28 de novembro de 2012

Otelo, o Grande

Google Imagens

Gosto de aproveitar esse espaço para (re)lembrar de grandes nomes e datas importantes – de acordo com minhas preferências obviamente. Hoje, quero prestar homenagens ao senhor Sebastião Bernardes de Souza Prates, o Grande Otelo, que há dezenove anos nos deixava vítima de um fulminante ataque do coração, quando chegava em Paris para receber uma homenagem. 

Nascido em São Pedro de Uberabinha, hoje Uberaba no estado de Minas Gerais. Era filho de uma família muito pobre, mas ainda bem jovem partiu de sua cidade com uma companhia mambembe e ai deu inicio a sua jornada artística. 

Em uma época em que os artistas não eram celebridades e sim “marginais”, esse pequeno homem, que deveria medir aproximadamente um metro e meio de altura, tornou-se um gigante em seu ofício. Vem daí seu nome artístico, alguém quis homenagear-lhe fazendo alusão ao personagem shakesperiano Otelo, o mouro de Veneza. 

Brilhou nas telas de cinema brasileiro em parceria com outro grande comediante, Oscarito, estrelou os filmes de maior sucesso da época de ouro das Chanchadas. Foi astro do Teatro de Revista realizou várias e bem sucedidas participações em novelas e minisséries da TV. 

Hoje infelizmente ele não é lembrado como deveria, nossa memória é curta. Mas seu talento ainda vive em imagens e fotos e no legado que nos deixou ao exercer seu ofício de ator com tanta força e dignidade. Além de lembrá-lo e reverenciá-lo, temos muito que agradecer, pois se hoje ser comediante vale ganhar um carro em um programa dominical, em seu tempo Grande Otelo lutava para sobreviver ao preconceito e aos baixos salários dos artistas, pois mais uma vez repito aqui, não havia nenhum glamour em sua profissão. Benito de Paula um dia cantou: “Tens o dom ser/risos e perdão/Tens no palco a vida, teu coração/ Grande Otelo é festa eu quero aplaudir... És o meu herói/És um rei menino/És Macunaíma/És um peregrino/Um gigante em cena, eu quero aplaudir” 

Respeitável público peço-lhes uma salva de palmas para Grande Otelo! 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes