31 de dezembro de 2012
Segunda Saudável: Rúcula
Google Imagens |
A rúcula, cujo nome científico é Eruca sativa, é uma planta herbácea, anual, de pequeno porte, pertencente à família Brassicaceae da qual estão inclusas mais de três mil espécies, entre elas o repolho, o nabo e a couve. Nativa do mediterrâneo e introduzida no Brasil com a chegada dos imigrantes italianos, a rúcula tem sido cultivada por conter folhas comestíveis de sabor picante característico, muito apreciadas por serem nutritivas e saborosas. Estas folhas, que possuem forma alongada, podem ser encontradas em tons que variam do verde-claro ao verde-escuro, sendo consumidas em várias partes do mundo cruas em saladas, como também refogadas, cozidas e como ingrediente de várias receitas.
As folhas de rúcula possuem um perfil nutricional bastante atrativo. Elas são ricas em vitamina A, C, fibras, proteínas, e minerais como o potássio, ferro e enxofre. Por conter pouquíssimas calorias (uma xícara contém cerca de 10 kcal), a rúcula pode estar presente em dietas de emagrecimento. Além disto, as folhas são antianêmicas, antiasmáticas, antiescorbúticas, depurativas, digestivas, diuréticas e aperientes. No entanto, não devem ser consumidas em excesso, pois neste caso as folhas causam enjôos e vômitos.
Cultivada no jardim de casa ou comprada no supermercado é importante antes de consumir as folhas de rúcula, lavá-las devidamente para remover todas as sujeiras, como também os possíveis parasitas impregnados que podem causar sérios danos a saúde. Sob refrigeração a rúcula pode ser armazenada em no máximo quatro dias, sendo recomendado guardá-las em sacos plásticos contendo furos. Em condições ambientes ela deve ser consumida em no máximo um dia, desde que a parte de baixo da hortaliça esteja mergulhada na água.
Planta de fácil cultivo e adaptada a climas amenos, onde as temperaturas estejam em torno de 15 a 20 graus Celsius, as rúculas se desenvolvem bem o ano todo. No entanto, necessitam de solos bem drenados, ricos em matéria orgânica, férteis e com acidez baixa. A produção de rúcula no Brasil se concentra principalmente nas regiões Sul e Sudeste, e a espécie mais cultivada é a Eruca sativa Miller.
Assim como qualquer outra planta, a rúcula também esta exposta aos ataques de várias pragas agrícolas. Das pragas mais comuns que atacam as rúculas, podemos destacar a largata-da-couve, a largata-rosca, a largata mede-palmo, a traça-das-folhas e os pulgões. Várias doenças como a ferrugem branca das folhas, a mancha de Cercospora, a mancha de Alternaria, a mancha de Septoria, a podridão Mole e a Fusariose, podem estar presentes nas rúculas quando cultivadas erroneamente ou devido a fatores externos.
Fonte: InfoEscola / Wikipédia
Artista da semana...Raul Seixas!
Raul Santos Seixas (Salvador, 28 de junho de 1945 — São Paulo, 21 de agosto de 1989) foi um cantor e compositor brasileiro, frequentemente considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Também foi produtor musical da CBS durante sua estada no Rio de Janeiro, e por vezes é chamado de "Pai do Rock Brasileiro" e "Maluco Beleza". Sua obra musical é composta de 21 discos lançados em seus 26 anos de carreira e seu estilo musical é tradicionalmente classificado como rock e baião, e de fato conseguiu unir ambos os gêneros em músicas como "Let Me Sing, Let Me Sing".Seu álbum de estreia, Raulzito e os Panteras (1968), foi produzido quando ele integrava o grupo Os Panteras, mas só ganhou notoriedade crítica e de público com as músicas de Krig-ha, Bandolo! (1973), como "Ouro de Tolo", "Mosca na Sopa", "Metamorfose Ambulante". Raul Seixas adquiriu um estilo musical que o creditou de "contestador e místico", e isso se deve aos ideais que vindicou, como a Sociedade Alternativa apresentada em Gita (1974), influenciado por figuras como Aleister Crowley.
Raul se interessava por filosofia (principalmente metafísica e ontologia), psicologia, história, literatura e latim e algumas crenças dessas correntes foram muito aproveitadas em sua obra, que possuía uma recepção boa ou de curiosidade por conta disso. Ele conseguiu gozar de uma audiência relativamente alta durante sua vida, e mesmo nos anos 80 continuou produzindo álbuns que venderam bem, como Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum! (1987) e A Panela do Diabo (1989), esse último em parceria com Marcelo Nova, e sua obra musical tem aumentado continuamente de tamanho, na medida em que seus discos (principalmente álbuns póstumos) continuam a ser vendidos, tornando-o um símbolo do rock do país e um dos artistas mais cultuados e queridos entre os fãs nos últimos quarenta anos. Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, cujo resultado colocou Raul Seixas figurando a posição 19ª , encabeçando nomes como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Heitor Villa-Lobos e outros. No ano anterior, a mesma revista promoveu a Lista dos Cem Maiores Discos da Música Brasileira, onde dois de seus álbuns apareceram Krig-ha, Bandolo! de 1973 atingiu a 12ª posição e Novo Aeon ficou em 53º lugar ,demonstrando que o vigor musical de Raul Seixas continua a ser considerado importante hoje em dia.
Fiquem agora com “Ouro de Tolo”, uma das minhas favoritas. Grande abraço e até semana que vem.
Long Live, Rock’n Roll \o/ e Feliz 2013!
29 de dezembro de 2012
As 12 receitas + lidas de 2012
Esse ano foi repleto de muitas comidas, aperitivos e sobremesas deliciosas e aprovadíssimas pelo Brincando de Cozinhar e Cia. Vamos conhecer as 12 receitas mais visualizadas de 2012 aqui no blog?
1 - Peito de frango ao forno (Para ver o passo a passo, clique no título da receita)
4 - Tábua de frios
11 - Brigadeirão de forno
28 de dezembro de 2012
Rocambole de Bacalhau
Estava no trabalho quando fui colocar algumas notícias no mural da empresa. Nesse trecho, tem uma televisão que fica ligada. No exato momento em que passo, a Ana Maria (Mais Você) está preparando um Rocambole de Bacalhau. Sabe quando você fica hipnotizada? Então, assim fiquei por essa receita. E adivinha? Fiz para o Natal de casa. Massa super leve, recheio maravilhoso e visual lindo. Não preciso recomendar, né?!
Ingredientes da Massa:
½ xícara (chá) de farinha de trigo (70 g)
1 xícara (chá) de leite (250 ml)
2 colheres (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de queijo prato ralado no ralo fino (100 g)
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado (50 g)
3 gemas
½ colher (chá) de fermento em pó
3 claras batidas em neve
Modo de Preparo da Massa:
Em uma panela, coloque ½ xícara (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de leite e 50 g de manteiga e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar bem (10 minutos).
Transfira para uma batedeira e acrescente 1 xícara (chá) de queijo prato ralado no ralo fino e ½ xícara (chá) de parmesão ralado e bata bem até formar uma mistura homogênea e a massa esfriar (15 minutos).
Quando a massa estiver fria, adicione 3 gemas, uma a uma e continue batendo por mais 8 minutos. Desligue a batedeira e incorpore ½ colher (chá) de fermento em pó e depois, delicadamente, 3 claras batidas em neve.
Coloque a massa (feita acima) em uma assadeira retangular de pão de ló (37 cm X 26 cm) forrada com papel manteiga e untada com manteiga e leve ao forno médio pré-aquecido a 180 °C por +/- 20 minutos.
Depois de assada retire a massa do forno, desenforme sobre um pano e deixe amornar.
*****************
Ingredientes do Recheio:
3 colheres (sopa) de azeite
4 dentes de alho laminados
1 xícara (chá) de cebola picadinha
½ pimentão vermelho picadinho bem miúdo
400 g de bacalhau dessalgado, cozido e em lascas
1 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de amido de milho dissolvido em ¼ xícara (chá) de água
50 g de azeitona preta picadinha
salsinha picadinha a gosto
Modo de Preparo do Recheio:
Em uma frigideira aqueça 3 colheres (sopa) de azeite e doure 4 dentes de alho laminados, 1 xícara (chá) de cebola picadinha e ½ pimentão vermelho picadinho bem miúdo. Junte 400 g de bacalhau dessalgado, cozido e em lascas e refogue por 1 minuto. Despeje 1 xícara (chá) de leite e 1 colher (chá) de amido de milho dissolvido em ¼ xícara (chá) de água do cozimento do bacalhau e deixe cozinhando por 20 minutos, mexendo sempre. Adicione 50 g de azeitona preta picadinha, salsinha picadinha a gosto, mexa rapidamente e deixe esfriar.
*****************
Ingredientes da Cobertura:
½ xícara (chá) de maionese (125 g)
¼ xícara (chá) de creme de leite sem soro (50 g)
80 g de batata palha
salsinha picadinha a gosto
Modo de Preparo da Cobertura e Montagem:
Retire o papel manteiga da massa já fria, espalhe o recheio de bacalhau por toda superfície da massa. No sentido do comprimento enrole cuidadosamente, com o auxílio do pano, no sentido do comprimento, formando um rocambole. Pincele ½ xícara (chá) de maionese (125 g) misturada com ¼ xícara (chá) de creme de leite sem soro, cubra com 80 g de batata palha por toda superfície e salpique salsinha picadinha a gosto. Sirva em seguida.
Bom Apetite!
27 de dezembro de 2012
No Natal, a gente vem te buscar
Google Imagens |
Mais um Natal chegou, de novo
vivemos os momentos de alegrias quando enfeitamos nosso lar ou o trabalho.
Pensando na ceia, amigo secreto e o que dar de presente e para quem. Como
sempre, é um período em que podemos reviver nossas lembranças mais emotivas, de
antigos natais e pessoas amadas que já não estão mais entre nós.
Mas também tem um lado negativo,
o da hipocrisia, da falsidade, da exploração e de outros adjetivos vis. Há
pessoas que passam o ano inteiro brigando, fazendo intrigas e fofocas, e ao
chegar nesse período, resolve posar de santo para comemorar o nascimento do
menino Jesus. Fingem ser pessoas caridosas, que se preocupam com o próximo, mas
se esquecem de tudo que fizeram dia a dia durante o ano.
Conheço uma pessoa que tem um
ódio profundo por uma velha tia, problemas de família que todos temos. Não
perde uma oportunidade de falar mal, muito mal mesmo, dessa tia. Mas todo ano
vai passar os dias de festa natalina na casa de praia da tia, de olho nos
presentes que a tia sempre oferta á todos os seus familiares e amigos.
Uma outra pessoa passa o ano todo
sem visitar seu pai em um asilo, mas para cumprir uma obrigação social, todo
Natal vai buscá-lo e fica contando os dias para “devolvê-lo” no Ano Novo.
Triste! As pessoas deveriam ser e agir como são, sem obrigar-se a nada para fazer boa figura
diante da sociedade. Não esperar chegar uma data especial para oferecer carinho
e atenção à aqueles que estão à sua volta, e tão pouco, deixar-se mover-se por
interesses.
Nesse período devemos abrir
nossos corações para a vida e a verdade. Não estamos vivendo um simples feriado
festivo, com a febre do consumismo. Essa não é uma época de dar e receber
presentes simplesmente. É a época de dar e receber amor, carinho e compreensão
e não de vivermos em função das convenções sociais que nos ditam como viver.
Natal, Ano Novo e todos os dias
do ano, que vivamos em paz, com mais verdade e transmitindo sentimentos bons,
assim espero, que assim seja!
25 de dezembro de 2012
Strogonoff de Nozes e Uvas
Essa receita já virou tradição nas festas de final de ano da minha família. É uma sobremesa que, além de agradar todos os convidados, é um verdadeiro arraso. Aproveite os dias que antecede o Ano Novo e prepare essa combinação de doce de leite, creme de leite, nozes e uvas.
Ingredientes:
2 latas de leite condensado
2 caixas de creme de leite
200g de nozes picadas grosseiramente
400g de uva itália partida ao meio e sem sementes
2 gemas de ovo
2 claras batidas em neve
Modo de Preparo:
Lave as latas de leite condensado e retire o rótulo de papel. Coloque-as em uma panela de pressão, cubra com água e cozinhe, em fogo baixo, por 40 minutos após o apito.
Desligue, aguarde sair toda a pressão, retire as latas e deixe esfriar bem. Só abra quando estiver totalmente fria.
Após, coloque, em uma panela de fundo grosso, o leite condensado cozido, as gemas (passe por uma peneira antes para eliminar o "cheiro forte" do ovo) e as nozes picadas. Leve ao fogo baixo e misture bem por 8 minutos. Desligue e aguarde esfriar.
Enquanto isso, bata as claras em neve.
Em um recipiente grande, junte a mistura do doce de leite e nozes já fria, o creme de leite e as uvas cortadas. Incorpore as claras em neve e mexa delicadamente até ficar homogêneo.
Transfira o conteúdo para um refratário e leve para gelar por, no mínimo, 2 horas antes de servir.
Decore com nozes, uvas e ameixas.
Bom Apetite!
24 de dezembro de 2012
Feliz Natal
Para todos os nossos amigos leitores,
Um Natal abençoado e iluminado com muita paz, saúde e amor!
São os votos de
Thais, Marlene e Gabi
Segunda Saudável: Raíz Forte (Wasabi)
Google Imagens |
ORIGEM : Leste europeu – é muito usada como tempero na cozinha japonesa, pertencendo à mesma família do nabo, do rabanete e do agrião.
CARACTERÍSTICAS : As três espécies de Raiz Forte mais conhecidas são: - Armoracea lapathifolia; Narturtium armoracea e Raphanus magna, com raízes idênticas às do nabo comprido, as folhas são fibrosas, com sabor picante, tanto quanto o da mostarda.
OUTROS NOMES : Em outras línguas: - Inglês: Horseradish; - Espanhol: Raiz picante; - Francês: Raifort; - Italiano: - Rafano; - Japonês: Wasabi; - Alemão: Meeretich.
MODO DE COMPRAR : Erva fresca ou em pó.
MODO DE CONSUMIR : É usada para temperar carnes, embutidos em geral, verduras, ovos, molhos, sopas, marinados, vinagres aromáticos e iguarias orientais, como o sushi. Deve ser consumida logo depois de moída, caso contrário, perde o aroma.
Observação : É contra-indicada para pessoas com distúrbios do estômago ou do intestino, além disso, pessoas sensíveis podem apresentar náuseas, queimação, vômitos, irritação nasal.
COMPOSIÇÃO : Rica em vitaminas A e C; - Sais minerais.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : Eficiente ação anti-séptica, antiescorbútica, digestiva, diurética, estimulante e laxativa, bem como é eficaz na gripe, febre, infecção urinária, reumatismo, dores musculares, bronquite e rouquidão.
Fonte: Posto 7 / Wikipédia
Banda da semana...Red Hot Chili Peppers!
Red Hot Chili Peppers é uma banda de rock dos Estados Unidos formada em Los Angeles, Califórnia, em 1983. O estilo musical do grupo consiste principalmente de rock, bem como elementos de outros gêneros, tais como punk, rap, metal e rock psicodélico. A banda é constituída pelos membros fundadores Anthony Kiedis (vocais) e Flea (baixo), juntamente com o baterista de longa data Chad Smith e o guitarrista Josh Klinghoffer.
A formação original da banda continha Hillel Slovak na guitarra e Jack Irons na bateria, apesar de não terem participado no álbum de estréia do grupo,The Red Hot Chili Peppers. Cliff Martinez foi o baterista nos dois primeiros álbuns, substituindo Irons, e o guitarrista Jack Sherman, que tocou apenas no primeiro álbum. Slovak participou de dois álbuns com a banda, Freaky Styley e The Uplift Mofo Party Plan; ele morreu de uma overdose de heroína em 1988, resultando na saída de Irons. D.H. Peligro ficou brevemente na banda antes de a banda encontrar um substituto permanente, Chad Smith. John Frusciante substituiu Slovak. Essa formação gravou Mother's Milk (1989), Blood Sugar Sex Magik (1991), Californication (1999), By The Way (2002) e Stadium Arcadium (2006).
Blood Sugar Sex Magik foi o primeiro grande sucesso do grupo, vendendo 13 milhões de cópias em todo o mundo. Durante a turnê desse álbum, Frusciante deixou o grupo por ter lidado mal com o sucesso e seu vício em drogas aumentou, assim a banda recrutou Arik Marshall para concluir a turnê. Depois Dave Navarro entra na banda, gravando One Hot Minute. Embora bem sucedido comercialmente, o álbum não conseguiu se igualar a aclamação crítica e popular de Blood Sugar Sex Magik, vendendo menos da metade que esse. Navarro saiu do grupo logo após a turnê. Frusciante, recém saído da reabilitação, voltou à banda em 1998 a pedido de Flea. O quarteto se reuniu novamente em estúdio para gravar Californication, que vendeu 15 milhões de cópias, tornando-se o álbum de maior sucesso comercial da banda. By the Way e Stadium Arcadium continuaram o sucesso do grupo. Depois de uma turnê mundial, o grupo entrou em um hiato prolongado. Em 2009 Frusciante anunciou que estava deixando a banda amigavelmente para se concentrar em sua carreira solo e Josh Klinghoffer o substituiu. A banda lançou em Agosto de 2011 seu décimo álbum de estúdio I'm with You, que conseguiu ficar em primeiro em 18 países.
O Red Hot Chili Peppers ganhou 6 Grammy Awards e já vendeu mais de 65 milhões de álbuns em todo o mundo, sendo cerca de 22 milhões somente nos Estados Unidos. Atualmente a Banda detêm o recorde de mais hits número 1 na Alternative Songs (12) e mais semanas no topo dessa lista, além de ter nove singles no Top 40 do Billboard Hot 100 (incluindo três no Top 10) e cinco singles número um na Hot Mainstream Rock Tracks. Em 2008, receberam uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. A banda foi introduzida ao Hall da Fama do Rock em 2012.
Fiquem agora com uma das minhas favoritas. Grande abraço e até semana que vem.
22 de dezembro de 2012
Salada de Maionese com Frango
Uma ótima receita para você servir nas festas de fim de ano. Uma opção é colocá-la em um refratário bem bonito ou rechear barquetes ou canudinhos. Use e abuse da criatividade nessa época do ano!
Ingredientes:
5 batatas grandes cozidas e cortadas em cubos
2 cenouras grandes raladas
1 lata de ervilhas
1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroços
1/2 xícara (chá) de salsinha picada
1 peito de frango
1 cubo de caldo de galinha
2 colheres (sopa) de vinagre
1 pote (500g) de maionese de boa qualidade
1 limãoorégano
sal
Modo de Preparo:
Coloque o peito de frango em uma bacia com água e 2 colheres (sopa) de vinagre. Deixe descansar por 10 minutos. Esse processo retira o cheiro forte e aquela "gosma" do frango.
Transcorrido o tempo, escorra a água e coloque o frango em uma panela. Cubra com água e adicione o cubo de caldo de galinha. Leve ao fogo até que esteja macio e bem cozido. Após, deixe esfriar e desfie com o auxílio de um garfo. Reserve.
Em um recipiente grande, misture as batatas, as cenouras, as ervilhas, as azeitonas, a salsinha e o peito de frango desfiado. Acerte o sal e tempere com limão, orégano e, por último, a maionese. Misture bem.
Leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas antes de servir.
Bom Apetite!
21 de dezembro de 2012
Como Desfiar Carne Seca - Vapt Vupt
Chega de passar um tempo enorme desfiando carne seca. Com esse passo a passo (vi em diversos sites), esse procedimento vira moleza, moleza.
******
Deixe a carne seca em molho por 6 horas. Nesse período, troque a água 3 vezes.
Transcorrido o tempo, coloque a carne seca em uma panela de pressão, cubra com água e leve ao fogo por 30 minutos após o apito.
Desligue e aguarde sair toda a pressão.
Retire a carne e aguarde amornar por 10 minutos. Corte em pedaços pequenos e, aos poucos, coloque no liquidificador e aperte a tecla “pulsar”. Faça isso até a carne ficar totalmente desfiada (3 a 4 click e já está pronto).
Retire o desfiado e coloque novos pedaços de carne seca. Repita a operação até terminar toda a carne.
Utilize em recheios de torta, pastéis, arroz e muito mais.
20 de dezembro de 2012
Asa Branca
Google Imagens |
Asa branca é o nome de um dos clássicos da música brasileira, imortalizada pelo grande mestre Luiz Gonzaga, que na última semana, se ainda estivesse entre nós, teria completado 100 anos. Foi um grande artista, que conseguiu ultrapassar todas as barreiras existentes e fez sua música ecoar através do tempo.
Gonzagão conseguiu, o que ninguém mais pode fazer em sua época, ele conseguiu dar destaque à cultura popular, através de sua música. Até a primeira metade do século passado, o Brasil seguia os moldes da cultura europeia, não valoriza nenhuma arte que fosse genuinamente brasileira. Após a semana de 22 esse quadro começou a mudar, e então surgiu Luiz Gonzaga e sua sanfona, tocando xote, forró e xaxado. Usando seus trajes típicos nordestinos e cantando as belezas e agruras de sua terra e seu povo.
Quem nunca ouviu a triste história do Assum Preto, que teve um olhos furado para que seu canto ficasse ainda mais bonito? E o xote da menina que só queria namorar? Ou a comparação entre a dor de um amor perdido com o amargor do jiló? E o grande sucesso que foi o registro definitivo de sua reconciliação com seu filho Gonzaguinha – outro talento de nossa MPB – “minha vida é andar por esse país/ pra ver se um dia descanso feliz”.
Foram tantas letras e músicas maravilhosas que mesmo após 23 anos de sua partida, suas músicas ainda são cantadas, o artista continua sendo homenageado e seu centenário muito comemorado.
Creio que assim podemos medir o valor e a qualidade de um artista e sua obra, esse reconhecimento que ele recebeu em vida, continua recebendo postumamente, continua sendo cantado por grandes artistas que o conheceram e por muitos que sequer tinham nascido quando ele partiu.
O que será que nossas gerações futuras irão reverenciar como sucesso do passado? Continuarão com Gonzagão? Espero que sim, pois o que tenho visto de novo não apresenta promessas de qualidade e tão pouco de longevidade.
17 de dezembro de 2012
Carne de Panela ao Vinho e Champignon
Vamos dar um up naquela carne de panela do dia a dia? Receita super fácil, deliciosa e que combina perfeitamente com um arroz branquinho e salada de folhas. Curtiu a ideia?! Veja como é vapt vupt!
Ingredientes:
1 kg de carne de panela em cubos médios (utilizei lagarto,
mas você pode optar pelo acém, músculo ou coxão duro)
1 colher (sopa) de óleo
1 cebola média em cubinhos
2 dentes de alho amassados
1 copo (requeijão) de água fervente
1 cubo de caldo de legumes
1 xícara (chá) de vinho tinto seco
200g de champignon em lâminas
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Sal
Pimenta
Na panela de pressão, aqueça o óleo e frite os pedaços de
carne até dourar bem. Após, junte a
cebola e o alho e refogue por mais alguns minutos.
Adicione o vinho tinto seco e apure por 3 minutos. Incorpore
o cubo de caldo de legumes diluído na água fervente, o sal e a pimenta. Misture
bem e tampe a panela. Após o apito, deixe na pressão, em fogo baixo, por 35
minutos.
Aguarde sair toda a pressão e abra a panela. Verifique se a
carne está macia. Caso não esteja, acrescente mais 1 xícara de água e retorne à
pressão por 10 minutos.
Se estiver no ponto ideal, retire a carne (reserve) e acrescente
o champignon em lâminas no caldo e retorne ao fogo baixo. Dissolva a farinha
de trigo em ½ xícara (chá) de água e coloque no molho mexendo até ficar encorpado.
Desligue o fogo. Acomode a carne em um refratário e espalhe o molho de vinho e
champignon por cima.
Bom Apetite!
Segunda Saudável: Romã
Google Imagens |
Segundo pesquisadores russos, a romãzeira provém da Grécia, Síria e Chipre e também centro do Oriente Próximo, que inclui o interior da Ásia Menor, a Transcaucásia, o Irã e as terras altas do Turcomenistão, junto com outras plantas frutíferas como a figueira, macieira, pereira, marmeleiro, cerejeira, amendoeira, avelaneira e castanheira.
A importância da romã é milenar, aparece nos textos bíblicos, está associada às paixões e à fecundidade. Os gregos a consideravam como símbolo do amor e da fecundidade. A árvore da romã foi consagrada à deusa Afrodite, pois se acreditava em seus poderes afrodisíacos. Para os judeus, a romã é um símbolo religioso com profundo significado no ritual do ano novo quando sempre acreditam que o ano que chega sempre será melhor do que aquele que vai embora.
Quando os judeus chegaram à terra prometida, após abandonarem o Egito, os 12 espias que foram enviados para aquele lugar voltaram carregando romãs e outros frutos como amostras da fertilidade da terra que Jeová (Deus) prometera. Ela estava presente nos jardins do Rei Salomão. Foi cultivada na antiguidade pelos fenícios, gregos e egípcios. Em Roma, a romã era considerada nas cerimônias e nos cultos como símbolo de ordem, riqueza e fecundidade.
Os semitas a chamavam de “rimmon”, para os árabes era conhecida como “rumman”, e mais tarde, os portugueses a chamaram de romã ou “roman”. Na Idade Média a romã era freqüentemente considerada como um fruto cortês e sanguíneo, aparecendo também nos contos e fábulas de muitos países. Os povos árabes salientavam os poderes medicinais dos seus frutos e como alimento. Tanto a planta, como o fruto, têm sido utilizados em residências ou em banquetes pelo efeito decorativo das suas flores e dos seus frutos, além do seu uso como cerca viva e planta ornamental.
Cultivo e Comércio
São famosas as romãs da Provença, de Malta, da Espanha, da Itália. O seu cultivo é realizado em mais de 100 países do mundo. Dos países do Mediterrâneo, atravessou o Atlântico e acabou aportando no Brasil. Neste país a planta encontrou todas as condições favoráveis para um crescimento vegetativo, florescimento, frutificação e produção de frutos de primeira qualidade. O seu maior interesse no mundo está no seu cultivo para o consumo como fruta fresca. Também tem a sua aplicação em clínicas especializadas no campo da medicina moderna e para receitas especializadas.
A Espanha é um dos mais importantes países produtores do mundo e o maior produtor e exportador do mercado comum europeu. A Turquia com 60.000 toneladas e a Tunísia com 55.000 toneladas são grandes produtores mundiais, mas nestes dois países existe um sistema de cultivo menos intensivo e menos especializado quando comparado com o cultivo na Espanha e com uma rede de comercialização pouco desenvolvida, com apenas 2 a 7% de exportação da sua produção total.
Tradicionalmente o Reino Unido tem sido o principal comprador de romã da Espanha e os seus frutos destinando-se fundamentalmente para o seu consumo ao natural e especialmente nas zonas de mineração da Inglaterra, devido às suas propriedades benéficas frente à contaminação de metais pesados.
Entre os principais países importadores estava em primeiro lugar a Inglaterra que absorvia os frutos de calibres pequenos, em segundo lugar, a França que queria os frutos de grande calibre e em terceiro lugar a Itália que nos últimos anos estava aumentando muito a quantidade importada de romãs da Espanha. Em quarta posição encontram-se os países árabes que aceitavam frutos de qualidade um pouco inferior e que representam uma grande importância para a Espanha para poder descongestionar bastante o resto dos mercados e evitar uma oferta excessiva de frutos.
Benefícios para a saúde
Estudos mostraram que a romã pode ajudar a reduzir a pressão arterial e ser utilizada na prevenção de alguns problemas cardiovasculares. Um estudo da Universidade Queen Margaret, na Escócia mostra que o seu consumo leva a um aumento de testosterona que pode variar entre 16 e 30 por cento. Tem elevada quantidade de fitoquímicos, com destaque para antocianinas, ácido gálico, catequinas poderosos antioxidantes e além de outros nutrientes, tais como ferro, cálcio, cloro, cromo, cobre, magnésio, manganês, potássio, selênio, sódio, zinco, vitamina C, prolina, valina, metionina, serotonina.
Todas as suas partes (semente, suco, casca, folhas, flores, raízes) são aproveitáveis, isto é possuem propriedades farmacológicas:
• Leve ação estrogênica: torna seu consumo interessante para o climatério.
• Antioxidante: previne doenças cardíacas, tem ação semelhante ao do chá verde, sendo superior ao vinho tinto. Diminui o mau colesterol.
• Antiinflamatória: é indicada para artrite reumatóide, doenças inflamatórias intestinais, e da mucosa oral. Não afeta a função cardiovascular como acontece com alguns medicamentos antiinflamatórios. Também tem ação antibacteriana.
• Anticancerígena: diminui a proliferação e crescimento celulares, previne câncer de próstata, oral, cutâneo, mamário, pulmonar, cólon e leucemia.
• Hipertensão e Aterosclerose: O consumo diário de 50ml de suco de romã diminui a espessura da íntima média, além da redução da pressão arterial e da peroxidação lipídica, ou seja, a oxidação da gordura, gordura oxidada (é este tipo de gordura que entope os vasos). Já o consumo de 240ml de suco de romã, age na redução da isquemia induzida por estresse.
• Diabetes: Ação hipoglicemiante (extrato da Punica) diminui a glicemia pela inibição da absorção de carboidratos.
• Beleza: A romã é rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, leia-se flacidez cutânea, perda da elasticidade, rugas e manchas.
Aumenta o fator de proteção do filtro solar que você aplica na pele, o ácido elágico potencializa os níveis de glutationa, antioxidante produzido pelo organismo e que protege as células da ação dos raios solares, fonte de radicais livres. Além disso, inibe a proliferação de melanócitos, prevenindo manchas de sol.
Como consumir a Romã:
Além de consumi-la em saladas de frutas ou como condimento de preparações salgadas, você pode se beneficiar usando-a em chás.
O chá feito com as folhas de romã é usado na medicina contra irritação nos olhos, e o chá produzido com as cascas da fruta, para tratamento, na forma de gargarejo, de infecções de garganta.
Para aproveitar os benefícios da romã você também pode bater no liquidificador a casca, as sementes e a polpa com um pouco de água, coe e beba em seguida.
Fonte: Emagrecendo / Wikipédia
Banda da semana...Ramones \o/
Ramones foi uma banda norte-americana de punk rock formada em Forest Hills no distrito Queens em Nova York 1974.
No início dos anos 1970 surgiam diversas vertentes do rock nos Estados Unidos e no Reino Unido; o punk rock foi uma delas, sendo os Ramones seus pioneiros e líderes, que consolidaram a base deste estilo musical, com composições simples, minimalistas e repetitivas. Os longos solos de guitarra e as complexas canções de solo progressivo além de suas enigmáticas letras.Seu som se caracteriza por ser rápido e direto com influências do Rockabilly dos anos de 1950, do surf rock, the beatles, the velvet underground, as bandas de garotas dos 60 como the Shangri-las e Garage proto punk de MC5 além de the stooges.
Em 30 de março de 1974, os Ramones tocaram pela primeira vez, como um trio (Joey, Dee Dee e Johnny). Em 16 de abril do mesmo ano, a banda realizou sua primeira apresentação no bar CBGB, que se tornava o refúgio do rock underground nova-iorquino da época. Ao longo de seus 22 anos de existência, os Ramones totalizaram 2.263 apresentações ao redor do mundo. O último show foi realizado em Los Angeles, Califórnia, em 6 de agosto de 1996.
Em 2 de março de 2002 a banda foi incluída no Salão da Fama do Rock and Roll, em 2004 a revista Rolling Stone elegeu as cem maiores personalidades dos primeiros cinquenta anos do rock, ficando os Ramones em 26º lugar e em 2011 a banda recebeu o prêmio Grammy Lifetime Achievement Award, que prêmia o artista por toda a sua obra.
Fiquem agora com “Baby ,I Love You”. Grande abraço e até semana que vem.
Long Live, Rock’n Roll \m/
15 de dezembro de 2012
Bicho de Pé
Já testei essa receita utilizando gelatina sabor morango e Quicky. As duas deixaram meu docinho bem grudento, difícil de enrolar e derretido (que triste!). Fui pesquisar na internet outras receitas e me deparei com uma super fácil no M de Mulher e que fica no ponto certinho; o único problema é que não fica com aquele gostinho de morango, mas em compensação é deliciosa, fácil de enrolar e um visual lindo. Veja como é prática:
Ingredientes:
3 folhas de gelatina vermelha sem sabor
2 colheres (sopa) de água quente
1 lata de leite condensado
açúcar vermelho para decorar
granulado rosa para decorar
Modo de Preparo:
Hidrate as folhas de gelatina na água quente e misture o leite condensado. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar e soltar do fundo da panela.
Desligue e coloque a mistura em um prato untado. Deixe esfriar e coloque na geladeira por, no mínimo, 2 horas antes de enrolar.
Unte as mãos com um pouco de margarina e enrole os docinhos, passe no açúcar e coloque o granulado no meio do docinho.
Bom Apetite!
13 de dezembro de 2012
Batatão Recheado
Receita deliciosa para você receber muitos elogios e arrasar na cozinha. Que tal separar os ingredientes e preparar esse batatão? A receita é da minha querida amiga e colega de trabalho Flávia =)
Ingredientes:
5 batatas grandes e cozidas
1 colher (sopa) de manteiga
1 caixa de creme de leite
1 gomo de linguiça calabresa cortado em cubinhos
100g de bacon cortado em cubinhos
1 copo (200ml) de requeijão cremoso
150g de muçarela em fatias
sal
Modo de Preparo:
Esprema as batatas cozidas e ainda quentes (utilize o espremedor de batatas ou um garfo comum). Coloque essas batatas em uma panela e misture a manteiga, o creme de leite e o sal. Mexa e leve ao fogo até formar um purê homogêneo (se houver necessidade, acrescente um pouco de leite para deixar o purê mais molinho). Reserve.
Em outra panela, frite os cubinhos de bacon na própria gordura. Quando estiver bem douradinho, junte a calabresa e deixe apurar. Retire o excesso de gordura e reserve.
Em um refratário, coloque o purê de batatas. Cubra com as fatias de muçarela, o requeijão cremoso e o bacon com a calabresa.
Leve ao forno médio pré-aquecido até derreter o queijo. Sirva em seguida.
Bom Apetite!
11 de dezembro de 2012
Carne Moída com Abobrinha e Hortelã
Eba! Adoro preparar comidinhas práticas e saborosas do dia a dia. Nessa versão, a carne moída ganhou dois acompanhantes maravilhosos: a abobrinha e o hortelã. Veja como é fácil \o/
Ingredientes:
500g de carne moída (acém, músculo, etc)
1 abobrinha média em cubos
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) de azeite
1 tomate grande sem sementes em cubinhos
Sal
Pimenta do reino
3 a 4 folhas de hortelã picadinhas
Doure a cebola e o alho no azeite. Acrescente a carne moída e deixe refogar até mudar de cor e “juntar água”. Nesse momento, junte a abobrinha e deixe refogar por 10 minutos em fogo baixo e com a panela semi tampada.
Após, adicione os tomates, o sal, a pimenta, o molho inglês e as folhas de hortelã. Cozinhe até que a abobrinha esteja macia e o refogado bem sequinho.
Caso o refogado já esteja bem frito e a abobrinha não tão macia, acrescente ½ xícara (chá) de água fervente e deixe cozinhando até ficar molinha.
Sirva com arroz e saladas.
Bom Apetite!
10 de dezembro de 2012
Segunda Saudável: Rabanete
Google Imagens |
Conheça algumas curiosidades sobre o Rabanete:
ORIGEM : Originário de regiões da China e da Europa, cultivado desde a civilização egípcia Na Grécia, o rabanete era oferecido em um vaso de ouro ao Deus Apolo, em rituais de adoração.
TIPOS: redondos, alongados e cilíndricos; de diversas cores: vermelhos, rosados, arroxeados, cinzentos ou brancos; e com tamanhos que variam entre 2 e 5 cm de diâmetro.
MODO DE COMPRAR à O rabanete fresco e bom para o consumo deve ser liso, firme, sem manchas ou machucados. As folhas também devem estar viçosas e bem verdes. Para saber quanto comprar, calcule 4 ou 5 rabanetes por pessoa.
MODO DE CONSERVAR : Retire as folhas, cortando bem rente à raiz. Lave os rabanetes, coloque em saco plástico e guarde na gaveta da geladeira.
MODO DE CONSUMIR : deve ser consumida crua em saladas, para um melhor aproveitamento de seus nutrientes. Já as folhas e sementes, que também contém Vitaminas e minerais, podem ser preparadas em saladas, sopas e refogados.
COMPOSIÇÃO : O Rabanete é um alimento muito rico em Vitamina C. Mas, além disso, também apresenta Enxofre, Potássio, Cálcio, Fósforo, Ferro, Sódio, Cloro e Magnésio.
VALOR CALÓRICO : 100 gramas de rabanete cru fornecem 15,9 calorias
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : Possui muitas propriedades terapêuticas, dentre elas, estimula as funções digestivas, limpa as vias respiratórias, ajuda o funcionamento dos rins e do fígado, além de evitar a formação de cálculos na vesícula e rins.
Fonte: Posto 7 / Wikipédia
Artista da semana...Rod Stewart!
Roderick David Stewart, conhecido como Rod Stewart, (Highgate, Londres, 10 de janeiro de 1945) é um cantor e compositor britânico, com ascendência escocesa.
Conhecido por sua voz áspera e rouca, Rod Stewart começou a ficar conhecido no final dos anos 60 quando participou da Jeff Beck Group e depois juntou-se ao The Faces, iniciando paralelamente sua carreira solo que já dura cinco décadas.
Ao longo de sua carreira, Rod atingiu várias vezes as paradas de sucesso, principalmente no Reino Unido, onde ele atingiu o primeiro lugar com seis álbuns e por 24 vezes ficou entre o top 10 e seis vezes na posição número 1 entre as músicas mais executadas, e 9 vezes nº1 a nível mundial. Rod Stewart já vendeu 265 milhões de albuns desde o inicio de sua carreira ,Tem hits como "Maggie May", "I Don't Want to Talk About it", "I Was Only Joking", "Sailing", "This old Heart of Mine", "Tonight The Night", "Hot Legs", "You're in My Heart", "Da Ya Think I'm Sexy?","Passion","Tonight I'm Yours (Don't Hurt me)", "Young Turks", "Passion", "Baby Jane", "What Am I Gonna Do (I'm So In Love With you)", "People Get Ready", "Every Beat Of My Heart", "Forever Young","My Heart Can´t Tell You No" e "Crazy About Her", "Lost In You", "Downtown Train", "Have I Told You Lately".Rod é o 23º na lista de melhores artistas da história e 17º na de mais bem sucedidos de todos os tempos.Com 2 Grammy vencidos tornou uma das figuras mais irreverentes do mundo. Ao longo de sua carreira, já vendeu mais de 250 milhões de discos.
Sua canção mais vendida foi o hit "Da Ya Think I'm Sexy?" de 1978 que atingiu o número 1 em praticamente todos os países e vendeu mais de 4 milhões em todo mundo.
Fiquem agora com “Downtown Train", uma das minhas favoritas. Grande abraço e até semana que vem.
Long Live, Rock’n Roll \o/
6 de dezembro de 2012
Arroz Colorido
Que tal colorir o arroz branquinho do dia a dia? Mais simples é impossível! Separe os ingredientes e prepare para o jantar de hoje mesmo =)
Ingredientes:
4 xícaras (chá) de arroz branco cozido
1 cebola pequena em cubinhos
1 cenoura grande cozida e em cubinhos
100g de vagem cozida e cortada em rodelas
1 lata de ervilha
1 pacote de batata palha
1/2 xícara (chá) de cheiro verde
1 colher (sopa) de manteiga
sal
Modo de Preparo:
Derreta a manteiga em uma panela. Acrescente a cebola e mexa até dourar. Junte os legumes cozidos e a ervilha e deixe apurar por 5 minutos em fogo baixo. Acerte o sal, se necessário. Desligue o fogo.
Acrescente o arroz já cozido nesse refogado e misture. Finalize com a batata palha e o cheiro-verde.
Sirva em seguida.
Bom Apetite!
5 de dezembro de 2012
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Google Imagens |
O dia 3 de dezembro é dedicado à pessoa com deficiência. Mais uma data para refletirmos muito. Infelizmente ainda precisamos marcar datas para que um assunto importante seja discutido, e esse com certeza é importantíssimo.
Ao andar pelas ruas percebo o quão inconscientes são o poder público e a população em geral, pois as calçadas (em sua grande parte) não oferecem acessibilidade para quem usa uma cadeira de rodas, uma muleta ou não consegue enxergar os buracos e obstáculos que são deixados pelo caminho.
Os estabelecimentos comerciais ainda não estão totalmente adaptados, basta observarmos o espaço que é deixado entre os cabideiros e bancas de lojas de roupas.
Há também a grande questão da inclusão na escola e no trabalho. Existe uma lei que garante isso, mas ainda encontramos casos de escolas que não aceitam matrícula de uma criança por “não ter condições de lhe oferecer tudo que suas necessidades especiais solicitam” – fala de uma diretora de escola em matéria de telejornal da região de Campinas. As empresas também estão obrigadas por lei a cumprirem uma cota, de acordo com seu número de funcionários. Aí voltamos ao impasse, e a acessibilidade? Prédios antigos não foram projetados pensando no assunto, e hoje necessitam de reformas, o que alegam os patrões, onera muito a empresa.
Atualmente existem normas de acessibilidade e muitos trabalhos de sensibilização para que as empresas se adaptem aos novos tempos. Tempos em que qualquer tipo de limitação física ou mental seja motivo para que alguém não tenha a devida oportunidade na vida. Para que não seja mais “escondido” e limitado a determinados lugares. O mundo pertence a todos nós, há um lugar para todos, cada um com sua especificidade e necessidade especial. Que esse dia 3 tenha sido marcado por ações afirmativas, discussões objetivas que nortearão nossas ações todos os outros dias ano.
Assinar:
Postagens
(Atom)
Curta nossa Fanpage!
Cardápio de Receitas
- Acompanhamentos. (208)
- Amigos na Cozinha (34)
- Arroz (29)
- Artesanatos (3)
- Bebidas. (15)
- Blá Blá Blá (6)
- Bolachas; Biscoitos. (9)
- Bolos (47)
- Clube do Livro (12)
- Coluna Jeam Camilo (13)
- Coluna Luatriz (119)
- Dicas (5)
- Entrevistas (1)
- Eventos (1)
- Geléias (3)
- Light (90)
- Massas (34)
- Pães (10)
- Pensamentos (43)
- Prato Principal. (193)
- Salgados. (49)
- Segunda Saudável (174)
- Sobremesas. (87)
- Sopas e Caldos (18)
- Sorteios (45)
- Top 5 (22)
Tecnologia do Blogger.
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2012
(343)
-
▼
dezembro
(21)
- Segunda Saudável: Rúcula
- As 12 receitas + lidas de 2012
- Rocambole de Bacalhau
- No Natal, a gente vem te buscar
- Strogonoff de Nozes e Uvas
- Feliz Natal
- Segunda Saudável: Raíz Forte (Wasabi)
- Salada de Maionese com Frango
- Como Desfiar Carne Seca - Vapt Vupt
- Asa Branca
- Carne de Panela ao Vinho e Champignon
- Segunda Saudável: Romã
- Bicho de Pé
- Batatão Recheado
- Carne Moída com Abobrinha e Hortelã
- Segunda Saudável: Rabanete
- Arroz Colorido
- Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
- Salada de Frutas
- Farfalle com Calabresa Apimentada e Brócolis
- Segunda Saudável: Queijo
-
▼
dezembro
(21)