28 de março de 2013

Muros e Cercas

Fonte: Vampida

Os muros e as cercas foram criados quando os seres humanos começaram a entender que cada um deveria ter seu espaço. Se antes viviam em comunidade, de repente alguém pensou que queria se afastar dos demais, ter suas próprias coisas e assim cercou seu espaço para ter sua propriedade e o que viríamos a chamar muito mais tarde de privacidade. 

Cercaram os pastos para garantir a proteção de seu rebanho. Aumentaram os muros para proteger seu espaço e sua família de seus inimigos, dos predadores naturais e os seus vizinhos que ambicionavam suas terras. 

As cercas e muros foram se expandindo e tornaram-se fronteiras, e passaram a demarcar muito mais do que os limites de sua privacidade. Passaram a demarcar o território de um grupo maior, que tinham mais afinidades, como língua, etnia e religião. 

Agora chamados de fronteiras, os muros e as cercas passaram a ser símbolo de poder, quanto maior sua extensão, maior o poder de seu proprietário, que poderia ser um rei, imperador ou senhor feudal. 

As fronteiras passaram a simbolizar as diferenças, desse lado são os amarelos e do outro lado os azuis, e eles não poderiam misturar-se, se por acaso se atrevessem, seria declarada a guerra e então o vencedor dominaria o vencido e suas fronteiras seriam ampliadas. 

Muros, cercas e fronteiras passaram atuar como agentes da diferença e do poder. O mais forte foi tomando conta do mais fraco, dominando e subjulgando aqueles que foram vencidos. 

Esses elementos também foram usados para separar aqueles que agiam de acordo com as normas estabelecidas pelo grupo dominante, daqueles que não aceitavam viver dentro dessas normas. A quebra das regras pedia a prisão dos transgressores para garantir a segurança e o bem estar de todos. 

Inversão total de valores, o que foi criado para delimitar o espaço, garantir privacidade e segurança, hoje nos prende e limita. Estamos cercados dentro de nossos lares numa tentativa vã de nos protegermos, mas não está resolvendo, somos reféns de nossos muros e cercas.



0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes