, também devido à presença do potássio, controla a pressão arterial e previne doenças cardíacas.
 
Como consumir?
 
O vegetal pode ser consumido cru na forma de saladas, pratos quentes e até mesmo como sobremesas, e também pode ser adicionado a sucos e vitaminas.
 
Pode ser encontrado para venda na forma de farinha, que é usada para fazer biscoitos, bolos e receitas que usem farinha, além de bebidas. Na forma de farinha, o consumo indicado é de duas colheres por dia.
 
Como aproveitar suas propriedades?
 
Para aproveitar o máximo de propriedades da batata yacon, deve ser consumida crua em saladas ou sucos. Confira abaixo duas sugestões de sucos que podem ser feitos com esse vegetal.
 
 
Kiwi, laranja e batata yacon
 
Descasque a batata e o kiwi, pique-os em pedaços pequenos. Esprema o suco de duas laranjas e coloque no liquidificador ou centrífuga. Bata bastante até dissolver os pedaços da batata e do kiwi. Beba fresco em seguida, preferencialmente sem coar.
 
 
Abacaxi, couve, maçã, coco e batata yacon
 
Pegue uma rodela de abacaxi, uma folha de couve sem o talo, meia maçã, meia batata yacon sem casca e meio copo de água de coco. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. Beba imediatamente e preferencialmente sem coar.
 
Fonte: Benefícios Naturais / Revista Rolling Stones
 
 
 
As 100 Maiores Músicas Brasileiras: “Cálice” – Chico Buarque (nº78)

 
A explosiva “Cálice” se tornou famosa pela polêmica que causou em sua primeira apresentação ao público, no Phono 73, no Anhembi, em São Paulo. Quando os autores entraram para cantá-la, em plena ditadura, o som dos microfones foi cortado. Somente cinco anos depois, em 1978, próximo à abertura política, é que a música foi liberada e gravada por Maria Bethânia e Chico e Milton Nascimento.
 
 
Grande abraço e até semana que vem.



 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Visitantes