29 de fevereiro de 2012

Falsa Galinhada


É tão prática essa receita que não sei o porquê de ter demorado tanto para postá-la aqui no Blog. Se você tem sobrando um pedaço de frango na geladeira, essa é uma ótima opção para variar no almoço do dia a dia.

Ingredientes:

50g de bacon
1 peito de frango desossado e em cubos
2 xícaras (chá) de arroz
3 tomates sem sementes e em cubos
2 dentes de alho
½ pimentão verde em cubos
1 cubo de caldo de legumes
4 xícaras (chá) de água
Sal
Pimenta
Azeite

Preparando...

Em uma panela doure o bacon. Quando estiver bem frito, acrescente os cubos de frango temperados anteriormente (limão, azeite, sal, pimenta e açafrão) e o alho. Refogue até cozinhar.

Adicione os tomates e deixe apurar por 3 minutos e após junte o arroz cru.

Enquanto isso, ferva as 4 xícaras de água com o caldo de legumes. Após fervura, acrescente a água no arroz e acerte o sal. Aumente a temperatura do fogo e deixe cozinhar normalmente até aparecer os primeiros furinhos no arroz. Diminua o fogo e deixa a panela semi-tampada até o cozimento total do arroz.

Após o cozimento do arroz, desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos antes de servir.

Finalize com cheiro verde. Bom apetite!

28 de fevereiro de 2012

Polenta Simples


Aqui em casa somos fãs de polenta: quer ela simples, com queijo e/ou com molho. Resolvi postar esse passo a passo, pois é um jeito muito simples de prepará-la e não faz aquela "bagunça" no fogão (polenta para todo lado).

Para fazer essa polenta, você precisará de:

2 litros de água
1 colher (sopa) de sal
3 colheres (sopa) de óleo
3 xícaras (chá) de fubá

Modo de Preparo:

Coloque 1 litro de água com o óleo e o sal para ferver.

Enquanto isso, misture em um recipiente o restante da água (1 litro) em temperatura ambiente com o fubá. Reserve.

Quando ferver bem a água, dilua a mistura do fubá e água, mexendo sempre. Deixe apurar em fogo baixo até engrossar levemente.

Tampe a panela de pressão, mantenha em fogo baixo, e deixe por 15 minutos após o apito.

Desligue e espere sair toda a pressão.

Sirva com queijo ralado. Bom apetite!

27 de fevereiro de 2012

Segunda Saudável: Iogurte

Google Imagens
Diz a lenda que Abraão, depois de ter sido ensinado por um anjo, foi o primeiro a preparar uma receita de iogurte para oferecer a sua mulher e curá-la de um mal.

Segundos relatos da História da Alimentação, a coalhada era vendida desde o século XII nas ruas de Constantinopla. A palavra iogurte, porém, teria nascido nos Bálcãs.

A difusão e a popularidade deste laticínio ocorreu com a chegada dos turcos, cujos hábitos alimentares são característicos de um povo nômade. Apesar de poder ser tomado ao natural, o leite é um alimento perecível e o iogurte, a ricota e os queijos foram formas que esse povo encontrou de prolongar a durabilidade dos alimentos e ter garantido o seu consumo.

Sabe-se da arte e conhecimento milenar desse povo em manter alimentos perecíveis, conservados em sal, especiarias, óleos e azeites e, ao mesmo tempo, ter o hábito de receber, festejar e celebrar a alegria com fartura e variedade de iguarias.

****************

O iogurte é um líquido espesso, branco e levemente ácido, obtido pela fermentação do leite. Pode ser servido com frutas, chocolate ou mesmo vendido em várias opções de sabores.

A bebida foi propagada por todo o mundo após alguns estudos evidenciarem que seu consumo trazia benefícios à saúde. O biólogo russo Llia Metchnikoff (1845-1916) estudou as tribos das montanhas da Bulgária que apresentavam longa vida por consumirem o iogurte habitualmente.

Em virtude da presença de fermentos lácteos, o iogurte possui propriedades nutricionais benéficas: além de aumentar a longevidade, é de fácil digestão, o que faz dele um produto muito bom para pessoas com problemas gastrointestinais. Também auxilia no bom funcionamento do intestino e contém cálcio que ajuda no fortalecimento dos dentes. Pode ser indicado em casos de osteoporose e para mulheres que precisam repor o cálcio no período da menopausa.

O iogurte pode ser encontrado em diferentes versões e são divididos em categorias, como naturais e desnatados, fazendo parte tanto da alimentação de pessoas que optam por uma nutrição equilibrada, quanto daquelas que estão de dieta. O iogurte natural contém proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. O desnatado contém as mesmas propriedades nutritivas, porém com uma redução de gordura que lhe confere baixo valor calórico, sendo indicado para quem quer emagrecer e controlar o índice de colesterol.

É uma bebida que compõe o café da manhã, podendo ser usada em receitas doces e salgadas. O iogurte natural é consumido natural ou usado em receitas como saladas, pães, molhos, doces, sorvetes.

Fonte: Saúde Esportiva / Brasil Escola / Wikipédia

Banda da semana...Ira!


O Ira! surgiu a partir da banda Subúrbio, que agregou o guitarrista Edgard Scandurra (ex-Ultraje a Rigor) e o vocalista Nasi. Depois de algumas mudanças de formação, a banda se estabilizaria ao redor dos dois e do baixista Ricardo Gaspa e o baterista André Jung. O grupo lança seu primeiro disco, Mudança de Comportamento, em 1985, mas o sucesso só viria em 1986, com o álbum Vivendo e Não Aprendendo, com hits como "Dias de Luta", "Envelheço na Cidade" e "Flores em Você" (esta última incluída na abertura da novela O Outro, da Rede Globo, no ano de 1987).

Depois de se afastar da mídia por preferir continuar atrelada às suas raízes punk e de lançar vários discos nos anos 80 e 90, o Ira! retoma o sucesso entre o fim da década de 90 e o início do século XXI, com os álbuns Isso é Amor, de 1999, MTV ao Vivo, de 2000, Entre Seus Rins, de 2001 e Acústico MTV, de 2004, Juntos, esses quatro álbuns venderam mais de 500 mil cópias, consolidando a banda entre os maiores nomes do rock brasileiro.

Em 2007 o grupo lançou o que viria a ser o seu último álbum, intitulado Invisível DJ.

No Inicio de setembro de 2007, após brigas com o irmão e empresário Airton Valadão, Nasi retirou-se da banda (indeterminadamente), antes do Ira! entrar de férias, algo previsto para 2008.

Em novembro de 2007, o guitarrista da banda, Edgard Scandurra anuncia através de uma conta do site Orkut, que a banda Ira! estava findada e que os membros restantes estariam agora com uma banda nova. Nessa banda a formação seria a mesma do grupo Ira!, exceto o vocal que seria assumido pelo guitarrista Edgard. O nome da banda seria Trio.

Porém o projeto foi cancelado antes mesmo de acontecer, conforme informou o baterista Andre Jung, no mês de fevereiro de 2008.

Com isso os ex-integrantes do Ira! assumiram totalmente seus projetos, até então, paralelos. Nasi, segue em carreira solo e já lançou dois discos Onde os Anjos Não Ousam Pisar, de 2006 e Vivo na Cena, indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro em 2010. Frequentemente faz participações em shows de outras bandas e especiais. Edgard Scandurra com seu DVD Ao Vivo, com a cantora pernambucana Karina Buhr, com o Smack - outra banda que fez parte no início dos anos 80, além de participações como guitarrista na turnê dos álbuns Iê-iê-iê e Ao Vivo lá em Casa, de Arnaldo Antunes e em shows da banda Cidadão Instigado. André Jung toca na banda F.A.U.T., ao lado de João Gordo, tem o projeto Urban ToTem, e é produtor de bandas novas do pop/rock nacional como Stevens e Manu Gavassi. Gaspa retomou a banda Gaspa & Os Alquimistas e está gravando seu 1º álbum solo com participações de Marcelo Nova e Wander Wildner.

Curtam agora Dias de Luta,umas das minhas favoritas.


Grande abraço e até semana que vem. Long Live, Rock n’Roll \o/

26 de fevereiro de 2012

Resultado do Sorteio - Kit


Tchan Tchan Tcharannnnn... que será o sortudo ou a sortuda da vez? Ai, esse momento me deixa tão ansiosa!!! Bom.... no total, tivemos a inscrição de 32 participantes. O sorteio foi realizado pela Random, site especializado em sorteios eletrônicos e o número sorteado foi o 09!


Que corresponde ao seguinte participante....


Parabéns, Patricia Silva da cidade de Taquaritinga/SP! Você foi a ganhadora do nosso sorteio. Entraremos em contato para procedermos a entrega de seu presente.

Ah, você não ganhou dessa vez? Não fique triste, pois em Março teremos mais sorteio. Fiquem de olho no Brincando de Cozinhar e Cia e participem!
24 de fevereiro de 2012

Bolo de Laranja Inteira



Hummm... o que posso falar desse bolo já que é o meu favorito? O gostinho da laranja e da casca é incrível, pois dá um toque cítrico e meio amargo que adoro, além de ser muito fofo e leve.

Se você ainda não conhece essa receita, eu recomendo que prepare nesse final de semana. Vale a pena!

Ingredientes para o Bolo de Laranja Inteira:

1 laranja com casca (pode ser a laranja pêra ou outra ideal para sucos)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 ovos peneirados
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo:

Lave bem a laranja em água corrente. Corte-a em 4 gomos (formato "meia lua") e retire as sementes e a parte branca de dentro de cada pedaço (aquilo que protege a semente).

Bata no liquidificador as partes da laranja com casca, o óleo e os ovos (passar pela peneira antes) por 3 minutos.

Acrescente os demais ingredientes, exceto o fermento em pó, e bata por mais 5 minutos.

Por último, adicione delicadamente o fermento e despeja a massa em uma forma untada e açucarada.

Leve para assar em forno médio pré-aquecido até dourar (entre 35 a 40 minutos).

Bom apetite!

23 de fevereiro de 2012

Uso da Internet

Google Imagens
Dia desses recebi um e-mail de uma pessoa confiável que divulgava um novo, miraculoso e gratuito tratamento contra o câncer, oferecido por uma renomada médica especialista de um hospital excelente de uma grande universidade da capital paulista. Devido à fonte do e-mail fiquei animada, infelizmente conheço pessoas que necessitam desse tipo de tratamento, que é tão custoso quanto difícil.

Antes de correr acenando com essa possibilidade de esperança para meus conhecidos resolvi verificar a veracidade da informação, bastou uma rápida procura em um site de busca para descobrir que tudo era falso, que a tal médica e seu espetacular tratamento sequer existiam.

A internet produz maravilhas, muito já se falou sobre isso, mas em contrapartida ela também possibilita ações desse tipo. Que espécie de pessoa seria capaz de perder tempo para criar uma mensagem falsa, difundindo esperanças vazias para pessoas que sofrem doentes ou que tenham um ente querido portador desse mal?

Muito difícil classificar, atualmente valores como respeito, dignidade, honra e compaixão não são considerados, perderam seu significado diante de alguém que quer brincar com sentimentos alheios ou levar algum lucro.

Essa espécie de mensagem corre à larga pela internet, são operações gratuitas, distribuição de remédios, prêmios espetaculares, e outras vantagens que requerem cuidado e muita atenção. Na maioria das vezes essas mensagens são enviadas por pessoas que realmente tem a boa intenção de divulgar alguma coisa que possa ajudar alguém, mas antes dessa divulgação faz-se mister que se busque a confirmação do conteúdo, que infelizmente em quase todos os casos que busquei até hoje, eram falsos.

Ter boa fé não é errado, mas há aqueles que querem abusar para se sobressaírem, a esses deixo meu profundo lamento. Aos de boa fé um pedido: não deixem de lado seus valores positivos, apenas verifiquem antes a autenticidade das informações antes de retransmiti-las, para não servirem de instrumento do mau uso da internet!

22 de fevereiro de 2012

Bracchola Fácil



Quando preparo essa Bracchola (ou Brajola/Bife Rolê) sempre é sinônimo de sucesso em casa. De combinação simples, essa receita é prática e fácil. Talvez, no início do preparo, você encontre dificuldade em enrolar os bifes (caso não tenha feito ainda esse tipo de receita), mas depois a prática vem e pronto!

Ingredientes necessários para o preparo da Bracchola:

1 kg de coxão mole cortado em bifes
3 cenouras grandes cortadas em palitos grossos
1 lata de molho de tomate
½ pimentão verde
1 cebola picadinha
4 dentes de alho
Orégano
1 folha de loro
1 copo (requeijão) de água
Sal a gosto
100 g de bacon picado
4 colheres de óleo
Cheiro verde

Modo de fazer:

Enrole os bifes com a cenoura como recheio e prenda-os com palitos de dentes.

Em uma panela frite o bacon, depois a cebola, o alho, o pimentão, a molho de tomate, orégano, 1 folha de loro e a água.

Ao abrir fervura coloque os enrolados e deixe cozinhar bem (aproximadamente, 30 minutos em fogo baixo), assim que estiver cozido, finalize com o cheiro verde e estará pronto para servir.

21 de fevereiro de 2012

Moqueca de Frango


Uma deliciosa receita para você variar o franguinho do dia a dia. Recomendo e assino embaixo. Preciso dizer algo mais? Então, corra para a cozinha e saboreie essa Moqueca!

Para prepará-la, você precisará de:

4 filés de frango em cubos médios
1 cebola ralada
2 dentes de alho
1 pimentão vermelho em cubos
1 pimentão amarelo em cubos
2 tomates em cubos
1 vidro de leite de coco (200 ml)
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de azeite de dendê (opcional)
50g de azeitonas verdes
Salsinha
Sal
Limão
Orégano
Pimenta

Preparando...

Tempere os cubos de frango com suco de 1 limão, sal, pimenta e orégano. Deixe descansar por, no mínimo, 20 minutos.

Em uma panela grande, refogue a cebola e o alho no azeite normal e no de dendê até dourar bem. Acrescente os cubos de frango. Quando começar a “juntar água”, adicione os pimentões e os tomates. Baixe o fogo e deixe apurar até secar.

Acrescente o leite de coco. Misture e acerte o sal. Deixe até ferver bem. Desligue e finalize com salsinha e azeitonas.

Sirva com arroz branco. Bom apetite!
20 de fevereiro de 2012

Segunda Saudável: Inhame

Google Imagens
O inhame foi introduzido no Brasil, vindo da África, no século XVI. Seu nome, registrado na carta de Pero Vaz de Caminha, parece provir de nham, onomatopéia do ato de comer que teria sido usada entre portugueses e bantos em seus primeiros contatos.

Planta herbácea da família das aráceas, a mesma dos antúrios, tinhorões e filodendros, o inhame (Colocasia esculenta) se cultiva em regiões tropicais de todo o mundo por seus rizomas tuberosos, que constituem alimento nutritivo. Ricos em amido e de sabor agradável quando bem cozidos com sal, tornaram-se comuns na cozinha brasileira, sobretudo no interior do país, onde é frequente o hábito de comê-los com açúcar, melado ou mel de abelhas, como sobremesa.Na culinária ainda, o inhame é muito empregado em sopas e pratos quentes. O tubérculo pode servir como uma alternativa à batata, podendo ser usado no preparo de purês, por exemplo. Os maiores produtores mundiais de inhame são: Nigéria, Gana, Costa do Marfim, Camarões e Togo.

O inhame se planta em brejos ou outros terrenos com alto teor de umidade e forma touceiras densas a partir de um só rizoma usado para multiplicação. O processo é simples e tem mais possibilidades de êxito quando o rizoma já apresenta olhos ou gemas bem formados e é posto em cova rasa na época de brotação ativa que antecede de perto a primavera. Há numerosas variedades de inhame, algumas de polpa colorida, em geral amarela ou avermelhada, mas só as de polpa branca acham-se comumente em cultivo no Brasil.

É frequente que se confundam os pés de inhame com os de taioba (Xanthosoma brasiliense), arácea nativa da América e da qual se comem as folhas. De fato as folhas das duas plantas se parecem, mas nas de inhame as nervuras são quase roxas, enquanto nas de taioba elas se mantêm verdes. A mesma variação de cor, maneira prática de distinguir as duas plantas, costuma ocorrer entre seus longos pecíolos.

No Norte do Brasil e em outros países o nome inhame (inglês yam, espanhol ñame) é dado a uma planta muito diferente, conhecida no centro-sul brasileiro como cará, da família das dioscoreáceas.

Valor nutricional: além das vitaminas A, C e as do complexo B, nessa raiz encontramos também considerável índice de hidratos de carbono, além de pequena quantidade de protreínas e gorduras. Entre os minerais, o cálcio, o ferro, o fósforo e o cobre. Este último atua na formação da melanina, responsável pela pigmentação da pele.

O tubérculo também é um poderoso depurativo do sangue, fazendo com que muitas impurezas do sangue saiam através da pele, rins e intestinos. O mesmo ainda é indicado na prevenção da malária, dengue e febre amarela.

Calorias por 100g: (unidade média, sem casca 66,8kcal.

Fonte: Portal EmDiv / Wikipédia


Banda da semana...Iron Maiden!


Iron Maiden é uma banda britânica de heavy metal, formada em 1975 pelo baixista Steve Harris, ex-integrante das bandas Gypsy's Kiss e Smiler. Originária de Londres, foi uma das principais bandas do movimento musical que ficou conhecido como NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal). O nome "Iron Maiden" ("donzela de ferro"), homônimo de um instrumento de tortura medieval que aparece no filme O Homem da Máscara de Ferro, baseado na obra de Alexandre Dumas.

Com mais de três décadas de existência, quinze álbuns de estúdio, seis álbuns ao vivo, catorze vídeos e diversos compactos, o Iron Maiden é uma das mais importantes e bem sucedidas bandas de toda a história do heavy metal, tendo vendido mais de 85 milhões de álbuns registrados em todo o mundo.Seu trabalho influenciou diversas bandas de rock e metal. Eles são citados como influência por bandas como Pantera, Sepultura, Anthrax, Angra, Metallica, Helloween, Death, Megadeth, Dream Theater, Blind Guardian, Mystery,Slayer entre muitos outros.

A música do Iron Maiden no geral mescla o peso do heavy metal com a velocidade do punk rock. O som é baseado em riffs de guitarra e linhas de baixo galopantes, com notas rápidas em sucessão. Muitas canções são longas e possuem diversas mudanças de estilo na música, com um casamento entre letra e instrumental.

O Iron Maiden quase nunca canta sobre drogas, sexo, bebida ou mulheres. As letras das músicas da banda, diferentes das outras bandas de Heavy metal, são baseadas em literatura ("Brave New World" é baseada em Admirável Mundo Novo, "Flight of Icarus" no mito de Ícaro, "Rime of the Ancient Mariner" no poema homônimo), cinema ("Where Eagles Dare" vem de Desafio das Águias) e em fatos históricos ("Powerslave" é baseada nos Faraós), principalmente batalhas - "Run to the Hills" na guerra dos colonos americanos com os Sioux, "The Trooper" na Batalha de Balaclava, "Paschendale" na Primeira Guerra Mundial, "Aces High" e "The Longest Day" na Segunda Guerra Mundial.

Outro aspecto conhecido da banda é o mascote Eddie, que estampa a capa de todos os discos de estúdio e aparece nas perfomances ao vivo.

Em 2002, a banda recebeu o prêmio Ivor Novello em reconhecimento às realizações em um parâmetro internacional como uma das mais bem-sucedidas parcerias de composição da Inglaterra. Durante a turnê americana de 2005, foi adicionada à Calçada da Fama do Rock de Hollywood.Em 2011, ganharam seu primeiro Grammy por "El Dorado".A banda também está presente nas principais listas de maiores bandas de rock de todos os tempos, assim, sendo considerada pela MTV a 4ª maior banda de heavy metal de todos os tempos.

O Maiden já encabeçou diversos grandes eventos, entre eles Rock in Rio, Monsters of Rock em Donington, Ozzfest, Wacken Open Air, Gods of Metal, Lollapalooza, Download Festival e os Festivais de Reading e Leeds.

Algumas curiosidade sobre o vocalista Bruce Dickinson

Um homem multi, essa seria a melhor definição para o britânico Paul Bruce Dickinson. Piloto de avião(ele pilota o próprio avião da banda nas turnês pelo mundo – o Ed Force One – um Boeing 757), historiador, expert em tecnologia ferroviária, além de ser o vocalista da maior banda de heavy metal em atividade, o Iron Maiden, o carismático Bruce Dickinson veio ao mundo para fazer a diferença. Antes de torna-se conhecido mundialmente, Bruce se interessava por esportes na época da escola, por ser considerado baixo (tem 1,70m), ele encontrou na esgrima sua forma de descarregar toda sua bravura. Em 1973, aos 15 anos, o rock star foi convidado para ser capitão de sua equipe de esgrima, mas recusou - nessa época, só queria saber de beber nos pubs e xavecar a mulherada.

Em 1980, já na pegada rock and roll, Dikinson estreou na carreira musical como vocalista da banda de hard rock Samson. Ele permaneceu no posto até 1982, quando foi convidado pelo baixista e líder do Iron Maiden, Steve Harris, para assumir os vocais no lugar de Paul Di´Anno, afastado do Maiden por problemas com drogas e álcool. Com o LP The Number Of The Beast, colocou o Iron na rota de shows internacionais, sendo aclamado principalmente nos Estados Unidos.

Já venderam mais de 90 milhões de discos.

Curtam agora uma das minha favoritas...”Westing Love”.


Grande abraço e até semana que vem. Long Live, Rock n’ Roll \o/


18 de fevereiro de 2012

Carne com Shoyo e Cenoura



Essa também é umas das receitas que me lembra a época de faculdade (pelo menos, 1 vez por semana tinha esse prato na república). Super prática de fazer e com um sabor especial, ela me conquistou por completo rs.

Para prepará-la, você precisará de:

500g de coxão mole em tirinhas
1 cebola ralada
2 dentes de alho
2 cenouras médias em rodelas
De 1/2  a 1 xícara (chá) de shoyo
azeite

Refogue a cebola e o alho em um fio de azeite até dourar. Acrescente as tirinhas de carne e refogue até mudar de cor. Quando começar a "juntar água" adicione as cenouras em rodelas.

Aos poucos, acrescente o shoyo até sentir que o legume está bem cozido.

Apure por alguns minutos. Sirva com arroz branco e salada. Bom Apetite!


17 de fevereiro de 2012

Pizza no Pão


Sabe aquele dia que chegamos exaustas do trabalho e não temos vontade de ir para cozinha preparar a janta? A vontade é tanta de ficar "jogada" no sofá vendo tv que acabamos pulando essa etapa e optamos por uma alimentação mais "vapt vupt" rsrsrs.

Acredito que muitos de nós já passamos por esses dias e optamos por um lanche ao forno e esse é a minha "carta na manga".

Corto o pão francês ao meio, espalho 1/2 colher (sopa) de molho de tomate, 1 fatia de presunto, 1 fatia de muçarela, rodelinhas de tomate com uma pitada de sal e orégano/manjericão, rego azeite e levo ao forno até derreter bem o queijo. "Tcharannnn", eis que a jantinha do dia surge lindamente no forno.

É ou não é uma delícia?

16 de fevereiro de 2012

Paulicéia Desvairada

Em 1922 um grupo de artistas e intelectuais brasileiros reuniram-se para realizar a Semana de Arte Moderna, com a proposta de resgatar a arte genuinamente brasileira, fugindo dos padrões europeus que dominavam o cenário artístico cultural até então. Um de seus principais organizadores foi o pintor Di Cavalcanti. Mas a semana contou com participações de grandes nomes da arte brasileira como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfati, Tarsila do Amaral, Menotti Del Pichia, Victor Brecheret, Heitor Villa-Lobos entre outros.

Na abertura da semana, que foi realizada no Teatro Municipal de São Paulo entre os dias 13, 15 e 17 de fevereiro, o poeta Manuel Bandeira recitou seu poema modernista “Os sapos”: enfumados os papos/ saem da penumbra/ aos pulos, os sapos/ a luz os deslumbras... O poeta recebeu uma calorosa vaia por seu estilo tão inovador. Outro momento curioso foi a apresentação do maestro Villa-Lobos que entrou no palco calçando em um pé sapato, e em outros chinelo. O público, composto pela elite paulistana considerou isso um grande desrespeito e também o vaiou, mas soube-se mais tarde que ele tinha um enorme calo no pé em questão.

A intenção era fugir dos estilos que dominavam a arte até então, eles – os artistas modernistas – buscavam a liberdade de criar sem serem obrigados a seguir os rígidos padrões importados da Europa. Assim, buscavam na cultura popular brasileira a inspiração para criar uma identidade genuinamente nacional para seus trabalhos.

Em continuidade às atividades realizadas durante a Semana de 22, foram criadas Revista Antropofágica e a Revista Klaxon, os movimentos Pau Brasil, Grupo da Anta, Verde-Amarelismo e o Movimento Antropofágico.

O sucesso da Semana de 22 não foi momentâneo, após o choque inicial que o público sentiu, foi ao longo dos anos transformando-se em inspiração para jovens artistas que também buscavam inovações estéticas. O grupo liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil, Tropicália, foi inspirado no movimento modernista.

15 de fevereiro de 2012

Salada de Mandioca Apimentada


Mais simples impossível! Essa salada de mandioca apimentada é um sucesso aqui em casa, pois o sabor fica irresistível! O "pulo do gato" está na pimenta que casa perfeitamente com mandioca.

Ingredientes:

500g de mandioca
1 cebola em cubinhos
1 dente de alho espremido
1 limão
azeite
sal
pimenta "dedo de moça"
orégano

Preparando...

Lave bem as mandiocas e cozinhe em água com pitada de sal até ficar bem molinhas. Espere esfriar.

Em uma tigela, misture a cebola em cubinhos, o alho espremido, o suco de limão, azeite, orégano sal e a pimenta.

Adicione esse molho temperado por cima das mandiocas cozidas e já frias.

Sirva com assados. Bom Apetite!

14 de fevereiro de 2012

Guacamole com Doritos


Essa receita foi elaborada pela Kenya Maester, uma aluna que frequenta muito a Biblioteca em que trabalho. Quando ela comentou que fez Guacamole no final de semana e o namorado adorou, já fiz aquele pedido: me passa a receita? Eis que, gentilmente, Kenya compartilhou todos os segredinhos para o preparo dessa delícia (muito obrigada, Kenya!!!)

Ingredientes:
1 pacote grande de Doritos
1 abacate médio
2 dentes de alho amassado
2 tomate picadinho, sem pele, sem sementes
½ cebola em cubos pequenos
Cheiro-verde à vontade
Coentro à vontade
Limão
Sal
Azeite

Preparando...

Amasse o abacate. Em uma tigela, acrescente o abacate, o tomate, a cebola, o alho e misture bem.

Agora, é temperar bem com cheiro-verde, coentro, suco de 1 limão, uma pitada de sal e um fio de azeite.

Arrume o creme em uma travessa e sirva com doritos. Bom apetite!


13 de fevereiro de 2012

Segunda Saudável: Geléia Real

Google Imagens
No início do século XVIII, o naturalista François Huber observou que as larvas das futuras abelhas rainhas eram as únicas que se alimentavam de uma substância cremosa, ácida, com sabor e odor marcantes, esse líquido é produzido pela secreção granular das abelhas operárias jovens de poucos dias. As larvas rainhas alimentadas com a geléia pesavam 200mg e mediam 17mm enquanto que as operárias mediam 125mg e 12mm, vivendo no máximo 45 dias, no entanto a abelha rainha vive até 5 anos produzindo de 2000-3000 ovos por dia. Após muitos anos reiniciaram as pesquisas e concluiu-se que a longevidade das rainhas era proporcionada pelo liquido com as quais se alimentavam. E esse maravilhoso produto é o que denominamos hoje de geléia real.

Nutrientes da geléia real

É constituída por cerca de 60% de água, 5% de gorduras, 13% de proteínas e 15% de hidratos de carbono, rica em vitaminas, tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), ácido pantatênico (vitamina B3), niacina (vitamina B5), pirodoxina (vitamina B6), biotina, inositol, ácido fólico, ácido ascórbico (vitamina c) contém ainda fósforo, azoto, enxofre, cálcio, ferro, manganês, potássio e magnésio.

Uso medicinal

Após pesquisas firmou-se a convicção entre vários médicos de que a geléia real realmente prolonga a vida do ser humano. Segundo os pesquisadores ela combate as perturbações nervosas, afecções vasculares, doença de Parkinson. Relatam que traz ótimos resultados no esgotamento nervoso, cansaço mental, insônia, tensão nervosa, melancolia, neuropsicoses e nas obsessões.

Combate a infecções que tenham resistido a antibióticos, normaliza a pressão arterial, corrigindo tanto a hipertensão, como a hipotensão, cura a ulcera duodenal, anemia crônica, leucemia linfática, mieloide, queda de cabelo, normaliza o funcionamento das supra-renais, da tireóide, do baço, do fígado, dos ovários, age beneficamente sobre a pele, menopausa, restaura o apetite de crianças, jovens e idosos, afecções cardíacas, das vias respiratórias como: resfriados, tosse, bronquite, eczemas, hemorróidas e perturbações do aparelho digestivo. Para a terceira idade proporciona vivacidade corporal, liberdade de espírito, experimenta-se uma sensação de bem estar geral com aumento da capacidade de trabalho intelectual!

Onde encontrar e como utilizar

A geléia real pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, no formato de pasta em vidros como o mel, em sache, em cápsulas liofilizadas que preserva as propriedades da geléia real fresca, e recentemente em ampolas bebíveis, que tem obtido grande sucesso devido à facilidade de tomar podem ser adquiridas também pela internet, seu preço é bastante variável é importante pesquisar não só os preços mas também a qualidade, para que você não perca os benefícios maravilhosos do produto.

Dosagem: em geral se usa de ½ a 1 grama diariamente em jejum, colocando-se embaixo da língua, ou misturada ao mel de abelhas ou sucos como laranja, limão, ou mesmo diluída em água. Se for em cápsulas ou em ampolas observe as indicações da bula, referente às dosagens equivalentes, além de usar em jejum pela manhã use também à noite antes de deitar-se, esse tratamento deve-se prolongar por no mínimo de 60 dias, para que se possa avaliar a grandeza dos resultados.

Fonte: Vigor e Vida/ Alimentação Saudável

Banda da semana...Green Day!


O Green Day nasceu em East Bay, Califórnia, fruto da amizade entre seus integrantes: Billie Joe Armostrong (vocais e guitarra), Mike Dirnt (baixo e backing vocal) e, mais tarde, Tré Cool (bateria).

A banda foi fundada oficialmente em 1987, mas a banda só lançou seu primeiro álbum, 1,039/Smoothed Out Slappy Hours, em 1990. Nesse período, o Green Day tinha outro baterista, John Kiftmeyer (também conhecido como Al Sobrante).

Em 1992 chega Kerplunk!, primeiro álbum com a formação atual, e o Green Day faz relativo sucesso, sendo recrutado pela Reprise Records, um ano depois. Em 1994, Dookie, terceiro disco do grupo, revela o Green Day não só para os Estados Unidos, como para o mundo. A banda emplaca Basket Case, She, When I Come Around e Welcome to Paradise, mas não pára por aí.

Logo em 1995, promove seu quarto disco: Insomniac. Desse disco, destacam-se Geek Stink Breath, Brainstew e Walking Contradiction.

Nimrod é o álbum que traz o Green Day novamente às paradas de sucesso pelo planeta. Nesse disco está um dos clássicos da banda: Good Riddance (Time Of Your Life). Em 2000, chega Warning, quinto trabalho de estúdio do trio. As músicas Waiting, Warning e Minority são os destaques.

O passo mais ambicioso na carreira da banda viria em seguida. A Ópera Rock, American Idiot, de 2004, é o álbum mais elogiado do Green Day e foi sucesso de crítica e público. American Idiot, Boulevard Of Broken Dream e Wake Me Up When September Ends dominam as paradas e elevam o Green Day a um dos principais nomes do rock no planeta. Com American Idiot, o trio leva o Grammy de melhor álbum de Rock.

Antes de voltar aos estúdios, a banda faz uma brincadeira com si mesma: Um projeto secreto do Green Day, com o nome 'Foxboro Hot Tubs'. O disco Stop Drop and Roll!!! tem um clima de rock anos 60 com a pegada punk pop do Green Day.

Em 2009, a banda volta com uma nova ópera rock: 21st Century Breakdown mais uma vez consquista críticos e fãs. A banda chega ao topo da Billboard nas paradas de álbuns e singles.

No dia 20 de Abril de 2010, American Idiot: O Musical estreou na Broadway e Green Day lançou o álbum intitulado American Idiot: The Original Broadway Cast Recording. No álbum há, também, uma canção nova, intitulada "When It's Time".

No dia 17 de Dezembro de 2010, foi anunciado que o novo álbum/DVD ao vivo se chama Awesome As Fuck. O disco foi lançado no dia 15 de Março de 2011.

Até hoje venderam mais de 70 milhões de discos!
Curtam agora uma das minha favoritas... “Wake me up when september ends”.

Grande abraço e até semana que vem. Long Live, Rock n’ Roll \o/


10 de fevereiro de 2012

Brigadeirão de Forno


Nas comemorações de final de ano e/ou feriado, a minha irmã Marli sempre prepara essa receita de Brigadeirão de Forno... é uma das primeiras sobremesas que acaba rapidinho. Um sucesso total entre a criançada e os apaixonados por brigadeiro.

Para quem ficou com água na boca, Marli compartilha todos os segredinhos para um ótimo brigadeirão. Atenção para os ingredientes:

3 ovos
2 latas de leite condensado
3 colheres (sopa) bem cheias de margarina
1 vidro de leite de coco (200ml)
1 xícara (chá) de achocolatado em pó

Preparando...

Bata todos os ingredientes no liquidificador por 5 minutos e despeja em uma forma untada com margarina.

Leve para assar em banho-maria no forno por, aproximadamente, 1 hora ou até quando você espetar um palito e ele não sujar.

Espere esfriar bem para desenformar. Decore com chocolate granulado.

Sirva bem geladinho.

Entrevista - Carla Cavalcante (La Vanille Cupcakes)

É com muita satisfação que o blog Brincando de Cozinhar e Cia inaugura uma nova coluna de “Entrevistas”. O objetivo é proporcionar mais conhecimento e informação no fabuloso mundo da culinária.

A nossa primeira entrevistada é Carla Cavalcante, uma empresária de sucesso no ramo de cupcakes e  brigadeiros.

Carla Cavalcante

Brincando de Cozinhar e Cia: Como surgiu a sua paixão pela culinária?
Carla Cavalcante: Aprendi muita coisa com a minha avó e a minha mãe. Em 2008 tive a oportunidade e a honra de trabalhar no Zeppelin Pub por três anos e meio, e um dia simplesmente resolvi mudar do salgado para o doce! É muito bom ver a reação das pessoas com um cupcake todo lindo e decorado, é gratificante.

Brincando de Cozinhar e Cia: Os cupcakes entraram na moda nos últimos anos. Como você conheceu/aprendeu essa técnica deliciosa?
Carla Cavalcante: Uma vez em uma livraria resolvi comprar um livro de cupcakes,fiz e me apaixonei! Resolvi fazer um curso em SP e comecei a comercializá-los.

Brincando de Cozinhar e Cia: A La Vanille é uma empresa de Jaboticabal (interior do Estado de São Paulo). Conte-nos como surgiu a idéia de criar essa empresa voltada para a comercialização de cupcakes e brigadeiros?
Carla Cavalcante: Há algum tempo fiz uma viagem ao Canadá, entrei em uma loja especializada em cupcakes, e a idéia da La Vanille começou a surgir. Comecei a fazer cursos de confeitaria em SP, foi só depois disso que resolvi abrir um negócio. A La Vanille começou com os cupcakes, hoje também faço brigadeiros, e mensalmente insiro algo novo. O diferencial é o uso de produtos importados, que agradam os paladares mais exigentes!

Brincando de Cozinhar e Cia: Sabemos que é difícil, mas qual o seu sabor favorito de cupcake? E os mais vendidos?
Carla Cavalcante: O meu favorito é o Red Velvet com cobertura de cream cheese! Foi o que eu comi na minha viagem e foi amor a primeira vista! Red Velvet é uma massa muito famosa nos Estados Unidos e Canadá, é um bolinho de massa vermelha com sabor de cacau e baunilha! O cream cheese ainda não virou moda no Brasil, acho que as pessoas têm medo de experimentar essa combinação de doce com um leve sabor de queijo. Os mais vendidos são a massa de chocolate e baunilha com limão, a cobertura é a paixão nacional: Brigadeiro! Mas também tem o ganache de chocolate meio amargo que forma uma combinação perfeita com o cupcake de chocolate.

Brincando de Cozinhar e Cia: Carla, é com muita satisfação que agradecemos a sua participação no Blog. Finalizando, para as pessoas que se interessaram em adquirir seus produtos, como elas podem entrar em contato?
Carla Cavalcante: Muito obrigada por essa oportunidade. Para adquirir meus produtos é só entrar em contato pelo meu e-mail: caiecake@yahoo.com.br ou por telefone: (16) 97664356. Acessem meu blog: caiecake.blogspot.com, lá vocês encontram todos os sabores de massas e coberturas de cupcake, além dos sabores dos brigadeiros, podem ver fotos de todas as minhas criações e ficam atentos às promoções e novidades! Obrigada e um beijo a todos!

Confira algumas fotos do trabalho da La Vanille:








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes