6 de agosto de 2012

Segunda Saudável: Marmelo

Google Imagens
Essa árvore é oriunda da Ásia Ocidental e foi trazida para o Mediterrâneo há cerca de 4 mil anos. Foram os gregos que primeiro lhe atribuíram um significado mitológico. Passaram a usar a flor do marmeleiro como símbolo sagrado da deusa do amor, Afrodite. Alguns autores consideram que essa espécie teve a sua origem na cidade de Cydon, situada na ilha de Creta na Grécia, tendo sido cultivado pelos gregos em 700 a. C. 

Acredita-se que os primeiros marmeleiros plantados no Brasil tenham sido trazidos por Martim Afonso de Sousa na sua viagem de 1530. Os marmeleiros teriam se habituado muito bem ao clima da Capitania de São Vicente, principalmente na Serra da Mantiqueira, onde teria se tornado uma cultura subespontânea. No século XX, chegou a ser uma cultura importante, principalmente na década de 1930, quando a marmelada chegou a ser o doce industrializado mais consumido no país.

O marmelo é um fruto com excelentes propriedades medicinais, sendo por isso utilizado contra a tosse e as diarreias, mas também como fortalecedor do aparelho digestivo. O fruto e o seu sumo podem ainda ser utilizados como elixir oral contra aftas, problemas de gengivas e dores de garganta. Quando cozido, o marmelo perde grande parte das suas propriedades.

É um fruto recomendado a pessoas com restrições alimentares consequentes de problemas de saúde, como excesso de peso ou diabetes. As sementes podem ser utilizadas em inflamações cutâneas, queimaduras e hemorróidas.

Já o xarope de marmelo funciona como uma bebida digestiva e ligeiramente adstringente (diminui dor e sensibilidade e ajuda a parar hemorragias).

O marmelo cozido é um fruto seguro contra as diarreias infantis. As flores da árvore - o marmeleiro - são comestíveis e podem utilizar-se em saladas e na confecção e decoração de diversos pratos.

Os marmelos crus contêm muita vitamina C. Uma fruta meédia fornece mais de 200mg. Entretanto, muito de sua vitamina C, se perde com o cozimento. Um marmelo do mesmo tamanho fornece 1 mg de ferro e 305 mg de potássio.

Um marmelo médio apresenta conteúdo calórico equivalente ao de maçãs e pêras do mesmo tamanho ( 90 calorias). Como suas duas primas, o marmelo contém muita pectina, uma fibra solúvel que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue e facilita a digestão.

Existem duas variedades de marmelo: uma mais arredondada e outra mais alongada. É um fruto próprio dos meses de Setembro a Novembro. Escolha exemplares de cor amarelada que estejam rijos e suaves ao toque. Por ser um fruto de polpa dura, áspera e amarga é normalmente submetido ao cozimento ou, então, transformado em marmelada ou xarope.

Em Portugal é um fruto que não é normalmente consumido cru, mas cozido, geralmente fazendo-se marmelada. Também se consome assado. No Brasil, é consumido quase que exclusivamente na forma industrializada para produção de marmelada, e os frutos, tendo em vista a pequena produção local para a indústria, são importados do Uruguai e Argentina. Mas, atualmente a Capital do Doce de Marmelo quase artesanal é em São João do Paraíso (Minas Gerais), o doce já sai fabricado de São João do Paraíso "artesanalmente".

Fonte: Nutri Brasil / Cifras Uol

Banda da semana...Made In Brazil!


Made in Brazil é a banda de rock mais antiga em atividade no Brasil. Formada em 1967 no bairro da Pompéia (Berço de muitas bandas na época, Os Mutantes, Tutti Frutti, etc...) pelos irmãos Oswaldo Vecchione e Celso Vecchione.

O primeiro disco "Made in Brazil" de 1974, conhecido como o "Disco da Banana" (pois trazia o desenho de uma banana na capa principal), cultuado até hoje como um dos melhores discos de rock da década de 70, trazia um rock vigoroso e com vocais muito bem elaborados por Cornelius ("Cornélius Lucifer"), esse disco conta ainda com o baterista Rollando Castelo "Junior" que logo depois forma a Patrulha do Espaço. 

Em 1975 é lançado "Jack o Estripador", excelente disco já com Percy Weiss nos vocais e Ezequiel Neves na produção, e muitas músicas que fizeram sucesso durante muito tempo, embalando a trilha sonora de muitos jovens na época como Jack o Estripador, Quando a Primavera Chegar, Batatinhas etc.... "Minha Vida é o Rock'n Roll" outro excelente disco do final da década de 70 que já trás o próprio Oswaldo como vocalista principal além de Baixista é claro, posto esse que exerce até hoje. Logo depois lançam um disco ao vivo com o nome de "Pirata".

O "Made in Brasil" tem uma particularidade que o colocou no "Guinness" o Livro dos Recordes, é a banda em atividade que teve o maior número de formações do mundo (são mais de 200). Hoje com a formação contando com Oswaldo (vocal e baixo) Celso (Guitarra), Tony Babalú (Guitarra), Rick Monstrinho (Bateria, filho do Oswaldo) eles ainda agitam as casas de shows onde se apresentam e lançam excelentes discos como "Massacre" último disco lançado em 2005 e muito esperado pelos fãs. "Massacre" foi gravado originalmente em 1977, mas o disco todo foi censurado na época. Como já foi dito neste texto anteriormente, este disco acabou sendo lançado em CD 28 anos depois, em 2005.

A famosa música e maior sucesso do Made in Brazil, "A Minha Vida é Rock'n Roll", é uma versão do clássico do rock de 1957 "Old Time Rock'n Roll".

Fiquem agora com “A minha vida é rock’n roll”. Grande abraço e até semana que vem.


Long Live, Rock’n Roll \o/

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes