27 de agosto de 2014

Shake de Papaya, Maçã, Morango e Canela (Zero Açúcar)


Já percebeu que por aqui é tudo bem simples, né?! Dificuldade zero, mas paladar saboroso e com gostinho de "quero mais e mais". Nessa linha, temos esse shake zero açúcar. Que tal prepará-lo no seu próximo café da manhã?
 
 
Ingredientes (porção individual):
200 ml de leite desnatado ou leite de soja gelado
1/3 de mamão papaya
1 maçã pequena
3 morangos grandes
1/2 colher (café) de canela em pó
2 a 3 cubinhos de gelo
 
Modo de Preparo:
 
Bata tudo no liquidificador por 1 minuto e pronto. Não precisa adoçar, pois as frutas já são bem docinhas.
 
Bom Apetite!
 
 
25 de agosto de 2014

Segunda Saudável: Mandioquinha

Fonte: Globo Rural
A mandioquinha, conhecida também como batata salsa ou barôa e batizada de diversos outros nomes em diferentes cantos do Brasil, traz diversos benefícios para a saúde.
 
Quando crua, pode ser usada para aliviar dores de cabeça colocando rodelas sobre a testa, e também no caso irritações de pele e queimaduras com compressas de batata ralada.
 
Já na alimentação, a mandioquinha tem um alto valor calórico pela grande quantidade de amido. Ela também é facilmente digerida pelo organismo, por isso é recomendada no cardápio das crianças, idosos ou pessoas doentes e também para atletas que têm um grande gasto de energia. Ainda pode ser utilizada como substituta da batata normal em regimes, por ser menos calórica, para fazer cremes, sopas e purês.
 
Além do valor energético, com 125 calorias a cada 100 gramas, ela é também rica em cálcio, importante para os dentes e ossos, ajudando a prevenir a osteoporose e outras doenças. Essa variação de batata ainda tem outros nutrientes como ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio, vitaminas B e C e betacaroteno.
 
Ela também ajuda o organismo a se livrar do excesso de água, facilitando a eliminação da urina. E o suco do alimento ainda pode ser usado para combater úlceras no estômago e no duodeno.
 
Fonte: Cozinha Vapza / Revista Rolling Stones
 
 
As 100 Maiores Músicas Brasileiras: “Maria Fumaça” – Banda Black Rio (nº 79)
 
 
A marca registrada da Banda Black Rio serviu como abertura para a novela Locomotivas e cumpriu a difícil missão de colocar uma música instrumental nas paradas. Dá nome ao primeiro álbum do grupo, de 1977, e mostra a especialidade da banda: a mistura de samba, forró, funk, jazz e disco. Não é difícil achar quem já acompanhou os ataques da metaleira de “Maria Fumaça” com “parapás” e afins.
 
 
Grande abraço e até semana que vem.
 



 
21 de agosto de 2014

O mundo é um moinho

Google Imagens
Sempre ouvi essa frase e a achava poética, “o mundo é um moinho”. Cartola a imortalizou com uma de suas belas canções, a vida nos mostra que hora alguém está no topo e logo após perde posições.
 
O moinho gira, assim como nosso planeta e assim o tempo passa. E o tempo passado não volta, já sabemos disso também. Por isso ter cautela é necessário, se no momento estamos, “por cima da carne seca”, a seguir, sem que possamos perceber, “escorregamos na casca de banana” e tudo se perde.
 
Cautela, bom senso, humildade, generosidade e sabedoria devem sempre ser aliadas do sucesso. Assim jamais alguém se permitiria a abusar de sua posição para “mostrar ao mundo” que tem poder ou que se sente melhor que todos que estejam à sua volta. Vi tantas e tantas vezes isso acontecer que já não me surpreendo mais, principalmente quando vejo depois, as consequências da queda. 
 
O contrário também acontece, às vezes alguém sofre humilhações e perseguições, por suas escolhas, por sua posição social, suas crenças, ou até mesmo por sua competência profissional “ameaçar” a estabilidade de outros que não se garantem apenas com a sua própria competência.
 
E então um dia, o seu moinho particular gira e tudo muda, e se esta pessoa tiver um bom caráter seguirá sua vida colhendo os louros do seu sucesso, se não, passará a praticar os mesmos atos condenáveis dos outros.
 
Não nos enganemos mais, quem hoje pode gabar-se de ser um rei, um dia, seja este cedo ou tarde, será cobrado de suas ações da mesma forma que aqueles que foram considerados plebeus. Roupas de grife, carros importados, mansões, jatinhos, férias em Ibiza, Paris ou Dubai, são alegorias. São coisas boas sem dúvida, mas são passageiras, o que fica, o que importa são as ações e é por ela que devemos ser lembrados, por nossas boas ações.
 


 
19 de agosto de 2014

Repolho refogado ao Manjericão


Hummm... simplesmente deliciosa. Não tem nem porquê ficar elogiando essa receita, só peço que faça e curta esse prazer gastronômico =) 
 
 
Ingredientes:
½ repolho verde cortado em tiras finas
3 tomates sem sementes cortados em cubinhos
1 cebola pequena em cubinhos
2 dentes de alho picados
10 folhinhas de manjericão
Pitada de sal
Pitada de pimenta do reino
Pitada de orégano
Óleo

Modo de Preparo:

Em uma panela, doure a cebola e o alho em um fiozinho de óleo. Após, acrescente o repolho picado e refogue em fogo médio até murchar. Junte os tomates e os demais temperos. Cozinhe até o ponto de sua preferência (mais crocante ou macio).
Bom Apetite!
 
 

13 de agosto de 2014

Salada Mista ao Molho de Vinagre Balsâmico e Mostarda



- Tata, prepara uma salada bem caprichada para mim, hein?!
- Claro, pai. Uma salada completa com muito amor especialmente para você!

E assim surgiu essa receita muito simples, porém saborosa ao extremo. Confira:


Ingredientes:
1 maço pequeno de alface cortada em tiras grossas
2 cenouras médias cozidas e cortadas em palitos
1 chuchu grande cozido e cortado em palitos
1 beterraba grande cozida e cortada em palitos
1 batata grande cozida e cortada em palitos
3 rabanetes cortados em rodelas finas
20 azeitonas verdes
pitada de orégano


Modo de Preparo:

Em um refratário, coloque a primeira camada com a alface em tiras. Espalhe por cima os legumes cozidos e, nas laterais, o rabanete. Decore com as azeitonas e pitada de orégano.


****************

Molho de Vinagre Balsâmico e Mostarda

Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de vinagre balsâmico
1/4 xícara (chá) de azeite extravirgem
2 colheres (sopa) de mostarda
pitada de sal
pitada de pimenta do reino
pitada de orégano


Modo de Preparo:

Misture bem e pronto. Sirva com a salada.

Bom Apetite!


11 de agosto de 2014

Segunda Saudável: Grão de Bico

Fonte: Cantinho Vegetariano
Trata-se de um dos principais ingredientes da gastronomia Oriental e do Oriente Médio e contém muitos nutrientes, dentre eles fibras, proteínas e vitaminas.
 
Pode ser facilmente encontrado em supermercados em forma de grãos integrais (crus ou cozidos) ou como farinha, já processada.
 
Uma porção de 100 gramas de grão de bico cozido sem sal nos oferece hidratos de carbono (criadores de energia), fibra dietética (boa para a saúde cardíaca e digestiva), proteínas e gorduras, mas, além disso, o grão de bico oferece em sua composição vitaminas A, B6, C, E e K, cálcio, fósforo, potássio, zinco, magnésio, ferro e sódio.
 
Por conter fibra dietética, os grãos de bico servem para reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue, mas por sua vez é bom para diminuir a pressão arterial e a quantidade de triglicerídeos. Então, pode reduzir o risco de sofrermos ataques cardíacos, doenças cardíacas e acidentes cérebro vasculares.
 
Seus componentes são excelentes para promover a saúde digestiva, aumentando o tamanho das fezes. Por exemplo, em casos de diarreia não há nada melhor do que um prato de grão de bico para estabilizar e fortalecer o intestino. Além disso, também ajuda a prevenir e tratar as hemorroidas.
 
Pessoas que apresentam anemia ferropriva (por problemas na quantidade de ferro no organismo), podem consumir grão de bico para aumentar seus níveis de ferro, que é um dos componentes principais deste alimento.
 
Para aqueles que praticam esportes com frequência e tem um grande desgaste de ferro devido a atividade física o grão de bico também é recomendado.
 
Além disso, o grão é uma grande fonte de potássio, o que o torna muito bom para melhorar a circulação, regular a pressão arterial, e é muito recomendado para aqueles que sofrem de hipertensão Serve para prevenir doenças reumáticas ou a artrite, bem como as câimbras.
 
Os diabéticos podem consumir grão de bico e aproveitar de seus benefícios, pois seu teor de zinco permite ao corpo assimilar e armazenar insulina.
 
Além disso, o zinco é bom pra o crescimento geral do organismo, pra subir o sistema imunológico, cicatrizar feridas e metabolizar proteínas. Ajuda a combater a fadiga e se encarrega de transportar vitamina A até a retina.
 
Aqueles que apresentam problemas com o trânsito intestinal podem comer grão de bico, por que contém uma grande quantidade de fibras. Servem para controlar a obesidade e prevenir o câncer de cólon.
 
Graças ao ácido fólico que o legume contém, é muito bom para mulheres grávidas ou que estão amamentando. Pode ajudar às pessoas que fumam ou consomem álcool a absorver melhor a vitamina B9.
 
Finalmente, ficou comprovado que a vitamina K do grão de bico serve para uma melhor coagulação do sangue e para o metabolismo dos ossos.
 
Fonte: Melhor com Saúde/ Revista Rolling Stones
 
 
 
As 100 Maiores Músicas Brasileiras: “Que país é esse?” – Legião Urbana (nº 81)

 
Apesar da volta da democracia nos anos 80, o país não conseguia se livrar da alta inflação que corroía o salário do trabalhador e de uma prática enraizada em todos os escalões do governo: a corrupção. Era o cenário perfeito para Renato Russo resgatar de seus cadernos “Que País É Este?”, música feita ainda sob os últimos suspiros da ditadura para o seu raivoso Aborto Elétrico. Sua atemporalidade é garantida com a mania nacional de fabricar escândalos políticos.
 
 
Grande abraço e até semana que vem.

 
9 de agosto de 2014

Bolinhos Assados de Grão de Bico, Gergelim e Linhaça


Tive que me segurar para não devorar os quase 30 bolinhos que essa receita rendeu. Vontade não me faltou (oh, menina gulosinha!). Fazer o quê... quando a coisa é boa, "nóis come tudim tudim" =)
 
 
Ingredientes:
200g de grão de bico cru
1 cebola média cortada em cubos
1 colher (sopa) de salsinha picada
3 colheres (sopa) de azeite
½ copo (requeijão) de água filtrada
1 colher (sopa) de gergelim
1 colher (sopa) de linhaça dourada
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
Pitada de sal
Pitada de orégano
Pitada de cominho em pó
Pitada de manjericão em pó

Modo de Preparo:

Em uma tigela, coloque o grão de bico e cubra com água. Deixe de molho por, no mínimo, 8 horas. Passado esse tempo, escorra a água e, aos poucos, bata o grão de bico no liquidificador (tecla pulsar – ou utilize um processador) com um pouquinho de água filtrada. Essa é a parte mais trabalhosa, mas o resultado vale a pena.
 
Após triturar bem todo o grão de bico, acrescente o azeite e os temperos (orégano, salsinha, manjericão, cominho e sal). Bata por mais 1 minuto.
 
Retire a pasta formada e coloque em outra tigela. Misture a linhaça, o gergelim e a farinha. Reserve.
 
Em uma forma untada com um fio de óleo (passe um guardanapo antes para retirar o excesso), coloque as bolinhas (fica molinhas, mas dá para moldar nas mãos de forma delicada) e leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos ou até dourar (quando as bolinhas ficarem consistentes, com a ajuda de uma colher, vire-as para ficar douradinhas em ambos os lados).

Bom Apetite!
  

6 de agosto de 2014

Ao meu pai!

Foto: Arquivo Pessoal
Quando eu era pequena os dias mais felizes eram os dias em que saia com meu pai, que diante do meu olhar infantil parecia-se com um gigante. Homem negro, forte, simples, com uma cara de bravo, mas um coração de manteiga. Não era dado a gentilezas, mas era capaz de desdobrar-se em mil esforços para cuidar da família e de todos os agregados que sempre surgiam.
 
As tardes com ele eram mágicas, e andar ao seu lado era uma verdadeira aventura, minhas pequenas pernas não conseguiam acompanhar seus passos largos. Minhas mãozinhas sumiam entre seus dedos enormes e fortes.
 
Mesmo sem ter lido qualquer teoria sobre como educar crianças, sabia ler em meus olhos o medo que eu sentia de não conseguir acompanhá-lo, e assim, diminuía seu passo e deixava que eu segurasse seus dedos, fazendo com que eu sentisse toda segurança que ele me oferecia.
 
O tempo passou, eu cresci. Estudei porque meu pai carregou muito saco de farinha na cabeça, e a vida se apresentou a mim com toda sua força, beleza e crueldade. Meus medos infantis transformaram-se em pesadelos medonhos, e por mais que meu pai quisesse que fosse diferente, ele nem sempre estava ao meu lado para acertar o passo e segurar minha mão. Os momentos felizes também vieram, mas nunca mais o sol brilhou como brilhava naquelas tardes da minha infância,
 
E o tempo passou mais um pouco, seus cabelos embranqueceram e sua força começou a diminuir até que sua saúde ficou por um fio, e um dia me vi caminhando com ele e dessa vez fui eu quem diminuiu os passos e segurei suas mãos, ainda grandes, mas dessa vez bem fraquinhas.
 
E o tempo, que nunca pára e jamais volta, continuou seguindo... seguindo e seguindo. Hoje conto quatorze anos sem a presença do meu pai, são quatorze anos sem seu abraço forte e amoroso.
 
Ficaram as lembranças felizes, os momentos marcantes, o sorriso espontâneo, o amor e a saudade que só fazem crescer a cada primeiro de agosto. Ainda assim comemoro o dia dos pais, desejo ao meu e a todos os pais um grande dia junto aos seus filhos!
 


 
5 de agosto de 2014

Sopa Creme de Abóbora Cabotia e Brócolis


Está procurando uma receita rápida, fácil e com ingredientes super simples? Ah... estava esquecendo da característica principal: gostosa também? Então, informo que a encontrou. Essa sopa creme de cabotia com brócolis é simplesmente tudo isso e muito mais. Quer ver como é babinha de fazer?
 

Ingredientes:
400g de abóbora cabotia em pedaços (sem casca)
1,5 litro de água
1 maço pequeno de brócolis cozido
1 cebola pequena em cubos
2 dentes de alho picados
Pitada de cominho em pó
Pitada de manjericão
Pitada de sal
Pimenta a gosto
Fiozinho de azeite

Modo de Preparo:

Em uma panela, cozinhe a abóbora com água e pitada de sal. Após cozidas, retire um pouco da água e, com o fogo ainda ligado, amasse grosseiramente com o auxílio de um garfo até formar um creme. Se gostar de aspecto mais líquido, deixe mais água.

Em outra panela, refogue o alho e a cebola num fiozinho de azeite (ou manteiga). Acrescente o brócolis cozido e cortado em pequenos buquês. Deixe apurar por alguns minutos e junte esse refogado no creme de abóbora. Misture bem e acrescente o cominho em pó, o manjericão e, se houve necessidade, corrija o sal.

Deixe cozinhar por mais 2 minutos e pronto. Sirva em seguida. 
 
Bom Apetite!
4 de agosto de 2014

Segunda Saudável: Batata Doce

Fonte: Dietas e Hábitos
A batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, ou seja, a sua absorção pelo organismo é mais lenta, liberando gradualmente a glicose na corrente sanguínea e sem estimular muito a insulina (hormônio responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras). Por este motivo, tornou-se presença constante no cardápio dos adeptos da musculação.
 
A batata doce é rica em fibras, fonte de ferro, vitaminas E, A e C e potássio. O tubérculo possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata-inglesa. Nativo das Américas, este carboidrato é considerado “do bem”. Estimula o intestino, auxilia no controle do diabetes e do colesterol e, mesmo sendo mais calórica do que a inglesa, a batata doce ajuda a emagrecer. No Brasil, há quatro variedades: a batata-branca, angola ou terra-nova; amarela e roxa e avermelhada. 
 
Beneficios:

* Por seu baixo índice glicêmico, auxilia na queima de gordura e no ganho de massa muscular;

* Auxilia no controle da diabetes;

* Fortalece o sistema imunológico por causa da sua quantidade de vitamina A;

* Reduz o colesterol total;

* Auxilia na digestão devido ao seu teor de fibras;

* Ajuda a prevenir câncer;

* Regula a pressão arterial;

* Reduz cãibras;

* Faz bem para a pele;

* Fornece energia para o treino de musculação;

* A vitamina A presente no tubérculo age como antioxidante e atua na manutenção dos ossos e do tecido epitelial;

* Auxilia na formação de colágeno;

* Previne anemia.
 
É bom frisar que, embora tenha muitos benefícios e auxilie no emagrecimento, é importante dosar a quantidade de batata doce ingerida, porque em excesso e sem a prática de atividades físicas, ela pode engordar.
 
Como consumir?
 
A melhor maneira de obter todos os benefícios da batata doce é prepará-la cozida e com casca. Também pode ser assada ou consumida na forma de purê e de chips. Não é recomendado fritar, pois a fritura aumenta a gordura na batata doce, prejudicando a sua saúde. O sabor adocicado combina com canela, mel, coco e noz-moscada. O tubérculo pode substituir a batata-inglesa em pratos como sopa, bacalhoada, purê e salada.
 
Fonte: Remédio Caseiro / Revista Rolling Stones
 
 
 
As 100 Maiores Músicas Brasileiras: “Sossego” – Tim Maia (nº 82)

 
O potencial rítmico das palavras que Tim Maia escolhia sempre era levado em conta, tornando o teor contagiante de suas músicas ainda maior. “Sossego” (1978) é um desses exemplos categóricos, em uma obra repleta de irresistíveis convites à dança. A letra não enrola e o arranjo é minimalista, com baixo sólido, intervenções certeiras dos metais e a potente voz de Tim Maia pontuando tudo.


Grande abraço e até semana que vem.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Visitantes