30 de janeiro de 2013

Até quando?

Google Imagens
Difícil encontrar palavras para descrever sentimentos que tomaram conta de todos diante a tragédia de Santa Maria. Jovens que buscavam momentos diversão encontraram a morte. 

Impossível encontrar palavras para consolar as famílias que perderam seus jovens. Pais e mães que viram seus filhos saírem para uma noite de festa e depois foram reconhecer seus corpos em uma busca desesperada. 

Mas não é difícil encontrar palavras para a indignação pelo que aconteceu. Uma sucessão de erros provocou a tragédia: mais pessoas que o espaço comportava, equipe de trabalho despreparada para agir em uma situação emergencial, espaço sem alvará de funcionamento, uso de material inflamável na estrutura do prédio e o uso de sinalizador em um espaço fechado. 

Até quando teremos que nos perguntar até quando? Quando as pessoas tomarão consciência de que todo investimento feito em segurança de forma correta não é um gasto, e sim prevenção para evitar que tragédias desse tipo continuem acontecendo? 

Até quando o poder público permitirá que empresários mantenham seus negócios sem a documentação e a estrutura adequadas? A desculpa de falta de pessoal não cola, é preciso investir em pessoal e qualificação. Dinheiro nunca falta para viagens, diárias, propagandas e outras tantas que estamos acostumados ver por aí. 

O poder público não pode evitar que acidentes aconteçam, mas pode e deve evitar as tragédias, pois elas acontecem por esse infeliz hábito de dar um jeitinho em tudo, de fazer vistas grossas e ouvidos de mercador para tudo o que está errado e mal feito. As tragédias seriam evitadas também se os investimentos em infra estrutura fossem realmente realizados. E principalmente se a educação fosse levada a sério. Um povo que possui uma educação de alto nível costuma ser questionador, observador e cobram muito o poder público. Esse mesmo povo, também questiona a qualidade dos serviços que lhes são prestados. Se assim fosse no Brasil tudo seria diferente.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes