27 de maio de 2014

Shake de Mamão e Goiaba


Não vou nem mencionar os benefícios do mamão e da goiaba, portanto separe esses ingredientes e simplesmente faça. Você ficará apaixonada por esse shake assim como eu fiquei (e ainda estou)!


Ingredientes:
1/2 copo de água gelada
3 cubinhos de gelo
2 fatias grossas de mamão formosa
1 goiaba
 
 
Modo de Preparo:
 
Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida. Não há necessidade de adoçar.
 
Bom Apetite!
 
26 de maio de 2014

Segunda Saudável: Avelã

Fonte: Info Escola
A avelã é uma fruta considerada exótica, nascida da aveleira, cientificamente conhecida como Corylus avellana, da família Betulaceae. Ela é originária da América do Norte, particularmente as espécies Corylus americana e C. cornuta. A maior parte dos frutos conhecidos provêm, porém, da C. avellana, a mais comum, procedente da Ásia Menor, das margens do Mar Negro.

Esta fruta é relativamente arredondada, tem a consistência da madeira, a casca bem sólida, e é circundada por um revestimento de folhas. A aveleira, de onde ela se origina, apresenta o tamanho de um arbusto; suas folhas têm a forma ovalada e são transitórias; as flores são desprovidas de invólucro externo, as folhas que as revestem são constituídas por quatro a oito órgãos sexuais masculinos, conhecidos como estames, e suas inflorescências são repletas de órgãos femininos, denominados pistilos.
 
Dentro do fruto está a semente, que é a parte consumível, de paladar um tanto doce e oleaginoso. Ela é composta de vários nutrientes, entre eles uma porcentagem de Água, 17,4g de Proteínas, 62,6g de Gordura, 7,2g de Hidratos de Carbono, 1,3g de Minerais, 3,17g de Celulose, 0,460 mg de Vitamina B1, 0,265 mg de Caroteno, 6,0 mg de Vitamina C, 682 kcal de Calorias.
 
Seu alto teor de gorduras permite que ela seja destinada, como substância oleaginosa, com propósitos de industrialização e de alimentação. A aveleira sobrevive eficazmente nas temperaturas muito baixas, mas no período de desenvolvimento das flores devem-se evitar regiões com -10ºC. Este arbusto deve ser disseminado através de sementes de vara de videira, fixadas na terra para criar raízes, ou por renovos que aparecem nos troncos.
 
A avelã é digerida naturalmente, crua, embora deva ser bem triturada pelos dentes. Ela também é utilizada para fins gastronômicos, principalmente em doces, particularmente acrescentada ao chocolate, tornando-se, desta forma, bem saborosa; mas também em leites, manteigas, pastas de frutas, pastéis, biscoitos, entre outros produtos.
 
Esta fruta é tão rica em proteínas e gorduras que o consumo de 15 a 20 avelãs pode ocupar o espaço de uma refeição integral, embora esta troca não seja recomendada. Se forem raladas, trituradas ou moídas, podem ser mais aproveitadas, pois assim cumprem uma tarefa significativa no âmbito da nutrição, especialmente na dieta de diabéticos e de pessoas que querem emagrecer, sempre sob a orientação de um nutricionista.
 
Como a avelã traz em si igualmente a vitamina B9 ou ácido fólico, ela é prescrita para um melhor desempenho da memória, contra a pressão alta e nas anemias carenciais. Ela também é encontrada nas conhecidas barrinhas nutritivas. Somada ao mel ela resgata imediatamente as energias desperdiçadas.
 
Fonte: InfoEscola / Revista Rolling Stone
 
 
 
As 100 Maiores Músicas Brasileiras: “Felicidade” – Caetano Veloso (n. 91)
 
 
É difícil encontrar quem não conheça essa toada triste e gentil. Canção de feitio rural que não escapa à regra de idealizar a vida no campo, “Felicidade” não tem a carga de violência poética da fração mais celebrada da obra de Lupicínio, os catárticos sambas vingativos. Sucesso na voz do Quitandinha Serenaders em 1947, “Felicidade” foi reapresentada ao Brasil por Caetano Veloso em 1974.
 
 
 
Grande abraço e até semana que vem.
 

25 de maio de 2014

Açaí com Banana, Mel, Granola e Leite em Pó

 
Essa é uma das receitas mais fáceis e rápidas que já fiz na vida. Basta ter todos os ingredientes em mãos e pronto. E não é só por esse motivo que me conquistou, mas também o sabor delicioso do açaí e a energia que ele proporciona. Veja a simplicidade dessa gostosura:
 
 
Ingredientes (porção individual):
1 banana em rodelas
2 bolas de açaí congelado (polpa)
2 colheres (sopa) de granola
1 colher (sobremesa) de mel
1 colher (sobremesa) de leite em pó
 
 
Modo de Preparo:
 
Em uma taça, coloque a fruta picada, a granola, o mel, o leite em pó e finalize com o açaí. Sirva em seguida.
 
Bom Apetite!
 
 


24 de maio de 2014

Quem salvará nossas crianças?

Esta é a Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 a 24 de maio. Vários eventos serão realizados para lembrar que todos nós devemos combater essa prática monstruosa.
 
Esse crime choca a todos nós, mas infelizmente continua se repetindo diariamente em todos os cantos do mundo. Crianças de qualquer idade sofrem abusos dentro de seus lares, por parentes ou pessoas muito próximas.
 
Crescem, quando sobrevivem, tão traumatizadas que acabam tendo toda sua vida comprometida. Poucos são os casos em que isso não acontece. Tenho acompanhado trabalhos de combate a esta bestialidade, leio relatos que me impressionam muito.
 
Meninas – em grande maioria – e meninos relatam que suas mães preferiram acreditar no agressor para não perder seu companheiro. Em outros relatos, além das crianças não serem acreditadas, passaram a sofrer abusos de outros parentes após denunciarem os fatos. Em outros casos ainda, as crianças foram responsabilizadas pelo comportamento criminoso de seu agressor.
 
Nós temos o dever de proteger nossos pequenos, eles serão nossos herdeiros não apenas em bens materiais, herdarão nossa postura ética, nossa moral, nossas crenças e principalmente aprenderão a se comportar em sociedade conosco. Se crescerem em um ambiente hostil, cheio de abusos acharão normal repetir esse comportamento. Se forem ensinados a serem violentos e intolerantes serão violentos e intolerantes.
 
Do contrário aprenderão ser bons cidadãos, a respeitar o meio ambiente e principalmente ao seu semelhante. O que queremos para nossos filhos e netos? Em qual mundo eles merecem viver? Por que trabalhamos tanto hoje se no amanhã eles não terão mais o que aproveitar. 
 
Estamos vivendo uma época de horror e de bestialidade imensuráveis. Famílias desestruturadas, pais matam filhos e filhos matam seus pais. Aluno agride professor, alunos agridem alunos. Balas perdidas, explosões de caixas eletrônicos, linchamentos e saqueamentos à luz do dia. Sinto que agora já é tarde para salvarmos o futuro, mas ainda assim não quero desistir... alguém aí me acompanha?
 
 
22 de maio de 2014

Berinjela Refogada com Canela em Pó

 
Espelho, Espelho Meu. Existe alguém que gosta mais de berinjela com canela do que eu?! Sou apaixonada por essa combinação desde que descobri que cuidar da minha saúde é um ato de amor. Topa experimentar?


Ingredientes:
2 berinjelas grandes cortadas em cubos
1 cebola média em cubinhos
2 dentes de alho picados
fio de óleo
sal a gosto
pimenta a gosto
orégano
canela em pó a gosto
 

Modo de Preparo:

Doure a cebola e o alho num fiozinho de óleo. Acrescente as berinjelas e refogue em fogo baixo. Mexa e coloque um pouquinho de água para facilitar o cozimento.

Quando estiver macia, tempere com o sal, a pimenta, o orégano e a canela em pó. Misture bem e sirva em seguida.

Bom Apetite!

19 de maio de 2014

Segunda Saudável: Macadâmia

Fonte: Frutas Temperadas
Os alimentos naturais tem causado grande impacto na mídia, cada vez mais pessoas estão se interessando pelo assunto. Apesar de não fazerem parte do cardápio dos brasileiros, grande parte da população esta começando a se interessar e acrescentar certos alimentos na sua dieta diária. A Macadâmia é uma delas, por ser considerado um alimento funcional, seus componentes fisiologicamente ativos, favorecem benefícios bem maiores que os seus nutrientes. A Macadâmia é de origem australiana, as arvores começam a dar frutos entre 6 e 8 anos de idade, com 12 anos ela esta no auge da sua produção chegando a dar entre 12 e 20 quilos de noz em cada árvore.
 
Benefícios da Macadâmia no organismo humano
 
Estudos comprovaram que se consumida regularmente a Macadâmia proporciona uma redução significativa de doenças cardiovasculares, aumento das defesas reduzindo os processos inflamatórios. Ela também apresenta em sua composição, um grupo de substâncias químicas complexas e inter-relacionadas, denominadas fitoquímicos, origem vegetal, que são muito importantes no metabolismo. Ela age contra os radicais livres, pois, possui processo antioxidante diminuindo a ocorrência de doenças degenerativas. Uma alimentação que contenha Macadâmia regularmente promove boa saúde, longevidade e combate as doenças no organismo humano.
 
Propriedades nutricionais da Macadâmia 
 
Segundo estudos elaborados 100 gramas da nozes cruas possuem : - pouco mais de 9 gramas de proteína; - 64 mg de cálcio - 410 mg de potássio - 60 g de gorduras monoinsaturadas ( considerada excelente para a saúde) - 4 gramas de gordura poli-insaturada. Consumir um punhado das nozes de Macadâmia uma ou duas vezes por semana reduz o risco de doenças cardíacas que na maioria das vezes são fatais. Além das nozes a Macadâmia também pode ser inserida na alimentação, mas deve haver cautela, pois a cada 30 gramas ela apresenta 210 calorias. Por ser fonte de fibras a Macadâmia ajuda nas dietas para emagrecer, uma vez que o organismo demora mais para fazer a digestão e mantem por muito mais tempo à sensação de saciedade. No Brasil ela não é muito consumida, mas a realidade esta mudando e os brasileiros estão começando a se interessar por alimentos mais saudáveis e que proporcionem retorno saudável a saúde.
 
Fonte: Tabela Nutricional / Revista Rolling Stone
 
 
 
As 100 Maiores Músicas Brasileiras: “Tico Tico no fubá” – Ademilde Fonseca (n.92)

 
A obra de Zequinha de Abreu foi apresentada pela primeira vez em 1917. Na década de 1940, atingiu o auge da popularidade. Muito contribuiu a internacionalização da música, capitaneada pelo cinema norte-americano, que a usou em cinco filmes – inclusive, em Copacabana (1947), em que foi eternizada por Carmen Miranda. Sua versão de maior sucesso é de 1942, com Ademilde Fonseca.
 
 
Grande abraço e até semana que vem.
 
15 de maio de 2014

Salada Marroquina

 
Por mim e também pela minha compulsão por comida gostosa, comeria essa salada todos os dias e o tempo todo (que horror... rs). Fazer o quê, quando a coisa é boa, a vontade é essa. Mas, controlando o apetite voraz, essa receita é ideal para acompanhar aquele almoço especial para a família e amigos. Nem preciso dizer que é fácil, né?!


Ingredientes:
1kg de peito de frango cozido e desfiado (cozinho com água e pitada de sal e depois coloco os pedaços ainda quentes e sem água no liquidificador e clico em "pulsar" - é a maneira mais prática e rápida para desfiar - lembrando: tire os ossinhos antes)
400g de trigo para kibe (deixe de molho de acordo com as instruções da embalagem)
2 cenouras grandes raladas
2 maçãs verdes grandes em cubinhos
200g de uvas passas escuras
1 pote grande de maionese light
20 folhas de hortelã bem picadinhas
1 colher (sopa) de orégano
1 colher (sopa) de cebola desidratada - opcional
1 colher (sobremesa) de alho desidratado - opcional
Modo de Preparo:

Misture bem o frango desfiado, o trigo, as cenouras, as maçãs, as uvas passas e a hortelã. Tempere com o orégano, a cebola, o alho e a maionese. Mexa bem. Não há necessidade de sal, pois a maionese já contém.

Leve na geladeira por, no mínimo, 1 hora antes de servir.
 
Bom Apetite!
 
12 de maio de 2014

Segunda Saudável: Pimenta Rosa

Fonte: Google Imagens
A pimenta rosa é ativadora da produção de sangue na medula óssea, portanto é anti-raquítica, atua também na depuração e purificação do organismo, é anti-vermífuga e anti-inflamatória. O óleo essencial da pimenta rosa é muito utilizado na medicina popular, sendo eficiente no tratamento de febres, tumores, doenças da córnea e das vias respiratórias e urinárias. 
 
Aromática e suave, da família da Anacardiaceae, a pimenta rosa é encontrada na América do Sul e Central. É um fruto da Aroeira, de cor vermelho-coral que não tem nada a ver com a pimenta conhecida.
 
Servem para preparar vinagres e por alguns povos é ingrediente de uma bebida fortemente inebriante.O óleo contido nas folhas assim com o suco leitoso extraído das cascas era usado com fins medicinais.
 
A Aroeira é uma árvore tropical que pode atingir até 20 m de altura; folhas de cheiro aromático com cachos de flores branco-amareladas atingindo até 20cm de comprimento, seguidas por bagas vermelhas.
 
A pimenta rosa tem propriedades estimulantes e anti-sépticas, sabor adocicado, aromático, parecido com o zimbro.
 
Ela é processada da mesma forma que os outros tipos de pimenta, com um sabor ligeiramente picante.
 
Recomenda-se o aroma suave da pimenta rosa com peixe ou legumes. Porém uma das melhores combinações é com o chocolate, um chocolate quente temperado com ela é uma bebida extremamente deliciosa.
 
Sob o ponto de vista botânico, a pimenta rosa (Schinus terebinthifolius Raddi), uma espécie pioneira e nativa do Brasil, não tem qualquer parentesco com a família das pimentas. Na verdade, ela é um parente do caju, da manga e do cajá-mirim, dentre outras conhecidas anacardiáceas frutíferas. O que lhe confere esse nome são seus pequenos frutos (bagos), que durante a maturação apresentam coloração brilhante e lustrosa, que vai do rosa claro até o vermelho escarlate, tornando-os assim, semelhantes a uma pequena pimenta. Em Santa Catarina a planta é conhecida como aroeira ou aroeira-vermelha. Em outras regiões do Brasil é conhecida por aroeira-pimenteira, pimenta do Brasil, aroeirinha, pimenta brasileira, entre outros, já que ocorre desde o Rio Grande do Sul até Pernambuco, nas restingas do litoral e em terrenos profundamente alterados pela ação do homem. No exterior foi introduzida na cozinha européia, pelo seu sabor suave, adocicado e levemente apimentado, com o nome de “poivre rose”. 
 
Fonte: Casa Naturalista / Revista Rolling Stone
 
 
 
As 100 Maiores Músicas Brasileiras: “Casa no Campo” – Elis Regina (n. 93)

 
A sensível canção nasceu em 1971 durante uma viagem de ônibus entre Brasília e Goiânia, numa turnê em que o grupo Som Imaginário acompanhava Gal Costa. Ao observar a paisagem, Zé Rodrix teve a inspiração e escreveu a letra. Mostrou os versos a Tavito, que os musicou assim que chegaram ao hotel. Em 1972, foi gravada por Elis Regina e se transformou em clássico.
 
 
Grande abraço e até semana que vem.

11 de maio de 2014

Salada Rústica de Beterraba e Vagem


É uma salada tão simples e sem segredo, mas que encantou minha mãe. Assim, nesse dia tão especial (11/05: Dia das Mães), quero dedicar essa receita para todas as mamães que proporcionam amor infinito aos seus filhos. Feliz Dia das Mães =)
 
 
Ingredientes:
1 beterraba grande cozida e cortadas em cubos médios
200g de vagem cozida e picada
1 colher (sopa) de cebola desidratada
1 limão cravo
pitada de sal
pitada de orégano
azeite a gosto
Modo de Preparo:

Misture a vagem e a beterraba cozidas e ainda quentes e tempere com a cebola desidratada (é deliciosa e levemente adocicada), limão cravo, sal, orégano e azeite.

Sirva em seguida. Bom Apetite!
 
 
10 de maio de 2014

Legumes com Canela em Pó ao Forno


Uma receitinha que nasceu sem muito expectativa, mas no momento do resultado final ficou espetacular. Já sou fã de canela em pó, agora com legumes já me tornei admiradora número 1. Olha que fácil:
 
Ingredientes:
1 berinjela média cortada em cubos
1 abobrinha média cortada em cubos
1 cebola média cortada em cubos
1 cenoura grande cortada em rodelas
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
1/4 xícara (chá) de azeite
1/2 pimenta dedo de moça picada
pitada de canela em pó
pitada de sal
pitada de orégano


Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes e leve ao forno médio (coloque só um tiquinho abaixo) pré-aquecido por 1h (se você gosta de al dente, esse é o tempo ideal, caso contrário deixe mais).

A cada 15 minutos, abra o forno e mexa bem os ingredientes.

Bom Apetite!
 
5 de maio de 2014

Segunda Saudável: Ameixa Seca

Fonte: R7
Já sabemos que a ameixa seca é muito importante para o funcionamento intestinal, mas, além disso, o consumo dessa fruta seca traz muitos benefícios à saúde. Conheça os pontos positivos e não deixe de incluir a ameixa em seu cardápio:
 
* Ajuda o organismo na absorção do ferro, o que faz que alguns males como a anemia sejam prevenidos;
 
* Ajuda a reduzir os efeitos da osteoporose, pois supre a tava de reabsorção óssea, o que reduz o risco de fraturas;
 
* É antioxidante, pois durante o processo de desidratação novos componentes antioxidantes são produzidos, ajudando a manter a saúde das células;
 
* Ajuda a diminuir a quantidade de colesterol no sangue e evita o risco de câncer de cólon;
 
* É fonte de vitamina A, B2, potássio e possui mais fibras que qualquer outro fruto, hortaliça ou legume.
 
Os benefícios da ameixa seca para o organismo são muitos, no entanto, tudo que é consumido em exagero pode fazer mal à saúde. Quem tem problemas renais ou tendência a desenvolvê-los deve evitar o consumo da ameixa, pois ela contém boa quantidade de oxalato, substância que se consumida em grande quantidade pode levar à formação de cristais na urina, originando cálculo renal.
 
Fonte: Riqueza Natural / Revista Rolling Stone
 
 
 
As 100 Maiores Músicas Brasileiras: “O Mar” - Dorival Caymmi
 
 
 
Nenhum outro compositor da música brasileira retratou tão bem o mar como Dorival Caymmi. Dentre suas canções praieiras, essa, original de 1940, é certamente um dos maiores clássicos e foi gravada, inclusive, em outros idiomas por intérpretes do mundo todo. A vastidão das águas foi a maior inspiração de Caymmi, desde a sua infância: “O mar me acalmou, o mar me trouxe alegrias, o mar me trouxe medo, o mar me mostrou o gosto do mistério”, dizia.
 
 
Grande abraço e até semana que vem.
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Visitantes