31 de outubro de 2011

Segunda Saudável: Cenoura

Cenoura: rica em vitaminas
A história da cenoura começa ainda na Antiguidade, período em que era cultivada na região do Mar Mediterrânio e usada como planta medicinal. O vegetal, de origem afeganistã, era cozido em ensopados para auxiliar na recuperação de doentes. No século XIII ela se popularizou na Europa, de onde mais tarde migrou para a América. O consumo de cenoura crua, em forma de salada, ganhou as mesas apenas no século XX.

Hoje em dia,um alimento tão comum em feiras e supermercados,é uma excelente fonte de betacaroteno, não é a toa que nossas avós sempre diziam que para ajudar a ter aquele bronzeado era preciso comer muita cenoura. Isso porque o betacaroteno prepara a pele para o sol e ajuda a manter a cor dourada do verão.

As propriedades

Essa incrível raiz não tem só isso de bom, ela é um excelente antioxidante, ajudando a manter a pele saudável, e também ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, principalmente o de pulmão, mesmo em ex-fumantes.

A cenoura também ajuda a diminuir o colesterol ruim do sangue, protege as artérias e combate infecções aumentando a imunidade. Além disso previne catarata, degeneração macular, doenças de pele, manchas e rugas. Nas mulheres reduz as chances de derrame, desde que consumida diariamente.
E ela não pára por ai: fortalece os músculos, combate a anemia, previne cálculos renais e é coadjuvante no tratamento de diabetes.

Tudo isso porque, além de seu alto teor de betacaroteno, também possui quantidades expressivas das vitaminas A, C, B2 e B3, e os minerais cálcio, potássio e fósforo.

Como consumir

O ideal é consumir a cenoura crua, assim ela não perde nada de suas propriedades nutricionais. Pode ser ralada para acompanhar saladas ou na forma de sucos, sendo que seu suco é desintoxicante do organismo. Bolos, purês, tortas, suflês e refogados são apenas algumas sugestões de como ela pode ser consumida.

Emagrecendo com suco de cenoura

Cada 100 gramas de Cenoura contém 51 kcal.

A cenoura, por possuir fibras, também pode contribuir para o processo de emagrecimento. Tomar seu suco batido no liquidificador com um pouco de água diariamente ajuda a eliminar as gorduras, graças as fibras. Não esqueça de tomar muita água durante o dia. Se quiser diminuir a ansiedade de comer, acrescente junto ao suco um pouco de espirulina em pó, ela é uma alga que inibe a fome, você encontra em casa de produtos naturais.

Por ser tão nutritiva é recomendado comer pelo menos três vezes por semana. Para a compra escolha cenouras lisas, firmes, sem deformações ou rugas, de cor uniforme(manchas verdes dão sabor forte e desagradável).Conservada na geladeira a cenoura permanece em boas condições por 1 a 2 semanas.

A cenoura é indispensável em uma alimentação saudável. Não deixe de incluir em sua dieta!

Fonte: Wikipédia

Artista da semana...Cazuza!


Cazuza é considerado hoje um dos maiores poetas do rock nacional. Rebelde e lírico, sempre foi uma mistura interessante.

Nasceu no Rio de Janeiro no dia 4 de abril de 1958 com o nome de Agenor Miranda de Araújo Neto, mas ficou conhecido nacionalmente por Cazuza. Teve uma certa dificuldade para descobrir que seu negócio era música. Antes de fazer sucesso foi funcionário da Som Livre, fez cursos de fotografias, trabalhou em peças teatrais. E foi exatamente em um espetáculo teatral, "Pára-quedas do coração" que se viu fazendo o que queria: cantar.

Em 1981 encontrou-se com as pessoas que viriam a se companheiros de estrada. Conheceu Roberto Frejat, Dé, Maurício Barros e Gutti Goffi (guitarra, baixo, teclados e bateria, respectivamente) que estavam procurando um vocalista para a banda Barão Vermelho que, nesta época, ainda não tinham um trabalho próprio. Surgia aí a grande Banda Barão vermelho. O caminho foi o tradicional. Tocavam em alguns teatros, fazia o difícil trabalho de divulgação até o produtor Ezequiel Dias ouviu uma fita demo do grupo. Mostrou a Guto Graça Mello, diretor artístico da Som Livre e tiveram que convencer o pai de Cazuza, João Araújo, a lançar o próprio filho.

O começo foi humilde. Uma produção barata e um disco gravado as pressas que agradou o classe artística, tanto que Caetano Veloso viria a gravar futuramente "Tudo que houver nessa vida", música que encabeçava este primeiro trabalho.

Neste momento já começava a se delinear o letrista Cazuza. Além de ser um cantor instigante, com sua atitude rebelde, assumidamente bissexual, aparecia o poeta. Um tipo de letras que falava de dores, de sofrimento, de paixões. Recheando ritmos como baladas, rocks juvenis e blues, essas letras causaram intenso impacto.

Em 83 foi lançado o segundo disco "Barão Vermelho 2" que não fez assim tanto sucesso. Vendeu mais que o anterior, mas não passou dos 15 mil exemplares vendidos. Mas conseguiu manter a qualidade do repertório e chamou mais atenção para o grupo. A dupla Cazuza/Frejat estava se consolidando, tanto que Ney Matogrosso primeira estrela nacional a gravar uma composição deles, resolveu fazer uma releitura da música "Pro dia nascer feliz".

O sucesso viria um pouco mais tarde, com a música "Bete Balanço", encomendada para ser a música-título do filme de Lael Rodrigues, e que foi gravada em um compacto. A aceitação foi tanta que "Bete Balanço" foi incluída no terceiro disco, "Maior Abandonado" e este vendeu mais de 60 mil cópias.

Em 85 Cazuza decide seguir a carreira solo. Em novembro lança o álbum "Cazuza" que traz parcerias (além de Frejat, que continuou amigo e parceiro) com Ezequiel Neves, Leon e Reinaldo Arias. É uma nova fase para Cazuza. Seus shows são mais elaborados e o público reconhece seu valor. No entanto ele já sabia que estava doente. Um novo exame confirma o vírus da Aids. Em 87 foi para Boston, onde ficou dois meses, e começo o tratamento com AZT. Quando voltou, gravou o disco "Ideologia", onde falava de suas experiências com a perspectiva da morte e ainda tocava em assuntos relacionados a questões sociais do país.

No ano seguinte ganha o prêmio SHARP como melhor cantor de pop-rock e de melhor música pop-rock. Estava madurando a sua carreira. O show "Ideologia", dirigido por Ney Matogrosso viaja por todo o país, vira um programa na Rede Globo e é gravado para ser transformado em um disco, "Cazuza ao vivo, o tempo não pára". Este disco vende mais de 560 mil cópias e é o registro dos maiores sucessos de sua carreira.

Apareceu na capa de uma revista semanal assumindo que estava com Aids. Foi um baque nacional. Era a primeira personalidade pública a assumir que estava doente. Talvez a proximidade com a morte o tenha levado a compor compulsivamente. Em 89 gravou o álbum duplo "Burguesia" que viria a ser seu último registro musical. Morreu no Rio de Janeiro, em 7 de julho de 1990, com 32 anos de idade.

Curtam agora “Exagerado”...uma das minhas favoritas. Grande abraço e até semana que vem.

Long Live, Rock´n Roll \o/


 
30 de outubro de 2011

Resultado do Sorteio: Luva de Poá e Imãs de Geladeira


Chegou o dia de revelarmos o(a) ganhador(a) do sorteio da Luva de Poá e Imãs de Geladeira do blog Brincando de Cozinhar e Cia.

Se você não foi o sortudo da vez, não fique triste. Ainda nessa semana divulgaremos a nossa nova promoção e garantimos que está "show de bola". Assim, não deixe de acompanhar o Brincando de Cozinhar e Cia todos os dias.

No total, tivemos 33 participantes de diversos lugares (Jaboticabal, Taquaritinga, São Paulo, Bilac, Campina Grande, Porto Alegre, Curitiba, Diadema, Matão, Poços de Caldas, Votuporanga, Campinas, entre outros).

O sorteio foi realizado pela Randon (site especializado em sorteios eletrônicos) que escolheu aleatoriamente o número 7. 


E da nossa relação de participantes o número 7 correspondia a nossa querida amiga Elidiane Correia de Jaboticabal / São Paulo.


Parabéns, Elidiane! Entraremos em contato para procedermos a entrega de seu presente. Um super beijo a todas que acompanham o nosso blog e o nosso "MUITO OBRIGADA"!

29 de outubro de 2011

Pimenta em Conserva


Eu sou fã de uma boa pimentinha nas receitas do dia a dia. Assim, sempre faço essa conserva e deixo na geladeira. Quando está perto do fim, vou ao mercado e compro mais pimenta. Sabe como é o vício de sentir aquele gostinho apimentado, né?

Para preparar essa conserva, você precisará de:

300g de pimenta dedo de moça
1 ½ xícara (chá) de vinagre
1 colher (café) de sal

Lave bem as pimentas e corte-as em rodelas. Se você gosta de pimenta bem ardida não retire as sementes. Mas, se prefere mais suave, corte as pimentas ao meio e retire todas as sementes e lave-as por dentro para não deixa nenhuma sementinha.

Depois de cortadas, acomode as pimentas em um vidro (se for pote reutilizado, esterelize em água fervente). Adicione o vinagre e o sal. Mexa bem.

Agora, é só conservar na geladeira.

Quanto mais dias na geladeira, melhor ficará o sabor!

ATENÇÃO: Hoje é o último dia para participar do Sorteio da Luva de Poá e ímas de geladeira. Clique aqui e confira mais informações.

28 de outubro de 2011

Chucrute com Salsicha


Encontrei essa receita no site da Perdigão e resolvi testar, porém fiz algumas adaptações. Confesso: essa receita já está entre as minhas preferidas... adorei o resultado.

Ingredientes:

½ repolho pequeno cortado em tiras finas
½ cebola em rodelas
2 colheres (sopa) de azeite
3 colheres (sopa) de açúcar
6 unidades de salsicha
1 colher (sopa) de vinagre de maçã
Pimenta do reino
Sal
Cheiro verde


Modo de Preparo:

Doure a cebola no azeite e acrescente o repolho em tiras finas.

Misture bem e junte o açúcar, a pimenta, o vinagre e o sal. Deixe cozinhar por, aproximadamente, 10 minutos com a panela semi tampada.

Enquanto isso, corte as salsichas em quatro partes (corte diagonal).

Acrescente as salsichas no refogado e deixe apurar por mais 5 minutos.

Desligue o fogo e espalhe cheiro verde por cima.

Sirva com arroz ou purê de batatas.

Bom apetite!

27 de outubro de 2011

Encontros e Despedidas

Os caminhos da vida são imprevisíveis, como imaginar o que vai acontecer em um final de semana que parece não prometer nada além um breve passeio. Conhecer pessoas sempre é intrigante, cada qual com sua história e personalidade nem sempre sentem uma empatia instantânea, ou então, sentem-se como se fossem velhos amigos de infância.

Mas às vezes isso acontece de pronto, quando as pessoas se reúnem e se dispõe a conversar e conhecer o próximo através do diálogo. Esse é um detalhe que anda em falta nos últimos tempos, a disposição de se aproximar do outro sem reservas, de conversar sinceramente olhando nos olhos, sem os cuidados impostos pelos tempos em que vivemos, quando sempre alguém quer levar vantagem sobre alguém ou alguma situação, criando dificuldades para que os relacionamentos verdadeiros e naturais possam surgir.

Encontros são bons, mas as despedidas não. Elas sempre são cercadas de emoções, tristezas e às vezes de alegrias. A emoção toma conta quando partimos ou quando pessoas queridas partem deixando saudades e um sabor indescritível de “quero mais tua presença”. A tristeza vem quando a partida é sinônimo de separação forçada ou prolongada. E a alegria? Por estranho que possa parecer, algumas partidas provocam a alegria de ter novamente seu espaço de volta e o ambiente silencioso. Outras despedidas provocam todos os sentimentos juntos: emoção, tristeza e alegria. Assim se dá quando um amigo especial parte para o outro lado do país, para iniciar uma nova etapa em sua vida profissional, para quem fica resta a emoção da saudade, a tristeza de sua ausência e a felicidade pela torcida do seu sucesso, tudo junto e misturado, em um grande complexo emocional.

Como nos diz a canção de Milton Nascimento, “chegar e partir são só dois lados da mesma viagem”, conhecer pessoas e fazer amizades é maravilhoso e enriquecedor. Despedir-se é mais triste e muito difícil. O que vale no final é o que os encontros agregam em (às) nossas vidas, pois as despedidas são sempre temporárias.


26 de outubro de 2011

Mix de Batata e Repolho Roxo




Sabe quando você acerta em cheio uma receita??? Aquelas que você se encanta pelo aroma, o sabor é inesquecível e você fica com aquele gostinho de quero mais e mais? Então, foi assim que eu me senti após esse Mix de Batatas e Repolho Roxo, pois a combinação entre os ingredientes é deliciosa, além de ser uma receita saudável. Experimente e depois me conta o que achou.

Para prepará-la, você precisará de:
½ xícara (chá) de azeite
1 cebola em rodelas
1 repolho roxo pequeno
2 tomates
5 batatas grandes cozidas
50g de queijo ralado
Sal
Pimenta
Cheiro verde


Modo de Preparo:

Refogue a cebola em um fio de azeite. Junte o repolho, a pimenta e uma pitada de sal e refogue por 10 minutos. Reserve.

Corte as batatas já cozidas em rodelas médias e tempere-as com sal e pimenta. Reserve.

Em um refratário untado com um pouco de azeite, faça a primeira camada com metade das batatas. Acomode o repolho roxo cozido e, por cima, as rodelas de tomate. Finalize com o restante as batatas.

Regue com a ½ xícara (chá) de azeite e polvilhe o queijo ralado.

Leve para gratinar em forno médio pré-aquecido por 20 minutos (cubra com papel alumínio e 5 minutos antes do término do tempo, retire o papel alumínio para dourar o queijo). Finalize com cheiro verde.

Bom apetite!

25 de outubro de 2011

Arroz com Tomate


Você é daquelas pessoas que torce o nariz para legumes e/ou verduras? Ou então têm filhos que já abrem o berreiro quando vêem algum pontinho verde no meio da comida? Pasmem: eu era assim.... não gostava de nadica, nadica e nadica.

Contudo, os anos foram passando e não sei se o meu paladar ficou mais exigente e passei a adorar coisas que antes eu não gostava.

Pensando nessa situação e de alguma forma ou outra contribuir para uma alimentação mais saudável, resolvi postar toda terça-feira, durante 2 meses, um Festival de Arroz Saudável. Por que não colorir seu arroz de cada dia e proporcionar momentos mais saudáveis ao lado de seus queridos?

Vamos começar com um Arroz com Tomate? É fácil demais!

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz cru
4 xícaras (chá) de água fervente
2 tomates
½ cebola
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de óleo
1 envelope de caldo em pó de legumes

Preparando...

Refogue a cebola e o alho no óleo. Quando dourar, acrescente o arroz cru e os tomates picados em cubos (retirar e descartar a polpa/semente antes) e mexa bem.

Dilua o caldo de legumes na medida da água fervente e acrescente no arroz. Deixe apurar em fogo médio até aparecer os primeiros furinhos na superfície do arroz. Após, diminua o fogo e deixe a panela semi tampada até secar totalmente a água.

Desligue e deixe descansar por 5 minutos.

Antes de servir, solte o arroz com o auxílio de um garfo e decore com cheiro verde.

Dica: o envelope de caldo em pó de legumes já contém sal, por isso não o adicionei na receita.

24 de outubro de 2011

Segunda Saudável: Cebola

Google Imagens
A cebola teve origem no centro da Ásia, e caminhando para o ocidente, atingiu a Pérsia de onde se irradiou para a África e por todo continente europeu. Daí, foi trazida para as Américas, pelos seus primeiros colonizadores. No Brasil a introdução da cebola se deu principalmente através do Rio Grande do Sul, se espalhando por todo o país.

Porque a cebola faz chorar

Quando as cebolas são cortadas, as suas células são quebradas. As células das cebolas têm duas secções, uma com enzimas chamadas alinases e outra com sulfuretos (sulfóxidos de aminoácidos). As enzimas decompõem os sulfuretos produzindo ácido sulfénico. O ácido sulfénico é instável e decompõe-se num gás volátil chamado sin-propanetial-S-óxido. O gás dissipa-se pelo ar e eventualmente chega aos olhos, onde vai reagir com a água para formar uma solução muito fraca de ácido sulfúrico.

O ácido sulfúrico irrita as terminações nervosas do olho, fazendo-os arder. Em resposta a esta irritação, as glândulas lacrimais entram em acção para diluir e lavar a irritação. Não obstante, são estes compostos voláteis que dão o sabor característico à cebola, e o aroma agradável quando cozinhada. Para reduzir a libertação do gás recomendas-se descascar a cebola debaixo de água corrente, ou mesmo debaixo de água, embora esta medida seja pouco prática ou ecológica.

Molhar as mãos e a cebola antes de a cortar vai reduzir o efeito do gás, porquanto algum do gás vai reagir com a água das mãos ou da cebola (e não com a umidade dos seus olhos). O cheiro das mãos poderá ser eliminado com limão ou lavando-as em água corrente por alguns instantes sem esfregar uma na outra. Também ajuda respirar profundamente pela boca, uma vez que grande parte do gás será inalado e menos ficará disponível para reagir com os olhos. Uma faca bem afiada danifica menos células da cebola, libertando-se menos gás — logo menos irritação.

Cebolas frias tiradas do frigorífico provocarão menos irritação uma vez que as baixas temperaturas inibem a difusão das enzimas e do gás. Outras pessoas preferem arrefecer a faca por 2 minutos no frigorífico antes de cortar as cebolas para diminuir as lágrimas. Diferentes espécies de cebolas libertarão quantidades diferentes de ácidos, portanto a irritação que provocam também será diferente.

Uma forma eficaz de evitar o transtorno para os olhos é evitar cortá-la em rodelas. Cortar a cebola sempre no sentido raiz-folha ou vice-versa, dessa forma, ou seja, ferindo menos as cápsulas que contêm as substancias voláteis. Basta cortá-la ao meio no sentido sugerido e apoiar a parte plana sobre a tábua de corte, e de preferência com a faca bem afiada, cortá-la em tiras longas na posição sugerida. Quase não agride os olhos e reduz a liberação do odor para as mãos.

Cada 100 gramas de cebola contém: 33 kcal

A cebola é a base de todos os temperos, combina e oferece um sabor especial a quase todos os tipos de pratos.

Pode ser considerada como auxiliar do organismo na defesa contra infecções, eliminando ao mesmo tempo eventuais substâncias tóxicas através dos rins, resultado da ação dos seus sais minerais, principalmente o Fósforo, o Ferro e o Cálcio e também das vitaminas do Complexo B e vitamina C.

A cebola é indicada para abrir o apetite, regularizar problemas do estômago, é ótima contra prisão-de-ventre, inchaços de qualquer natureza, problemas de pele, garganta, ossos (reumatismo) e intestinos. É também um alimento bastante diurético, beneficiando os rins.

O caldo de cebolas fervido com mel, é eficaz contra constipações, gripes, tosse, bronquite e asma. Ela também elimina o sangue e o fígado de substâncias tóxicas e aumenta a diurese.

Rica em elementos protetores contra as infecções, é a pior inimiga dos vermes intestinais, eliminando, ao mesmo tempo, eventuais substâncias tóxicas através dos rins. No entanto essas propriedades perdem-se quando a cebola é cozida.

Ótima contra os cálculos biliares, a cebola remove ainda as obstruções das vísceras e limpa as vias respiratórias. Crua, colocada sob o nariz, permite estagnar hemorragias nasais.

Aplicado topicamente, o sumo de cebola é muito bom para as picadas de insetos, nomeadamente aranhas, abelhas e vespas. A cebola também ajuda a prevenir o enfarte. Frita ou assada, ajuda a dissolver os coágulos sanguíneos. Para quem sofre de acidez estomacal ou formação de gases a cebola crua não é recomendada.

Não são necessários grandes cuidados na compra de cebola. Basta verificar a sua consistência, a sua uniformidade e o brilho da sua casca, que atesta a sua frescura.

Fonte: Wikipédia
Banda da semana...The Cranberries!

Google Imagens
The Cranberries é uma banda irlandesa de rock alternativo que ganhou notoriedade durante a década de 1990. A banda é composta por Dolores Mary Eileen O’Riordan Burton (voz, teclados e segunda guitarra), Michael Gerard Hogan (baixo), Noel Anthony Hogan (guitarra) e Fergal Patrick Lawler (bateria). Noel e Mike Hogan, dois irmãos de Limerick, idealizaram a banda em 1989 e a formaram com o baterista Fergal Lawler em 1990. O nome original era The Cranberry Saw Us, o saw us fazendo um trocadilho com sauce, molho em inglês (vale lembrar que cranberry, ou mirtilo em português, é fruta típica da ilha irlandesa). Dolores O’Riordan fez o teste e ganhou o papel de vocalista principal, compondo a letra de Linger. Sua voz é um elemento importante da sonoridade da banda. De fato, o diferencial das canções do grupo está justamente na voz de Dolores, que é quase mais um instrumento do grupo.

Ao longo de treze anos de carreira, a banda alcançou sucesso mundial através de cinco álbuns, totalizando mais de 45 milhões de discos vendidos.

Em 2003, interromperam as atividades, retornando em 2009 para uma série de shows. E estão preparando um novo CD,que tem previsão de lançamento em meados de 2012.

Curtam agora “Linger”,um dos seus maiores sucessos.


Long Live, Rock´n Roll \o/


22 de outubro de 2011

Ponta de Peito na Farinha



Essa receita é "figurinha" aqui em casa nos almoços de fim de semana. Além de ser fácil de preparo, ela não requer muitos ingredientes. É importante comentar que a ponta de peito é uma carne mais dura e preparando-a desse modo ela fica mais macia e muito saborosa. Vale a pena experimentar!

Ingredientes:
1 peça inteira de ponta de peito (2 a 2,5 kg)
Sal quanto baste
Farinha de trigo quanto baste

Preparando...

Pré-aqueça o forno em temperatura média.

Em cima de uma tábua, acomode a peça de carne.

Espalhe sal refinado por toda carne até cobrir todas as partes.

Com a farinha de trigo, cubra toda a carne até formar uma camada fina de farinha (importante: não pode aparecer a carne... tudo deverá ficar bem “branquinho”).

Acomode a carne com sal e enfarinhada em uma forma. Leve para assar por 2 horas em forno médio.

Não precisa cobrir com papel alumínio e muito menos virar a carne.

Depois de duas horas, é só fatiar e servir.

Bom apetite!

21 de outubro de 2011

Bolo Super Fácil de Coco Gelado


Olá!!!! Começo falando "de cara": esse bolo é tudo de bom mesmo. Além de ficar fofinho e bem molhadinho, o creme por cima é muito saboroso. Dificuldade? Zero!

Primeiro passo: prepare 01 pacote de bolo pronto sabor Coco ou de sua preferência. Dica: Quando o bolo sair do forno quente, faça vários furos com o auxílio de um garfo ou palito. Em uma tigela, misture 1 lata de leite condensado, a mesma medida de leite e 1 vidro de leite de coco e após regue sobre o todo bolo (é para ficar bem molhado mesmo). Cubra com papel alumínio e leve para gelar até o bolo absorver todo o líquido (aproximadamente, 1 hora).

Segundo passo: misture 02 caixas de creme de leite e 01 pacote coco ralado úmido e doce. Cubra o bolo com essa cobertura e volte para gelar por mais 1 hora.

Falei que era fácil demais, né?! Esse bolo tem uma história especial: meu noivo, no dia do seu aniversário, foi trabalhar em outra cidade. Era certo de que ele voltaria só no final da semana. Eis a minha surpresa: ele ligou avisando que chegaria em 3 horas. Adivinha: preparei essa receita e só recebi elogios!!!

Faça e receba um montão de elogios tb! Ah... olha a foto do bolo no dia do aniversário:


20 de outubro de 2011

Atenção: Perigo!

Recentemente vimos nos noticiários que a prefeitura da cidade de São Paulo tentou fechar um grande shopping Center da cidade por motivo de segurança. O empreendimento foi construído sobre um terreno que anteriormente fora um lixão, hoje esse terreno propaga gás metano e o risco de que ocorra uma grande explosão, causando uma enorme tragédia é real.

Dessa vez o poder público antecipou-se e tentou fechar o shopping para que as medidas de segurança necessárias fossem tomadas. Deu-se então uma guerra de liminares, obviamente os administradores e donos de lojas queriam evitar o grande prejuízo financeiro que certamente ocorreria se as lojas fossem fechadas.

Mas, sempre há um mas, se ao invés de perderem tempo com uma disputa de liminares e declarações intensas à imprensa, para decidirem se poderiam abrir ou fechar, não tivessem se apressado para mostrar aos consumidores e ao poder público que estavam tomando as medidas cabíveis. Isso demonstraria que os freqüentadores/consumidores tinham mais importância que os lucros. Foi a maneira como a situação foi conduzida que me deu essa impressão, apenas afirmar que não havia risco foi insuficiente.

Em seguida, o problema passou para o vizinho, um conjunto habitacional popular construído ao lado do shopping. Dessa vez, o poder público paulistano posicionou-se contrariamente ao fechamento dos prédios. Afinal, para onde levariam tantas famílias que ficariam sem teto?

Nos dois casos ficou claro que as medidas de segurança tomadas foram suficientes. Assim espero, pois vimos na última quinta-feira a explosão de um restaurante na cidade do Rio de Janeiro. Um verdadeiro horror, com mortos, feridos e grande destruição material.

Todo empreendedor precisa ficar atento às normas de segurança evitando situações de pânico como essas vividas nos últimos dias. Ao poder público cabe orientar a população e realizar fiscalizações mais severas, para que todos tenham seus negócios com sucesso e possam atender ao público/consumidor sem que corram perigo.


19 de outubro de 2011

Farofa Agridoce


Olá, meninos e meninas. Hoje, compartilho uma receita de Farofa Agridoce deliciosa. Ela é ideal para acompanhar carnes assadas. Se você gosta de sentir a mistura entre o salgado e o doce, então essa farofinha é ideal para você!

Ingredientes:

01 pacote de farofa pronta
04 bananas fatiadas em rodelas
02 pêssegos em calda
3 colheres (sopa) de cheiro verde
2 dentes de alho
1 pimentão chapéu de padre
1 cebola
100g de bacon
Pimenta
Orégano
Azeite

Preparando:

Corte o bacon em pequenos cubinhos e frite em um fio de azeite.

Quando estiver bem douradinho, acrescente o alho, a cebola, o pimentão e deixe refogar por alguns minutos.

Abaixe a temperatura do fogo e adicione a farofa. Mexa bem até sentir que todo conteúdo já está aquecido.

Desligue o fogo e acrescente as bananas em rodelas e os pêssegos em cubos. Misture bem e finalize com orégano e cheiro verde.

Pronto. Agora é só servir!

Dica: Por causa do uso da farofa pronta não é necessário o uso de sal.
18 de outubro de 2011

Salada de Feijão Branco


Desde a semana passada estou numa fase "light", me reeducando e "lotando" o dia com frutas, legumes e verduras, além de alimentos integrais.

Sinceridade? Não está sendo fácil! Uma vez que não sou a fã nº1 de todos os legumes e verduras. Mas, para tentar me adaptar ao meu novo "mundo", faço saladas mais interessantes, incluindo grãos, temperos diferentes e assim por diante.

Assim, compartilho com vocês uma das minhas saladinhas favoritas!

Para prepará-la, você precisará de:

1 pacote (500g) de feijão branco
6 tomates sem sementes e em cubos
3 cebolas
1 colher (chá) de sal
1/3 xícara (chá) de vinagre
1 limão pequeno
1/3 xícara (chá) de azeite
10 unidades de azeitonas pretas
1 folha de louro
Orégano
Pimenta do reino

Preparando...

Deixe o feijão branco de molho em água por, no mínimo, 2 horas.

Após, escorra a água e coloque o feijão em uma panela de pressão e preencha com água até cobrir 3 dedos acima do grão e junte a folha de louro.

Deixe cozinhando (fogo baixo) após o apito por 30 a 35 minutos. Dependendo da qualidade do feijão branco, o tempo de cozimento será maior.

Desligue o fogo e espere sair toda pressão. Abra, escorra o feijão e dê um choque térmico com água gelada, assim pára o cozimento.

Agora é só temperar com os demais ingredientes.

Leve para gelar antes de servir.

DICA: Enquanto o feijão é cozido, coloque as três cebolas com casca para assar no forno médio por 30 a 35 minutos. Espere esfriar e corte em cubos. Assim, sua salada de feijão branco terá um gostinho mais especial ainda.
17 de outubro de 2011

Segunda Saudável: Castanhas

Google Imagens
As castanhas são frutos oleaginosos que incluem as nozes, amêndoas, avelãs, pistaches, as típicas portuguesas, de caju, do Pará e diversas outras. Nós costumamos encontrá-las agora na época que antecede as festas de final de ano, mas a verdade é que essas frutas são carregadas de nutrientes que trazem vários benefícios à saúde o ano todo como gorduras mono insaturadas e polinsaturadas, vitaminas e minerais. E já que estamos em época, aposte firme nas castanhas, pois isso será um belo presente de Natal para o seu organismo.

História

Estudos dão conta de que os principais tipos de castanhas teriam surgido na Ásia, na região européia dos Bálcãs e do Cáucaso, primeiro com as civilizações orientais e depois com as ocidentais há cerca de 4 mil anos. Gregos e romanos foram grandes apreciadores de castanhas, assim como os árabes e diversos povos da Idade Média.

Durante esse período, aliás, mosteiros e abadias eram os lugares onde os religiosos utilizavam muito as castanhas, inteiras e moídas, para criar receitas. Com o Renascimento, a culinária ganhou notoriedade e foi aí que diversas castanhas ganharam ares de alimento requintado. Na França, por exemplo, surgiu o marrom glacê, doce feito com castanhas portuguesas assadas e adoçadas.

Características

A maioria das castanhas são bastante ricas em vitamina C e as do complexo B ¿ e contêm ainda boa quantidade de potássio, cálcio, fósforo e ácido fólico. Consideradas hoje em dia tanto um componente saudável e saboroso para diversas receitas doces e salgadas quanto um lanche rápido e prático, as castanhas constituem um complemento alimentar muito nutritivo. Cozidas, assadas ou na forma de farinha, elas são mais populares no inverno do Hemisfério Norte ou nas festas natalinas do Hemisfério Sul.

Nutrição

As nozes, por exemplo, são famosas por conter uma grande quantidade de calorias, mas também é daí que vem sua fama de ótima fonte de energia. Além disso, as nozes contêm muita vitamina E, potássio e proteína vegetal. Já a castanha-do-Pará fornece o selênio, que é antioxidante, além de magnésio e ácido graxo ômega 3, benéficos para a saúde de várias formas. Avelãs e amêndoas também são ricas em potássio e vitamina E, e contêm boas quantidades de cálcio.

As castanhas só precisam ser consumidas com moderação por causa das calorias. Dez unidades de castanha-do-Pará, por exemplo, têm 273 calorias.

Veja outras quantidades:
10 unidades de amêndoas: 129 calorias
10 unidades de castanha-de-caju: 166 calorias
10 unidades de nozes: 184 calorias
10 unidades de pistache: 40 calorias
10 unidades de castanha portuguesa crua: 194 calorias

Como comprar

A data de validade para castanhas compradas em supermercados é essencial (e mesmo naquelas vendidas a granel, o vendedor tem que fornecer a data de validade). No momento da compra, deve-se observar o estado da pele, que deve ser brilhante e intacta (sem cortes ou furos) e com cheiro fresco.

Armazenamento

Para conservar em casa, as castanhas de todo tipo devem ser guardadas em local bem arejado e seco. É importante que não sejam comprimidas, amassadas, devendo estar bem soltas entre si, para que não fiquem rançosas logo.

Fonte: Wikipédia

Artista da semana...Cindy Lauper!
Google Imagens

Cyndi Lauper, nome artístico de Cynthia Ann Stephanie Lauper Thornton (Nova Iorque, 22 de junho de 1953), é uma cantora, compositora e atriz estadunidense vencedora do Grammy e Emmy. Estreou no cenário da música pop em meados da década de 1980 e obteve sucesso com o lançamento do LP She's So Unusual, que ganhou 6 discos de platina nos Estados Unidos por vendas de seis milhões de cópias no país.O álbum também entrou para a lista dos "500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos" da revista Rolling Stone e está em exposição no Rock And Roll Hall of Fame. O disco fez de Cyndi a primeira mulher a ter quatro singles de um mesmo álbum no Top 10 da parada de sucessos da revista americana Billboard.

Em 2009, a cantora recebeu o prêmio BMI Millionaire Award por "Time After Time", sua primeira canção a conquistar o primeiro lugar no Billboard Hot 100, em 1984, e que foi certificada com dois discos de ouro e um de platina nos EUA.A canção "Girls Just Want to Have Fun" conquistou três discos de ouro e dois discos de platina, com vendas físicas superiores a dois milhões de cópias,e se encontra na 120ª posição na lista das "500 Músicas que Moldaram o Rock and Roll", realizada pelo Rock And Roll Hall of Fame.

Seu videoclipe é considerado pela MTV o "39ª Melhor Videoclipe de Todos os Tempos".Ela se tornou um ícone na música e na moda, influenciando cantoras como Lady Gaga, Nicki Minaj, Christina Aguilera, Gwen Stefani, Pink e Katy Perry.É também vencedora de prêmios muito importantes, como: Grammy Awards, Billboard Music Awards, Rolling Stone Awards, BMI Awards, American Music Awards, Emmy Awards e MTV Europe Music Awards. Ao longo de sua carreira emplacou vários hits, entre eles "True Colors", "She Bop", "Change of Heart", "All Through the Night", "I Drove All Night" e "Into The Nightlife".

Neste ano, além de ser uma das principais homenageadas na exposição Womens Who Rock, pelo Rock and Roll Hall of Fame, ela recebeu o prêmio de Personalidade do Ano pela Out Music Awards por seu grande desempenho comercial entre os anos 2010 e 2011 e foi eleita por uma enquete da revista NME o quinto maior pop star de todos os tempos no modo geral, na frente de nomes como, Elton John, ABBA e Prince.Em 2008 foi eleita pelo tablóide inglês The Sun a quarta cantora que jamais será esquecida em todos os tempos, de acordo com uma pesquisa feita no mesmo ano.

Recentemente lançou seu décimo primeiro álbum de estúdio, chamado Memphis Blues, lançado nos Estados Unidos em 22 de junho. Memphis Blues foi eleito o 7° melhor álbum de 2010 pelo tabloide New York Post e foi nomeado ao Grammy Awards na categoria Best Traditional Blues Album. Lauper já lançou 11 álbuns de estúdio e cerca de 40 singles, tendo vendido 45 milhões de álbuns e 20 milhões de singles no mundo.

Curtam agora “All Through the Night”,uma das minhas favoritas...grande abraço e até semana que vem!


Long Live, Rock´n Roll \o/

15 de outubro de 2011

Sopa de Arroz e Legumes


O clima aqui no interior de São Paulo está bem chuvoso. Adoro esse tempinho, ainda mais quando preparo uma sopa para me deliciar na janta.

O tempo na sua cidade também está assim? Hummm... então, vamos preparar essa sopinha saborosa???

Ingredientes:

1 cenoura
2 batatas médias
1 chuchu pequeno
1 bife médio (coxão mole, alcatra, paleta, etc)
1 alho
1 xícara (chá) de arroz cru
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de molho de tomate ou catchup
Pimenta
Água
Azeite

Preparando...

Doure o alho em um fio de azeite e acrescente a carne picada em tirinhas.

Deixe fritar bem e incorpore as batatas em cubos, o chuchu picado, a cenoura ralada, o arroz cru, o molho de tomate e demais temperos.

Misture bem e cubra com água até dois dedos acima dos ingredientes da panela.

Deixe apurar em fogo baixo até cozinhar os legumes e o arroz.

Se for necessário acrescente mais água durante o cozimento.

Sirva com azeite e fatias de pão.

Bom apetite!

14 de outubro de 2011

Bolo de Limão com Gelatina


Esse bolo é a minha tentação do momento. Extremamente fofinho e com uma cobertura bem azedinha, ele é um verdadeiro "arraso"! Muito obrigada, querida Ludmilla Ovideo, que compartilhou essa delícia!!!

Vamos prepará-lo?

Ingredientes:

3 ovos
1 potinho de iogurte desnatado (200g)
A mesma medida de óleo (200g)
1 pacote de mistura de bolo de limão
1 envelope de gelatina de limão
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador por 3 minutos: os ovos, o iogurte e o óleo.

Enquanto isso, misture numa bacia: o pó de bolo de limão, a gelatina e o fermento em pó.

Aos poucos, adicione essa mistura ao liquidificador e bata bem até dissolver tudo.

Coloque numa forma média untada e enfarinhada.

Leve para assar em forno médio pré-aquecido por 35 a 40 minutos.

********************************

Cobertura de Limão

1 lata de leite condensado
2 a 3 limões
Rapas de limão

Misture bem o leite condensado com o caldo dos limões até engrossar. Se você gosta bem azedinho, utilize 3 limões.

Coloque sobre o bolo ainda quente e decore com raspas de limão.

13 de outubro de 2011

Recriando a Criação

O ser humano possui uma capacidade infinita de criação. Desde os primórdios de nossa história o gênio criativo humano nos possibilitou avanços espetaculares, criando e recriando meios que nos permitiu chegar ao século XXI com tantas facilidades e conforto. Vários homens contribuíram muito para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, sendo que alguns em especial provocaram verdadeiras revoluções com seus inventos.

Gutemberg (1398 – 1468) criou a imprensa e possibilitou uma facilidade maior para que as informações fossem registradas e principalmente reproduzidas. Um dia, Alexander Grahm Bell (1847-1922) inventou o telefone, diminuindo a distância e o tempo entre as pessoas. Alexander Fleming (1881-1955) inventou a penicilina, revolucionando a medicina. Thomas Edison (1847-1931) foi autor de vários inventor como a lâmpada. Santos Dumont (1873-1932) o brasileiro que inventou o avião, realizou um dos mais antigos sonhos do Homem: voar! Esses são apenas alguns exemplos de grandes homens e suas invenções transformadoras.

Na última semana um grande gênio criador partiu, Steve Jobs (1955-2011), o fundador da Apple, suas invenções proporcionaram um grande salto tecnológico criando aparelhos portáteis que através da internet nos possibilita estar em qualquer lugar em tempo real. Ficamos sabendo dos fatos praticamente no instante em que eles ocorrem. Podemos baixar músicas de nossos ídolos para ouvi-las quando e como quisermos. Compartilhar dados com um simples toque em um botão. Devemos isso ao fato de termos um computador pessoal em casa ou em nossa mesa de trabalho, além de outros aparelhos como o I-Pod, I-Pad e Tablete.

Jobs deixou a vida para tornar-se um mito de empreendedorismo, criatividade, sucesso e principalmente de perseverança. Como outros grandes homens que o antecederam, ele usou sua capacidade para recriar o ser humano, para honrar sua vida e obra seria maravilhoso se sua criação fosse empregada para evolução humana, pena que nem sempre isso aconteça.

12 de outubro de 2011

Bolo das Crianças



Eba.... hoje é Dia das Crianças!!! Uma data muito especial e querida por todos nós e que tal comemorar com um belo e saboroso bolo colorido???? Então, "mão na massa".

Ingredientes:
1 ½ xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 ovos
1/3 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
6 colheres (sopa) de chocolate granulado colorido

Preparando o bolo...

Unte e enfarinhe uma forma tamanho médio.

Bata no liquidificador por 1 minuto: os ovos, o leite e o óleo.

Adicione o açúcar e a farinha aos poucos e bata por 5 minutos.

Desligue o liquidificador e coloque o fermento em pó (misture à mão mesmo).

Por último, adicione o chocolate granulado, mexendo suavemente.

Despeja a massa na forma e leve para assar em forno médio pré-aquecido por 35 a 40 minutos ou até dourar.

*****************************
Cobertura de Chocolate:

200g de chocolate ao leite
1 caixa de creme de leite

Corte o chocolate em pequenos pedaços e leve ao microondas por 1 a 2 minutos até derreter completamente.

Incorpore o creme de leite e mexa até ficar bem homogêneo.

Cubra o bolo.

Agora é só chamar a criançada e se divertir!!!!
11 de outubro de 2011

Creme de Milho


Esse creme de milho é um acompanhamento nota 10, pois é simples no preparo, necessita de poucos ingredientes e o sabor é extremamente saboroso.

Se eu fosse você já faria para o almoço de hoje.

Para prepará-lo, você precisará de:

1 lata de milho verde ou 4 espigas grandes
2 xícaras (chá) de leite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de requeijão (opcional)
½ cebola
Pimenta do reino
Orégano
Azeite
Sal
Cheiro verde

Modo de Preparo:

Refogue a cebola em cubinhos no azeite. Quando estiver bem douradinha, acrescente metade da lata de milho verde (sem a água).

No liquidificador, bata o restante do milho verde e 1 1/2 xícara (chá) de leite até formar um creme.

Despeje o creme batido no refogado de milho e acrescente o sal, orégano e a pimenta do reino.

Enquanto isso, dilua a farinha de trigo em ½ xícara (chá) de leite e adicione junto à panela. Mexa bem até criar a consistência bem cremosa.

Por último, acrescente o requeijão (opcional) e o cheiro verde.

Desligue e sirva com arroz branco e saladas.

Bom apetite!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes