26 de junho de 2013

Contra Filé à Minha Moda


Só o bife sequinho e frito, para mim, não tem graça. Gosto de acrescentar cebolas, pimentões, azeitonas e, enfim, um montão de coisas. Desse jeito fica mais saboroso e combina perfeitamente com um arroz fresquinho e saladas. Para a receita de hoje, fiz assim:

Ingredientes:
500g de contra filé em bifes
1 cebola média em rodelas
1 pimentão verde em rodelas
10 unidades de azeitonas verdes
2 colheres (sopa) de vinagre
½ xícara (chá) de água
Limão
Sal
Azeite
Orégano
Pimenta


Modo de Preparo:

Tempere os bifes com limão, sal, azeite, orégano e pimenta. De preferência deixe marinar de um dia para o outro, assim a carne ficará com um sabor todo especial.

Em uma panela frite os bifes em um fio de azeite (aqui em casa, eu uso panela de inox, por isso nem uso óleo/azeite para fritar, só aqueço bem a panela). Deixe fritar até ficar bem douradinho dos dois lados. Retire os bifes e reserve.

Nessa mesma panela e com o fogo baixo, coloque o vinagre e a água na “sujeirinha” que ficou na panela. Adicione a cebola, o pimentão e as azeitonas, mexa bem até amolecer. Acerte o sal e desligue o fogo.

Agora é só despejar o molho sobre os bifes ou retornar os bifes na panela.

Bom Apetite!


25 de junho de 2013

Macarrão Cremoso com Bacalhau


Para os apaixonados por bacalhau, eis uma receita do jeito que gosto: vapt vupt. É tão simples que quando percebi, o prato já estava pronto e eu deliciando essa macarronada cremosa. Que tal prepará-la nesse fim de semana?


Ingredientes:
1 pacote de macarrão parafuso
250g de bacalhau dessalgado, cozido e em lascas
1 1/2 caixa de creme de leite
6 colheres (sopa) de requeijão cremoso
1 cebola pequena ralada
3 dentes de alho picadinhos
1 colher (sobremesa) de azeite
1/2 xícara (chá) de cheiro verde


Modo de Preparo:

Cozinhe o macarrão conforme instruções da embalagem.  Reserve.

Em uma panela, doure a cebola e o alho no azeite. Acrescente o bacalhau cozido e em lascas e refogue por alguns minutinhos. Retire a panela do fogo e junte o requeijão (eu costumo aquecer por 10 segundos no microondas, assim fica mais fácil para misturar ao refogado) e o creme de leite. Mexa bem e retorne ao fogo. Se houver necessidade, acerte o sal (muito cuidado nessa etapa). Deixe apurar por mais alguns minutos e finalize com o cheiro verde.

Incorpore o refogado cremoso ao macarrão cozido e sirva em seguida.


***************

Dica: Como dessalgar e cozinhar o Bacalhau:

Deixe o bacalhau de molho por 12 horas na geladeira. Troque a água 3 vezes durante esse período para retirar o excesso de sal (use sempre água gelada na troca). Se você utilizar lascas de bacalhau, o tempo de molho será de 2 horas somente e 2 trocas de água.

Transcorrido o tempo, cozinhe o bacalhau (10 a 15 minutos) em água. Espere esfriar e desfie.


24 de junho de 2013

Segunda Saudável: Bicarbonato de Sódio

Google Imagens
Tenha sempre em casa Bicarbonato de Sódio, ele é muito útil, veja as dicas:

* O bicarbonato de sódio é útil em quase tudo. Pode ser usado umas pitadas em cima do creme dental, ajuda a branquear os dentes. Usa-se uma colher (cafezinho) em ½ copo de água para fazer bochecho após escovar os dentes, ajuda a combater à carie dentária e aftas. Quando sai feridinha no canto da boca ou na língua, coloca-se uma pitada em cima, arde e queima um pouquinho, mas logo cura, aplicar 3xdia. Usa-se também em bolos junto do fermento bem pouquinho para massa ficar leve. Usa-se como antiácido para aliviar dor de estômago. Usa-se com água morna uma colher (sopa) bem cheia em meio litro de água, para limpar a geladeira, tira o odor impregnado de alimentos. E também tem várias dicas de limpeza onde é utilizado o bicarbonato de sódio. Enfim, se faz várias coisas com bicarbonato de sódio, por isto é importante sempre ter em casa. 

* Como antiácido para aliviar dor de estômago: Dissolver 2,5g (1 colher de café) em um copo de água filtrada e tomar 30 minutos antes das refeições, para neutralizar o excesso de secreção gástrica no estômago. Não usar juntamente com dieta láctea (a base de leite) devido a possibilidade de ocorrência de síndrome alcalino-láctea. (Fonte: Resolução-RDC N° 199, de 26 de outubro de 2006 – ANVISA)

* Remoção de odores de geladeira e freezer: Depois de retirado todo o gelo, limpe com um pano limpo ligeiramente embebido em água com bicarbonato de sódio [uma colher (sopa) bem cheia em meio litro de água morna] e depois seque com um pano limpo. Esta mesma solução pode ser utilizada para retirar qualquer cheiro forte que tenha ficado no plástico, mergulhe os vasilhames em água com bicarbonato de sódio, e deixe por vários minutos, depois lave normalmente com água. 

* Limpeza da cafeteira de aço inox: Adicione duas colheres (sopa) de bicarbonato de sódio a um volume de água equivalente a sua capacidade, deixe-a ferver durante 10 a 15 minutos numa vasilha e então despeje a solução sobre a cafeteira. 

* Limpeza da garrafa térmica: Lave a ampola (vidro prateado) com uma solução de água quente e bicarbonato de sódio para retirar resíduos do líquido. Enxágüe bem. Não use utensílios de metal para limpar a ampola de vidro, pois ela é frágil. 

* Sujeira ou manchas no aço: Aplique uma mistura feita com bicarbonato de sódio dissolvido com álcool etílico, até formar uma pasta (tipo pasta cristal), usando um pano macio ou uma bucha de náilon para passar na superfície do aço inox, faça-o sempre da maneira mais suave possível, utilizando passadas longas e uniformes, no sentido do acabamento polido, caso houver. Evite esfregar com movimentos circulares, depois, enxágüe com bastante água, preferencialmente morna e seque com pano macio. 

* Use bicarbonato de sódio na limpeza de utensílios de inox, dissolva 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio em um litro de água e lave as peças.

* Para limpar panela queimada, salpique com bicarbonato de sódio e umedeça, depois de algumas horas lave, o queimado sairá facilmente. E, se a comida grudou, encha a panela com água quente e duas colheres de bicarbonato de sódio. Deixe algum tempo e limpe. Outra dica é o uso do Limoníaco. 

* Para cinza de cigarro no cinzeiro que continuam a queimar e são desagradáveis, evite isso colocando um pouco de bicarbonato de sódio no fundo do cinzeiro.

* Limpeza de carpetes: Uma desodorização rápida pode ser obtida pulverizando-se o carpete com bicarbonato de sódio e aspirando logo a seguir.

* Para evitar manchas amareladas em lycra branca: depois de lavar e enxaguar, logo em seguida, deixar por pouco tempo de molho em água contendo um pouco de bicarbonato de sódio, secar a sombra.

* Para tirar aquelas marcas que com o uso ficam nas bordas internas das xícaras de café ou chá, basta esfregar bem com um pano úmido e bicarbonato de sódio.

* Para desentupir o cano da pia, jogue dentro dele um pouco de bicarbonato (2 a 4 colheres de sopa), derramando em seguida meia xícara de vinagre. 

* Para limpar pentes, escovas e rolos de cabelo: Adicione 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio em ½ colher (sopa) de hipoclorito de sódio numa bacia com um pouco de água morna. Coloque os objetos e deixe um pouco, mexendo sempre. Enxágüe e deixe secar no ar. 

* Para remover o mofo das cortinas do chuveiro: Use bicarbonato de sódio.

* Ladrilhos e cerâmicas: Para uma limpeza leve, lave os ladrilhos com uma solução de ½ xícara de amônia, ½ xícara de vinagre branco, ¼ de xícara de bicarbonato de sódio em 1 litro de água morna. 

* Para tirar manchas de ferrugem nos tecidos, passe uma mistura de suco de limão com bicarbonato de sódio. Ou coloque suco de limão sobre a mancha, depois cubra o local com sal e deixe no sol por 20 minutos. Para ambos os casos, repita a operação se a mancha persistir e depois lave normalmente. Para remover as manchas de ferrugem em tecidos pode ser utilizado também o Tira Ferrugem. 

* Manchas amareladas de tecidos: Para clarear tecidos de algodão e linho já amarelados pelo tempo, ferva o tecido numa panela bem limpa por 1hora em uma solução de sal de cozinha e bicarbonato de sódio. 


É também o principal componente do sal de frutas, que contém ainda ácidos orgânicos sólidos, como o ácido tartárico, o ácido cítrico e outros. A efervescência do sal de frutas se deve a liberação do gás carbônico (CO 2).

Na higienização bucal, na forma de bochecho o bicarbonato de sódio atua na neutralização dos ácidos que atacam o esmalte dentário, também para o combate de aftas. 

O bicarbonato de sódio é utilizado na fabricação de fermento para pães, bolos, biscoitos, etc. Quando o bicarbonato de sódio é aquecido, há liberação do gás carbônico (CO 2), que faz a massa crescer.

O bicarbonato de sódio também é usado na fabricação de extintores de espuma, que possuem em compartimentos separado, bicarbonato de sódio (NaHCO 3) e ácido sulfúrico (H2SO4). Quando o extintor é acionado, o NaHCO3 mistura-se com o H2SO4 e essa reação produz CO2, que apaga o fogo. Esses extintores não são utilizados para apagar o fogo em instalações elétricas, porque a espuma é eletrolítica (conduz corrente elétrica). 

O Bicarbonato de sódio é utilizado no tratamento de água para piscinas como controlador de pH (agente tamponante). 


Fonte: Instituto Laços de Solidariedade / Cine e Séries


As Músicas Mais Marcantes do Cinema:

ET. - O Extraterrestre (E.T.: The Extra-Terrestrial - 1982)


Dirigido por Steven Spielberg, ET. - O Extraterrestre estreou em 1982, e se tornou um dos maiores sucessos de bilheteria de toda a história do cinema, sendo o primeiro filme a ultrapassar a marca de U$ 700 milhões.

Na trama, um alienígena perdido na Terra faz amizade com um garoto de dez anos, que o protege de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia pelo serviço secreto americano. O menino ajuda o ET a regressar ao seu planeta.

Vencedor de quatro estatuetas no Oscar: Melhor Trilha Sonora, Melhores Efeitos Especiais, Melhores Efeitos Sonoros e Melhor Som.

Nome da música: E.T. Theme Song
Composta por: John Williams



Grande abraço e até semana que vem.

20 de junho de 2013

Coisas do Brasil

Google Imagens
Os comentários sobre os grandes eventos que o Brasil sediará nos próximos dois anos estão a todo vapor. Muito se fala sobre nossa falta de infraestrutura e total despreparo para recebermos a Copa das Confederações (que começou no último sábado), a Jornada da Juventude, a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

A nossa infraestrutura já é falha no cotidiano: o transporte público é totalmente ineficiente para a grande demanda, é muito caro, desconfortável e lento, sinalizações indicando a direção correta a seguir do ponto x ao y, que tipo de transporte é o melhor para o trajeto escolhido e a capacitação dos atendentes de forma geral são bastante comprometedoras.

Existem sérias dúvidas sobre o sucesso desses eventos por conta dessas falhas que já estão cravadas na vida de todos nós, cidadãos brasileiros, que pagamos nossos impostos mas que nos acostumamos a viver nessa roda viva, cheia de falhas e necessidades não supridas.

Agora de última hora é que muitos empresários estão tentando preencher uma falha crônica de nossa educação: estão oferecendo cursos “rápidos” de inglês, para garçons e para pessoas que trabalham com atendimento ao público de forma geral.

Isso não seria necessário se nossa educação fosse melhor, se preparasse nossos estudantes para a vida profissional desde sua base. Pessoas que estudaram em escola pública até os anos 60 do século passado por exemplo, ainda se lembram do inglês e do francês que aprenderam. Se nossas escolas públicas fossem boas, hoje estaríamos aptos a receber todos os estrangeiros que virão participar dos grandes eventos que estão por vir.

Considerando que o Brasil é um dos países mais lindos do mundo, que temos inúmeros pontos turísticos deslumbrantes, esse não deveria ser um problema a essa altura. Diariamente recebemos turistas de todas as partes, deveria ser normal saber como atendê-los, mas como sempre, o tal jeitinho brasileiro, faz um garçom rir ao relatar que um turista teve que imitar um boi para pedir uma picanha. São coisas do Brasil!



19 de junho de 2013

Garota Exemplar - Gillian Flynn

Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississipi. Aparentemente, trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma esposa que faz de tudo para agradar seu marido, mas este revela-se frio e ausente no casamento. 

Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos amorosos pais de Amy -, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos suspeitos. Sim, ele parece estranhamento evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino?

Com sua irmã gêmea, Margo, a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

Em cada capítulo de “Garota exemplar”, nós, leitores, passamos a julgar determinado personagem. No outro, tudo o que imaginamos é jogado por escada abaixo. E novamente, começamos a coletar dados e tentar encontrar Amy.

Uma obra engenhosa de tirar o fôlego. De certo, um dos melhores livros que já li nos últimos tempos.



18 de junho de 2013

Omelete com Queijo e Ervas


Para os apaixonados por omelete, eis uma receita deliciosa e super fácil de fazer. Vamos conferir?


Ingredientes:
2 ovos
2 colheres (sopa) de salsinha picada
6 folhas de manjericão fresco picado
1 raminho de alecrim
1/2 xícara (chá) de muçarela em cubinhos
1 colher (café) de fermento em pó (o objetivo é deixar a omelete bem fofinha)
pitada de orégano
pitada de pimenta do reino
pitada de sal


Modo de Preparo:

Com o auxílio de um garfo, bata bem os ovos e misture todos os ingredientes. Em fogo baixo, aqueça uma frigideira antiaderente levemente untada com um fio de azeite. Espalhe a mistura e deixe fritar bem. Vire e doure o outro lado. Sirva em seguida.

Bom Apetite!


17 de junho de 2013

Segunda Saudável: Baunilha

Fonte: Fruthífera
Baunilha (do castelhano vainilla, pequena vagem) é uma especiaria usada como aromatizante, obtida de orquídeas do género Vanilla, nativas do México. Originalmente cultivada pelos povos mesoamericanos pré-colombianos, parece ter sido levada para a Europa juntamente com o chocolate na década de 1520, pelo conquistador espanhol Hernán Cortés.

Tentativas de cultivo da planta da baunilha fora do México e América Central, mostraram-se infrutíferas devido à relação simbiótica entre a trepadeira tlilxochitl e a espécie local de Melipona; apenas em 1837 o botânico belga Charles Morren descobriu esta relação e desenvolveu um método para polinizar artificialmente a planta, o qual se revelou economicamente inviável, não tendo sido aplicado comercialmente. Em 1841, um escravo ao serviço de franceses com 12 anos de idade, de nome Edmond Albius, que vivia na ilha Bourbon, descobriu que a planta podia ser polinizada a mão, o que viria a permitir o cultivo global da planta.

Hoje em dia, existem três cultivares principais de baunilha de produção global, todos obtidos de uma espécie encontrada na Mesoamérica. As várias subespécies são Vanilla planifolia (sin. V. fragrans), cultivada em Madagáscar, Reunião e outras áreas tropicais do Oceano Índico; V. tahitensis, cultivada no Pacífico Sul; e V. pompona, encontrada nas Índias Ocidentais, América Central e do Sul. A maior parte da baunilha produzida no mundo é da variedade V. planifolia, conhecida como baunilha "Madagáscar-Bourbon", produzida numa pequena região de Madagáscar e na Indonésia.

A baunilha é a segunda especiaria mais cara, a seguir ao açafrão, devido à mão de obra necessária na produção das vagens. Apesar do custo, é muito apreciada pelo seu flavor, que o autor Frederic Rosengarten Jr. descreveu em The Book of Spices como "puro, apimentado, e delicado" e pelo seu aroma flroal complexo descrito com um "bouquet peculiar".É usada na em bolos e sobremesas, perfumes e na aromaterapia.

Fonte: Wikipédia / Cine e Séries


As Músicas Mais Marcantes do Cinema: Butch Cassidy (Butch Cassidy and the Sundance Kid - 1969)


Butch Cassidy e Sundance Kid são dois ladrões que fazem disso vida. Certo dia assaltam um comboio de uma pessoa muito importante, que não vai dar tréguas aos dois amigos, contratando um grupo de cowboys comandado por um xerife incorruptível.

O filme ganhou três Oscar, nas categorias de melhor roteiro original, melhor fotografia, melhor trilha sonora e melhor canção original (Raindrops Keep Fallin' on My Head, interpretada por B.J. Thomas).

Nome da música: Raindrops Keep Fallin' on My Head
Interpretada por: B.J. Thomas



Grande abraço e até semana que vem.

15 de junho de 2013

Elena e as memórias sentimentais e familiares

Sim, estive sumido nas últimas semanas e me desculpo. Mas a tal limpeza sentimental que havia comentado num dos últimos posts, tomou uma forma bem maior que a esperada. 

Sacos de lixo depois, alguns quilos a menos e um certo peso aliviado, me fizeram respirar fundo e voltar ao dia a dia de sempre. Mas olha que interessante: de repente a rotina não me assusta mais. Fazer os mesmos caminhos, falar as mesmas palavras, pensar os mesmos pensamentos... opa, ai me bateu o medo: devemos temer a rotina a ponto de mudarmos tudo em nossas vidas? Em que momento um fato de nossa história ganha contornos tão palpáveis, que é impossível fugir dele, e cuja única opção é tentar enfrentá-lo?

Essa semana fui assistir a um documentário nacional que está dando o que falar. Muita, mas muita gente tem ido aos cinemas assistir “Elena”, o que é fantástico por dois motivos: primeiro, as pessoas estão fazendo filas para ver um filme nacional; segundo: esse filme é um documentário, gênero difícil de fazer muito sucesso aqui em nossas terras (e em outras também).

“Elena” conta a história de Petra, irmã de Elena, que parte em busca de uma resposta, para preencher uma lacuna que jamais se completará: sua irmã teve um destino trágico, e ela quer entender ao menos o caminho que a levou até esse fim. 

Elena sempre quis ser atriz e, com essa pretensão, parte para Nova York para fazer um curso de interpretação, após alguns trabalhos aqui no Brasil. Após idas e vindas, sua mãe e sua irmã, Petra, então com sete anos, partem para Nova York para ficarem junto de Elena. Envolvida num turbilhão interno de sentimentos mistos e nunca externados, Elena encontra um fim trágico. A partir daí, a vida de Petra e de sua mãe começam a girar em torno dessas lembranças, dessas reticências, dos eternos porquês. 

Juntando vários vídeos e documentos familiares, entrevistas e fotos, Petra tenta montar um mosaico sobre quem era essa mulher, sua irmã, sua musa. Quem teria sido Elena? E, o quanto de Elena está em Petra? Teriam as duas os mesmos destinos? A mesma sina?

É o que se pergunta Petra com esse documentário que, ao final, com todos os pormenores e ações duvidosas (falando em termos de linguagem cinematográfica e narrativa), deixa um nó na garganta infinito, uma interrogação, uma pergunta no ar, cuja resposta jamais poderá ser descoberta ou entendida. 

Tive a impressão que o filme é como aquela lembrança melancólica, aquela memória familiar que nos deixa tão tristes, porque sabíamos felizes. É aquela lembrança de um momento que se foi e não volta; de pessoas tão amadas que partiram, às vezes, sem tempo de acenar ou dizer adeus.


Resta-nos tentar compreender. Ou não.



14 de junho de 2013

Torta de Seletas (Massa de Liquidificador)


Essa massa já virou "a favorita" de casa. Dessa vez, ela ganhou um recheio de seletas. E o resultado? Hummmm... foi tudo rapidinho!


Ingredientes do Recheio:
1 cenoura grande ralada
1 lata de ervilha/milho
1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas picadas
sal a gosto
orégano a gosto
pimenta a gosto


Misture todos os ingredientes. Reserve.


*****************************


Ingredientes da Massa:
3 ovos grandes
½ xícara (chá) de óleo
1 ½ xícara (chá) de leite em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa rasa) de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó

Bata no liquidificador por 1 minuto: os ovos, o óleo, o leite e o sal. Junte metade farinha de trigo e o fermente em pó e clique no pulsar algumas vezes (3 ou 4 vezes é o suficiente). Incorpore o restante da farinha e mais uma vez clique no pulsar do liquidificador até misturar. Isso faz com que a massa não fique pesada.

Em uma forma untada com um fio de óleo, espalhe metade da massa. Coloque o recheio e finalize com o restante da massa. Leve para assar em forno médio pré-aquecido por, aproximadamente, 40 minutos ou até dourar.

Bom Apetite!



13 de junho de 2013

Tempos Hostis

Google Imagens
Estamos vivendo tempos hostis. Ouvi muito essa frase e pensava que não passava de uma brincadeira entre amigos. Mas olho à minha volta e me preocupo muito, pois a violência banal nos cerca a todo instante.

Um homem encerrava o dia em seu estabelecimento comercial, foi assaltado e “sem querer” o assaltante lhe acertou um tiro à queima roupa. Outro errou o caminho para casa e teve seu carro alvejado por traficantes. Em seu ambiente de trabalho, uma dentista foi covardemente queimada viva, porque só tinha trinta reais, e dias depois, um outro dentista sofreu o mesmo destino cruel. Por uma demora na entrega de uma pizza, um homem brigou e o resultado foi que o dono da pizzaria acertou sua filha com um tiro mortal.

A vida humana tornou-se alguma coisinha qualquer sem importância. Hoje, as pessoas afirmam batendo no peito que não levam desaforo para casa, que revidam imediatamente na mesma moeda a qualquer tipo de ofensa ou injúria. 

Não digo que devemos ser passivos, que devamos aceitar tudo de cabeça baixa, mas precisamos ponderar antes de responder, afinal o que é melhor: levar um desaforo para casa ou voltar em um caixão ou mandar alguém assim para sua casa?

Devemos sempre pensar e filtrar bem nossas palavras e ações, em relação ao nosso próximo e principalmente aos estranhos. Sei que é difícil, às vezes me irrito com a demora no atendimento em um determinado estabelecimento comercial, outras vezes acredito que fui mal atendida e isso me deixa profundamente irritada, ao ponto de me ver socando o ou a responsável por esse atendimento. Então respiro fundo, conto e reconto até mil, chego até mesmo a fazer uma oração pedindo por paciência e pelas palavras certas para conduzir a situação.

Estou longe, muito longe mesmo de ser um espírito evoluído, mas tenho refletido muito sobre essas situações, em que um esbarrão acaba em assassinato. Devemos oferecer aos que estão à nossa volta o mesmo respeito e amor que queremos receber, para que os tempos voltem a ser felizes.


10 de junho de 2013

Tirinhas de Filé Mignon com Legumes e Gergelim


Uma receitinha bem gostosa para o dia a dia. O gergelim é o toque especial dessa combinação de carne + legumes. Vamos conferir o passo a passo?


Ingredientes:
500g de tirinhas de filé mignon
1 cenoura grande cozida e cortada em cubinhos
100g de vagem cozida e cortada em rodelas
1 lata de ervilhas
1 cebola pequena em cubinhos
½ pimentão verde em cubinhos
2 dentes de alho em lâminas
1 colher (sobremesa) de azeite
1 colher (sobremesa) de manteiga
1 colher (sobremesa) de gergelim torrado
2 colheres (sopa) de molho inglês
Sal a gosto
Pimenta a gosto


Modo de Preparo:

Em uma panela, aqueça o azeite e a manteiga e frite, em fogo baixo, a cebola e o alho. Junte as tirinhas de filé mignon e quando começar a dourar, acrescente o pimentão verde, a cenoura cozida, as rodelas de vagem e a ervilha. Mantenha sempre em fogo baixo. Acerte o sal e junte o molho inglês e a pimenta. Deixe apurar por mais alguns minutinhos e finalize com o gergelim torrado.

Sirva com arroz e saladas.

Bom Apetite!


Segunda Saudável: Artemísia

Fonte: Mobground
A artemísia possui uma infinidade de pequenas flores semelhantes à margarida, com pétalas brancas ao redor de um centro amarelo e é muitas vezes confundida com a camomila. Em toda a história, as folhas têm sido usadas na medicina tradicional para várias doenças, para a redução da febre e para o tratamento de dores de cabeça, dores de dentes, dores causadas pela artrite, problemas digestivos, infertilidade, picadas de insetos e problemas relacionados com a menstruação e com o parto.

Tem origem da América do Sul, Norte, Ásia e Europa.

Antigamente se usava em cerveja como alternativa ao lúpulo (aquilo que deixa a cerveja mais amarga). O mundo parou de usar ela em cerveja, mas ainda é conhecida na Alemanha por substituir o lúpulo na bebida. Lá na Alemanha também é usado o Gänsekraut – Erva ganso.

As folhas da Artemísia são verdes-suaves em cima e brancas com penugem em baixo.

Também pode ser encontrada fresca e desidratada, principalmente pela internet.

Cuidado: A Artemísia (Arthemisia absinthum), que é a espécie que serve mais para uso medicinal e é conhecida como Absinto provoca aborto, contração, cólica e convulsão, e portanto não se pode usar na gravidez e amamentação.

As partes utilizadas da plantas são as folhas e os botões frescos e desidratados, e também os brotos frescos.

Culinária

Como a Artemísia é uma erva que ajuda na digestão, você pode usá-la em pratos gordurosos. Pode usar em molho e caldos para temperar e dar um toque especial. Pode fritar as folhas novas em fogo alto para acrescentar em saladas e serem misturadas ao molho. 

Faça uma infusão de Artemísia no vinagre e deixe por alguns dias de molho par usar em saladas e marinadas. O alho e a pimenta combinam com ela.

Ela é boa para usar no feijão, arroz, carne de porco, cebolada, pato, ganso e diversos tipos de aves. O aroma lembra o de Zimbro e Pimenta, puxado para Menta. O gosto também é parecido com o das ervas citadas anteriormente.


Fonte: I-Legume / Cine e Séries


As Músicas Mais Marcantes do Cinema

Três Homens em Conflito (The Good, the Bad and the Ugly - 1966)

Três Homens em Conflito é um filme italiano de 1966 e o último da trilogia dos dólares de Sergio Leone, que inclui Por um Punhado de Dólares e Por uns Dólares a Mais. Considerado pela crítica e pelos fãs como um dos melhores westerns de toda história do cinema. Introduziu ao grande público a música genial de Ennio Morricone.

Nome da música: Il buono, il brutto, il cattivo
Composta por: Ennio Morricone



Grande abraço e até semana que vem.


8 de junho de 2013

Panqueca de Frango com Requeijão


Mais uma opção para você rechear suas panquecas de forma simples e muito gostosinha. Vamos conferir?


Ingredientes da Massa de Panqueca:
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo 
2 xícaras (chá) de leite 
2 ovos 
1 colher (café) de sal 
2 colheres (sopa) de óleo 

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador por 2 minutos e deixe descansar na geladeira por, no mínimo, 15 minutos. 

Aqueça uma frigideira (de preferência antiaderente) com um fio de óleo ou azeite ou margarina. 

Coloque uma concha da massa e espalhe com movimentos circulares segurando pelo cabo da frigideira (fogo baixo). 

Quando as bordas estiverem douradinhas e você ver que a massa está deslizando pela frigideira, com o auxílio de uma espátula, vire a panqueca e deixe até dourar do outro lado. Reserve. 



*******************

Recheio de Frango com Requeijão:
1 peito de frango 
1 cubo de caldo de frango
1 cebola média ralada
3 dentes de alho picadinhos
1 copo de requeijão cremoso
1 colher (sopa) de azeite
pitada de sal
pitada de pimenta do reino


Modo de Preparo:

Coloque o peito de frango em um recipiente e cubra com água e 1 colher (sopa) de vinagre. Deixe descansar por 5 minutos. Após, escorra a água e transfira o frango para a panela. Cubra com água novamente, junte o caldo de frango e deixe cozinhar até ficar macio e pronto para consumo.

Descarte a água e desfie o peito de frango com o auxílio de um garfo. Reserve.

Em outra panela, doure a cebola e o alho no azeite. Junte o frango desfiado e refogue por alguns minutinhos. Incorpore o requeijão e tempere com pitada de sal e pimenta do reino. 

Agora, é só colocar o recheio na massa de panqueca, espalhar um molho branco por cima e queijo ralado, levar ao forno para gratinar e (hummmmm) se deliciar!

Bom Apetite!



6 de junho de 2013

Sem peso e sem medida

Google Imagens
A maior parte da população brasileira começa trabalhar muito cedo para contribuir com a renda familiar. Infelizmente, muitos não conseguem alcançar estabilidade financeira ao longo da vida, por isso na sua velhice precisa contar com a aposentadoria.

Outra parte significativa precisa se aposentar antes de completar o tempo de trabalho determinado por lei, pois ficam doentes e incapacitados para exercer suas funções. Ai começa o calvário para marcar consultas médicas, perícias, reunir todos os documentos necessários e aguardar os laudos com a sentença final.

Muitos brasileiros sofrem, pois não conseguem mais trabalhar devido a sua debilidade física, e ainda assim não são considerados “incapazes” para o trabalho. Recebem a recomendação para se readaptarem, mudarem de atividade profissional. Ok, essa é uma boa opção, mas quando estamos doentes não é fácil encontrar um novo emprego para recomeçar.

Em contrapartida, recebemos a notícia de que algumas pessoas recebem aposentadorias vultuosas por invalidez, mas continuam exercendo suas profissões e até mesmo ocupando cargos públicos.

Já sabemos que aqui existem dois pesos e duas medidas para muitas coisas e para muitas pessoas. Aqui não importa ser honesto e trabalhador. É preciso ser honesto, trabalhador e conhecer as pessoas certas, que indiquem o caminho até o carimbo e a assinatura que resolvam seus problemas.

Mais uma vez não quero generalizar ou acusar quem quer que seja, em todos os setores há os bons e os maus profissionais, mas há muitos casos de má vontade explícita, em que só de olhar percebemos que a pessoa está doente demais e ainda assim ela enfrenta esse tipo de situação. Sem poder trabalhar e sem poder se aposentar passa por dificuldades financeiras. E outros fazendo farra com o dinheiro público, aproveitando-se de uma situação privilegiada em detrimento do sofrimento de outros brasileiros. Continuamos vivendo em uma sociedade que trata seus filhos de maneira desigual. Indignação só não basta, precisamos agir!



5 de junho de 2013

E se fosse verdade - Marc Levy

Arthur, arquiteto de sucesso em São Francisco, volta exausto, mas satisfeito, para seu recém-alugado apartamento depois de um dia de trabalho.

Com caixas de papelão espalhadas pela sala lembrando-lhe suas obrigações, ele tira o terno e começa a desfazer os pacotes, dando inicio à arrumação do novo lar.

Tarde da noite, terminado o trabalho, dirige-se ao banheiro, liga o rádio, tira a roupa e entra na banheira com um suspiro de alívio.

Peggy Lee está cantando enquanto Arthur mergulha várias vezes a cabeça na água. É quando começa a ouvir o som de estalar de dedos vindo de dentro do armário do banheiro.

Intrigado, sai da água e, pé ante pé, respira fundo, abre as portas do armário, arregala os olhos e faz um movimento de recuo ao perceber, oculta entre os cabides, uma mulher sentada, de olhos fechados, fascinada com o ritmo da música.

Arthur conclui que aquela cena, no mínimo patética, foi planejada por seu sócio – uma espécie de brincadeira – com o intuito de dar-lhe as boas vindas. Ele só não sabe ainda que essa mulher – que só ele poderá ver dali em diante, um fantasma vivo, um corpo inerte numa cama de hospital em estado de coma profundo – irá mudar totalmente a sua vida.


Em 2005, a DreamWorks fez a adaptação do livro de Marc Levy para o cinema. Contou com a atuação fantástica de Reese Whiterspoon e Mark Ruffalo. Mas, já adianto: o livro é bem diferente do enredo do filme, por isso quem já assistiu, realmente vale a pena ler a obra completa.

Uma história tocante, uma aventura repleta de humor e suspense. É o tipo de livro que começamos a ler e não paramos mais. Corra até a biblioteca mais próxima e retire seu exemplar para leitura!
4 de junho de 2013

Fondue de Filé Mignon e Frango


A temperatura caiu e sabe o que mais gosto de fazer? A foto acima já dá uma dica. Reunir meus queridos amigos e deliciar um fondue. É ou não é bom demais?! Confira o passo a passo e prepare essa gostosura para aquecer os dias mais frios e, é claro, dar muitas risadas ao lado de seus queridos =)



Preparação da carne:
500g de filé mignon em tirinhas bem finas e pequenas
500g de filé de frango em tirinhas bem finas e pequenas

Tempere as carnes com uma pitada de sal, pimenta calabresa e pimenta do reino. Reserve.

****************************

Ingredientes para o caldo do cozimento das tirinhas de filé mignon e filé de frango:
2 cubos de caldo de carne
2 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho espremidos
1 cebola média ralada
3 copos (requeijão) de água
Pitada de sal

Coloque os ingredientes em uma panela e deixe ferver por 10 a 15 minutos. Após, transfira o conteúdo para a cumbuca do aparelho de fondue e mantenha aquecido.

Espete os pedacinhos de carne e coloque submerso nesse caldo até atingir o ponto de cozimento total. Retire e passe pelo molho de sua preferência.



****************************

Dicas de Molho:



Chutney de Manga
2 mangas grandes
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
3 dentes de alho
½ pimenta dedo de moça
1 colher (chá) de gengibre ralado
½ copo (requeijão) de vinagre branco

Bata tudo no liquidificador e distribua sobre a cumbuca do aparelho de fondue.



Molho Rosê
6 colheres (sopa) de maionese
2 colheres (sopa) de catchup
2 colheres (sopa) de mostarda
1 colher (café) de shoyo

Misture tudo e sirva em seguida.



Molho de Queijo
1 xícara (chá) de leite
150g de queijo muçarela
3 colheres (sopa) de creme de leite

Bata tudo no liquidificador e distribua sobre a cumbuca do aparelho de fondue.




Molho Tártaro
100g de picles
1 xícara (chá) de maionese
2 colheres (sopa) de mostarda

Bata rapidamente no liquidificador e sirva em seguida.

Bom Apetite!


3 de junho de 2013

Segunda Saudável: Alcaçuz

Fonte: Sou Natural
Na Grécia antiga, o alcaçuz usava-se para acalmar a tosse e aliviar indisposições do estômago; na China, pensa-se que promove a longevidade. Originário da Europa Meridional e Oriente, o alcaçuz (glycyrrhyza glabra) tem uma complicada composição química que lhe confere largo espectro de propriedades e benefícios, sendo estas comprovadas através de diversos estudos, especialmente quanto aos tratamentos de fígado, supra-renais, úlceras pépticas e desequilíbrios hormonais. Seu uso pelos povos antigos tem registro até em papiros egípcios!

A planta, usada em forma de chá, serve para tratar asma, bronquite, catarro, alergia, difteria, hepatite, diabete, tétano, desequilíbrios hormonais, melhora no funcionamento das glândulas supra-renais, baço, fígado, rins, elimina toxinas, aumenta a fertilidade. De suas adocicadas raízes também é fabricado um xarope que é largamente usado em confeitaria e até na produção de alguns tipos de cerveja.

Propriedades e benefícios: 
  • antiinflamatória; 
  • diuréticas; 
  • antimicrobiana; 
  • antioxidante; 
  • antitóxica; 
  • anti-séptica; 
  • tônica; 
  • aromáticas.
Ajuda em casos de bronquites; catarros, conjuntivite, furúnculos, gota, expectorante, laxante, refrescante. Auxilia nos problemas da bexiga, dificuldade de urinar, pedra e cálculo, prisão de ventre, indicada para feridas, inflamações, resfriados, rouquidão. 

Precauções e contra-indicações:

- Não usar: durante a gravidez, enquanto lactantes, crianças, em caso de anemia ou hipertensão. 

- Evitar uso com contraceptivos e reposição hormonal.

Se ingerido em excesso, pode causar como efeitos colaterais: dor de cabeça, retenção de líquidos, hipertensão e insuficiência respiratória.

Como tomar:

Deve-se tomar uma xícara do chá em jejum e uma após as principais refeições, como almoço e jantar.

PREPARO DO CHÁ: Ferver um litro de água com 30 gramas de alcaçuz por dez minutos, desligar e manter abafado por dez minutos. Coar e beber o chá.

Fonte: Chef Mut / Mulher de Classe / Cine Séries


As Músicas Mais Marcantes Do Cinema: Franquia 007



Secret Agent Man é uma canção escrita por Steve Barri e Sloan PF. A gravação mais famosa da canção foi feita por Johnny Rivers para os títulos de abertura da transmissão americana do britânico Danger Man, que foi ao ar em os EUA como "Secret Agent" entre os anos1964-1966. Apesar disso, a música ficou também muito conhecida após ser tocada nas aberturas dos filmes do agente 007.

Nome da música: James Bond Theme
Composta por: John Barry



Grande abraço e até semana que vem.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes